O marketing consiste em um conjunto de estratégias para atrair potenciais consumidores às empresas e, consequentemente, gerar vendas e lucro. Nesse sentido, podemos dividir as estratégias de divulgação das empresas em duas: o outbound marketing (estratégia que invade a rotina do consumidor e interrompe o que ele está fazendo para fazer publicidade) e o inbound marketing (estratégia que apenas atrai um público potencialmente interessado, por meio do conteúdo relevante).

O inbound marketing tem crescido muito nos últimos tempos por contas das vantagens oferecidas, sobretudo com a internet e com os mecanismos de busca. Se você ainda não conhece como essa metodologia funciona e quais vantagens ela proporciona, continue a leitura a seguir! Ela será essencial para o seu sucesso a partir de agora!

O que é Inbound Marketing?

O inbound marketing, também conhecido como marketing de atração, consiste em um conjunto de estratégias que visam a atrair para a empresa apenas um público potencialmente interessado. Ele se opõe ao chamado outbound marketing.

O outbound marketing consiste basicamente na utilização de meios de comunicação de massa para propagar mensagens publicitárias, como o rádio, a televisão, as revistas etc. Nesse método mais tradicional, verbas altíssimas são empregadas em propagandas que interrompem a rotina das pessoas para divulgar produtos e serviços. Mas quem garante que as pessoas impactadas têm de fato algum interesse nesses itens?

O inbound marketing surge como uma alternativa a esse sistema. Nele, as empresas produzem conteúdos para atrair apenas um público potencialmente interessado naquilo que elas oferecem. Ao produzir um artigo de blog sobre um assunto relevante, por exemplo, a empresa atrai para o seu site apenas as pessoas que já tenham algum interesse no tema — afinal de contas, elas provavelmente pesquisaram aquele assunto nos mecanismos de busca (como o Google).

O conteúdo de atração do inbound marketing é publicado especialmente nos sites e blogs, de modo que sejam mais facilmente encontrados nos mecanismos de busca (estratégias de SEO). Além deles, também podemos citar as redes sociais, os vídeos, os infográficos, os tutoriais, os e-books e os podcasts como conteúdos de atração.

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Assim, se uma pessoa interessada nos temas de uma empresa preenche um cadastro para baixar um e-book, por exemplo, ela foi atraída pelo conteúdo e acabou de compartilhar os seus dados com a empresa, podendo receber e-mails e telefonemas que a conduzam à venda propriamente dita.

Quais são as vantagens proporcionadas?

Como você pode notar, o inbound marketing é um processo complexo que a internet possibilitou e que demanda algum trabalho. No entanto, ele é extremamente benéfico para as empresas. Confira algumas das principais vantagens proporcionadas, em relação ao tradicional outbound marketing:

  • Comunicação interativa (as pessoas podem responder às empresas nos blogs e redes sociais);
  • O cliente encontra a empresa, de modo que apenas um público potencialmente interessado entre em contato;
  • Processo muito mais econômico, o que democratiza a competição e oferece mais chances também às empresas que não têm verba para investir na publicidade tradicional (nos meios de comunicação de massa);
  • Entretenimento e educação, por meio de conteúdos direcionados;
  • Postura menos invasiva das empresas diante da rotina do público.

A publicidade tradicional é extremamente cara e invasiva na rotina das pessoas. Além disso, ela pode impactar gente que não tem o mínimo interesse naquilo que está sendo divulgado. Outro problema é que é difícil saber exatamente como essa comunicação está impactando os resultados da empresa. O inbound marketing, porém, resolve todas essas questões, facilitando inclusive a mensuração de resultados.

Em um mar de propagandas “tradicionais”, é difícil atrair a atenção do público. Já o conteúdo de qualidade é capaz de agregar valor às vidas das pessoas interessadas naquele assunto, além de apresentar a elas as soluções que a empresa oferece.

