As pessoas e as sociedades que elas formam costumam ter as suas atitudes orientadas por determinados valores. Nesse âmbito, valores são princípios que norteiam as ações humanas, sempre com o propósito de obter os melhores resultados possíveis, sobretudo que no diz respeito à convivência em sociedade.

Naturalmente, os valores variam de indivíduo para indivíduo, de cultura para cultura e de época para época. Se pensarmos nos costumes e ideias a que as pessoas do nosso país eram apegadas 100 anos atrás, perceberemos que muitos deles já não são tão defendidos na atualidade. Isso acontece por que os valores entram em crise e são substituídos por outros.

Neste artigo, você vai compreender melhor o que é uma crise de valores e por que esse fenômeno acontece, conferindo também alguns exemplos. Preparado para saber mais sobre tema? Então, siga em frente e tenha uma ótima leitura!

O que é uma crise de valores?

Diz-se popularmente que a única constante é a mudança. Isso é fato, se analisarmos a história da humanidade no mundo. Desde que os homens das cavernas apareceram por aqui até os nossos tempos, muita coisa aconteceu. Nesse sentido, podemos evidenciar as transformações provocadas pelas ferramentas, máquinas, tecnologias, avanços científicos, engenharia, e por aí vai.

Todavia, além dessas mudanças mais “visíveis”, também podemos identificar que os conceitos de “certo” e “errado”, “justo” e “injusto”, entre outras categorias morais e éticas se modificam com o passar do tempo. Alguns pensadores contemporâneos chegam a citar que nada é eterno, pois tudo é efêmero e circunstancial.

O fato é que todos nós precisamos de determinados valores, mas é preciso considerar que eles se modificam com o passar dos anos. Se esse processo é positivo ou negativo, as respostas são bastante subjetivas, dependendo da percepção de cada indivíduo e da forma como ele enxerga esses valores teóricos ganhando vida na prática.

Toda crise é ruim?

PSC

Quando alguns valores entram em crise, eles são substituídos por outros. Por exemplo: por muito tempo, imperou entre as empresas a ideia de que todo funcionário estava ali apenas para obedecer às ordens dadas pelos seus superiores, sem questioná-las.

Hoje em dia, porém, a cooperação e a criatividade são valores que ganharam o espaço que antes era exclusivo da autoridade e da hierarquia em várias organizações. Os colaboradores das empresas são vistos como seres pensantes que, nas gestões mais democráticas, podem dar sugestões e ser mais proativos no dia a dia de trabalho, mesmo sob a supervisão de um líder.

É claro que ainda existem empresas cuja cultura é mais hierárquica e autoritária, mas isso não anula o fato de que algumas crises de valores podem até ser positivas, no sentido de que acompanham as mudanças efetuadas pelo pensamento humano ao longo do tempo. Aliás, se observarmos a História, perceberemos que muitas ideias defendidas no passado são consideradas hoje verdadeiros absurdos, o que evidencia que é benéfico que alguns dos “valores” antigos tenham sido repensados.

E quando essas crises podem realmente nos prejudicar?

Por mais que nem toda crise seja ruim, é importante pontuar que quando uma sociedade abre mão de determinados valores, as consequências também podem ser negativas.

Um exemplo bastante clássico de crise de valores diz respeito à festa cristã do Natal. É comum verificarmos que as pessoas mais velhas defendem que, no passado, o Natal era vivenciado com um significado mais profundo, incluindo valores cristãos, como a solidariedade, a amizade, o convívio familiar, o perdão e o amor.

Hoje em dia, porém, as críticas feitas ao Natal são motivadas pela percepção de que a data tornou-se basicamente um evento comercial. As pessoas dão muito mais importância às comidas e aos presentes do que aos valores tradicionais que essa festa representa.

O individualismo e o consumismo são traços comuns dos nossos tempos. É bacana que haja progressos materiais, mas será que vale a pena dedicar tanta atenção à matéria e descuidar-se dos valores? Esse é o lado preocupante desse tipo de crise.

Por que as crises de valores acontecem?

Podemos citar algumas causas típicas para que os valores de uma sociedade ou de uma época entrem em crise:

  • Desvalorização da tradição: costumes antigos podem ser vistos como ultrapassados pelas novidades dos tempos modernos, o que enfraquece as crenças associadas ao passado;
  • Crises nas organizações sociais: especialmente na família, as crises com divórcios, violência doméstica, estresse e dificuldades socioeconômicas podem prejudicar a transmissão desses valores entre as gerações;
  • Individualismo: o progresso científico e tecnológico por um lado fortalece a economia e as telecomunicações, mas, por outro, pode enfraquecer o convívio face a face entre as pessoas;
  • Questionamentos: os valores podem ser enfraquecidos quando as pessoas começam a questioná-los se eles ainda fazem sentido. Por exemplo: as empresas têm percebido que obtêm resultados melhores quando adotam gestões democráticas do que quando abusam da hierarquia e da autoridade.

Conclusão

Para concluir esta reflexão sobre as crises de valores, é necessário compreender que podemos entendê-las de duas maneiras: a positiva e a negativa, sendo que elas existem simultaneamente.

O lado positivo das crises de valores é que elas acompanham as modificações da sociedade. Assim, conceitos que antigamente eram vistos como comuns e socialmente aceitos começam a ser questionados e abandonados. O machismo, o racismo e a homofobia, por exemplo, foram valores típicos no passado. Hoje em dia, porém, a luta pela igualdade de direitos entre as pessoas modificou esses conceitos, que atualmente são expressões preconceituosas que não fazem o menor sentido.

Já o lado negativo das crises de valores acontece quando valores que seriam positivos para a sociedade, mesmo com o passar do tempo, se perdem. O exemplo do Natal, como citado acima, ilustra bem essa questão, pois o amor e a harmonia que eram a essência da festa foram substituídos pelos presentes e pela comida, dado que a economia e o consumo são prioridades dos nossos tempos.

Entre vantagens e desvantagens, a questão é polêmica e divide até mesmo as opiniões de grandes pensadores e estudiosos do comportamento humano. Por isso, queremos saber de você, ser de luz, o que pensa a respeito das crises de valores? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!