Você já ouviu falar em copywriter? E em copywriting? São 2 termos em inglês que se referem à produção de textos que auxiliam as empresas nas áreas de marketing e vendas — o primeiro é o nome do profissional, e o segundo é o nome da profissão.

Quem lida com o departamento de marketing e com o setor comercial certamente já ouviu falar na nobre profissão do copywriter. Neste artigo, vamos conhecê-la melhor e conferir o que você deve fazer, caso queira tornar-se um copywriter de sucesso. Quer descobrir? Então, é só continuar a leitura a seguir!

O que é copywriting? O que faz um copywriter?

Copywriting é o nome dado à tarefa de escrever textos que, de alguma maneira, auxiliem as empresas a divulgar melhor a sua marca, os seus produtos e os seus serviços, ajudando a promover mais vendas. O termo costuma ser confundido com a redação publicitária, mas é mais abrangente, já que a publicidade é mais associada aos meios de comunicação de massa (rádio, televisão, revistas etc.).

O copywriter é o profissional que cria esses textos. O seu trabalho envolve a redação de materiais informativos e persuasivos, o que se vê nos sites das empresas, nos blogs, nos conteúdos de e-mail marketing, nos catálogos, nos e-books, nas cartas de vendas, nas redes sociais, nos anúncios publicitários, entre outros materiais de divulgação.

O objetivo do copywriting é fazer das palavras instrumentos de informação e persuasão, auxiliando na condução dos potenciais clientes ao longo de toda a jornada do consumidor. Por isso, essa área do conhecimento faz parte das estratégias de inbound marketing e marketing de conteúdo, pois, de alguma maneira, faz com que os textos produzidos ajudem a promover mais vendas. Naturalmente, portanto, o copywriter deve saber escrever para impactar especificamente o seu público-alvo.

Como tornar-se um copywriter de sucesso?

Confira, na sequência, 6 dicas para ser bem-sucedido na área de copywriting!

1. Estude

Em primeiro lugar, entenda que ser um copywriter demanda estudos. Não há uma formação específica a ser obtida, mas, em geral, esses profissionais têm graduação em publicidade, marketing, jornalismo ou letras. São indivíduos com consciência acerca das características dos meios de comunicação e com excelente domínio da gramática e dos recursos que a língua escrita oferece.

Mesmo sem essas formações, porém, é possível fazer cursos técnicos sobre copywriting, focados não apenas no domínio da escrita, mas também em como ser informativo e persuasivo. Esses cursos abordam os tipos de texto, a jornada do consumidor, as técnicas de comunicação publicitária, os conceitos-chave do marketing, a utilização de palavras-chave no marketing digital, as técnicas de SEO etc.

2. Pesquise antes de escrever

O copywriter, por mais criativo que seja, não é um profissional que sai escrevendo o que quer. Cada texto que ele produz tem um objetivo a ser alcançado. Por isso, qualquer projeto de copywriting começa com uma fase de pesquisa. Que tipo de texto será produzido? A quem esse texto se destina? O que se espera alcançar com ele?

Além disso, é fundamental mergulhar profundamente no assunto do texto. Copywriters escrevem sobre diferentes temas diariamente, o que demanda saber reconhecer fontes fidedignas de informação. Portanto, leia, estude, acompanhe as notícias e verifique sempre fontes oficiais de informação para tomar como referência para os seus textos.

3. Transforme características em benefícios

Para promover mais vendas, é fundamental dominar a arte da persuasão. Nesse sentido, não basta escrever um texto citando as características do produto ou do serviço que você está divulgando. Mais importante do que isso é deixar claro como esses atributos beneficiam a rotina dos potenciais consumidores do produto.

Por exemplo, ao criar conteúdos para divulgar um consultório de psicologia, não adianta ficar enaltecendo a formação dos profissionais e a estrutura do ambiente (embora isso também seja necessário em alguns momentos). O que realmente vai atrair o cliente é explorar as dores dele — medo, ansiedade, depressão, vício etc., colocando-se como a solução mais eficaz para essas dores.

4. Conheça as particularidades de cada canal de comunicação

Cada canal de comunicação abriga um tipo específico de texto. Assim, todo copywriter deve conhecer as particularidades de cada canal. Produzir um artigo para um blog é muito diferente de produzir um roteiro de vendas para o YouTube, por exemplo. Portanto, procure conhecer as características de cada mídia.

Nesse sentido, é necessário entender o que as pessoas esperam ao consumir conteúdo em diferentes lugares. Nas redes sociais, esperam conteúdos mais leves, criativos, talvez com uma pitada de humor. Nos sites e nos blogs, porém, esperam conteúdos mais densos, completos, informativos e organizados.

5. Sempre conheça o público do seu texto

Além dos canais de comunicação, quem também dita o tom do texto é o público ao qual ele se destina. Existe, por exemplo, uma diferença muito grande entre vender pacotes de viagens para famílias em férias e vender softwares de contabilidade para pequenas e médias empresas.

Perceba que todas as escolhas em comunicação serão diferentes por conta do público: o primeiro é composto por pessoas físicas, interessadas em viagens divertidas para relaxar, já o segundo é composto por empresas atrás de um software, ávidas por estatísticas e dados técnicos que comprovem o custo-benefício da solução apontada.

6. Faça um uso equilibrado dos gatilhos mentais

Gatilhos mentais são recursos que a comunicação oferece e que causam efeitos psicológicos sobre as pessoas, o que tende a aumentar o grau de persuasão de um texto. Com certeza, você já se deparou com alguns exemplos, como estes:

  • Autoridade: “9 em cada 10 dentistas recomendam…”;
  • Escassez: “Últimas unidades disponíveis…”;
  • Urgência: “Desconto válido só até amanhã…”;
  • Aprovação social: “Todo mundo usa…”.

Há dezenas de gatilhos mentais que são abordados nos cursos de copywriting. Um bom copywriter sabe a hora e a maneira mais adequada para incluir esses recursos no seu texto. Nesse sentido, é preciso tomar cuidado, já que o excesso de gatilhos pode tornar a redação apelativa, enfraquecendo os argumentos e atrapalhando o alcance dos objetivos.

Essas são apenas algumas das dicas que podemos oferecer a quem deseja se aventurar pelo universo da escrita persuasiva. O copywriting é uma área do marketing e da comunicação que não para de crescer, afinal de contas, atrair potenciais clientes depende, fundamentalmente, do uso da palavra para argumentar e convencer.

Gostou deste conteúdo? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!