As 4 etapas da metodologia inbound

Agora que você já sabe o que é o inbound marketing e quais vantagens ele proporciona em relação ao marketing tradicional, provavelmente está se perguntando: como colocamos tudo isso em prática? Podemos resumir a metodologia inbound em 4 etapas, conforme você verá a seguir.

1ª etapa: atrair tráfego

A primeira etapa consiste em produzir conteúdos relevantes para atrair pessoas interessadas no tema. Aqui, entram os blogs, e-books, podcasts, posts em redes sociais, lives etc. O conteúdo é a porta de entrada do inbound marketing, segmentando o público.

Por exemplo: um psicólogo pode produzir artigos em seu blog sobre “dicas para administrar a ansiedade” para construir a sua autoridade e atrair potenciais pacientes. Explorando as palavras-chave relevantes ao seu público, ele será mais facilmente encontrado no Google e nas redes sociais.

2ª etapa: converter os interessados em leads

A produção de conteúdo deve acompanhar o funil de vendas: atração (pessoas que estão descobrindo a sua necessidade), consideração (pessoas que estão conhecendo as possíveis soluções) e fechamento (divulgação mais explícita da empresa). Ao publicar esses conteúdos, a empresa deve obter dados dessas pessoas interessadas. Por exemplo: “para baixar o e-book sobre ansiedade, preencha o cadastro a seguir”. Essa segunda etapa gera um banco de dados de potenciais clientes: os leads.

3ª etapa: transformar os leads em clientes

Em posse dos dados dessas pessoas, é hora de efetivamente estimulá-las à venda. Nesse momento, não é preciso ter medo de ser invasivo, afinal de contas, as próprias pessoas compartilharam os seus dados com a empresa.

Nesse momento, é bacana oferecer novos conteúdos, e-mails personalizados e quem sabe um telefonema do time de vendas para saber o que o lead deseja. Perceba como a metodologia é útil para não ser invasiva e para que a equipe comercial não perca tempo com quem não está de fato interessado.

4ª etapa: encantar e fidelizar clientes

A quarta e última etapa consiste no famoso pós-venda, tão negligenciado por algumas empresas. Aqui, a empresa deve manter o contato com o cliente após a compra, a fim de fazer breves pesquisas de satisfação, divulgar programas de fidelização, oferecer descontos e ofertas especiais, entregar novos conteúdos relevantes etc. A ideia é fazer com que esse cliente volte a comprar com a empresa e tenha dela uma imagem positiva, divulgando-a aos seus conhecidos.

Como citamos acima, o inbound marketing, por ser essencialmente digital, permite uma fácil mensuração das estatísticas em cada etapa do processo. Essa é uma grande vantagem em relação ao outbound, que não oferece um acompanhamento tão rápido e preciso. Contudo, é fundamental monitorar essas estatísticas a todo tempo, de modo que a empresa possa dar continuidade às estratégias que têm funcionado, mas também recalcular a rota quando os resultados estiverem abaixo do esperado.

Resumidamente:

  • 1ª etapa: atração (blogs, sites, redes sociais, SEO, palavras-chave);
  • 2ª etapa: conversão (formulários, e-books, eventos, call-to-action, landing pages);
  • 3ª etapa: fechamento (bancos de dados dos leads, CRM, e-mails, telefonemas, contatos do time de vendas);
  • 4ª etapa: encantamento e fidelização (pesquisas de satisfação, programas de fidelidade, newsletters, ofertas personalizadas, descontos especiais, novos conteúdos).

A metodologia inbound não é simples e demanda profissionais com bons conhecimentos em pesquisa e definição de público-alvo, planejamento estratégico em marketing, SEO, comunicação, produção de conteúdo, design, análise interpretativa de dados estatísticos, integração com o time de vendas e criatividade nas estratégias do pós-venda. É algo trabalhoso, mas também extremamente vantajoso para segmentar o público, trazer clientes interessados, economizar recursos, ganhar autoridade e fidelizar o consumidor.

E você, ser de luz, já conhecia a estratégia de inbound marketing? O que pensa sobre o tema? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!