Por algum tempo, ideias como hierarquias rígidas, concentração da informação, centralização das decisões e competição entre os trabalhadores foram muito comuns dentro das empresas. Com o passar dos anos, as pessoas passaram a compreender que essa estrutura começava a promover mais mal-estar e crises do que benefícios às organizações.

Essa constatação levou ao surgimento da chamada cultura colaborativa, em que os funcionários compartilham os seus conhecimentos entre si, sem que vejam uns aos outros como rivais. Associada à gestão horizontal, essa cultura permite que todos, independentemente do cargo que ocupem, tenham voz ativa para dar sugestões acerca do trabalho desenvolvido.

Neste artigo, vamos compreender melhor o que é a cultura colaborativa, quais são os benefícios que ela promove e como ela pode ser adotada nas organizações. Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!

Cultura colaborativa: o que é?

A cultura colaborativa é um conjunto de ideias e ações que neutralizam a competição entre os funcionários e a substituem pela colaboração, ou seja, pela ajuda mútua e pelo compartilhamento de conhecimentos. O trabalho é visto como uma construção coletiva, em que, por mais que cada um tenha funções específicas, o resultado depende da competência de todos.

A ideia da cultura colaborativa, portanto, é instalar o DNA da empresa em todos os colaboradores e estimular o trabalho em equipe a partir dos seus valores. Além disso, ela estimula a motivação e o desenvolvimento contínuo das competências profissionais, fortalecendo também a expressão de ideias, a clareza de comunicação, o bom relacionamento interpessoal e a criação de laços sólidos.

A harmonia e a cooperação se fazem fundamentais para que a empresa concretize os seus objetivos, missão e visão.

Quais são os benefícios promovidos por essa cultura?

PSC

A cultura colaborativa torna os ambientes de trabalho mais produtivos e agradáveis. Confira os principais benefícios:

  • Melhora no clima organizacional: o clima é mais leve e harmônico, sem líderes autoritários, sem pressões desnecessárias e com uma gestão mais democrática, em que todos podem dar as suas sugestões;
  • Mais autonomia para os colaboradores: por mais que as decisões mais importantes sejam tomadas pelos líderes, muita coisa é delegada diretamente aos funcionários. Há uma relação de confiança, sem microgerenciamento e centralização, permitindo que haja mais autonomia;
  • Valorização das equipes: o colaborador é reconhecido pela sua dedicação e pelo seu desempenho. Os líderes são acessíveis e permitem que cada um se expresse com confiança. Isso eleva a retenção de talentos;
  • Elevação na produtividade: em um ambiente harmônico e democrático, marcado pela autonomia e pela clareza de comunicação, é natural que todos produzam mais e melhor. Além disso, a pluralidade de ideias favorece que boas decisões sejam tomadas;
  • Crescimento profissional: a cultura colaborativa permite que cada colaborador se expresse com confiança, exponha as suas ideias e tome decisões. Isso fortalece a autoconfiança e a motivação para desenvolver novos projetos e crescer na carreira.

Como adotar a cultura colaborativa nas empresas?

Confira os 5 passos a seguir para implementar essa cultura nas organizações.

1. Ofereça capacitação aos colaboradores

A cultura colaborativa deve ser adotada aos poucos, de modo que é importante treinar os colaboradores para essa nova realidade. Os treinamentos dizem respeito não apenas às competências técnicas de cada profissional, mas também às competências comportamentais que essa cultura demanda. Isso precisa incluir os líderes, que devem aprender como delegar tarefas, comunicar-se com os liderados, estimular a cooperação e tomar decisões de forma democrática, em um clima harmônico.

2. Saiba delegar tarefas estrategicamente

A gestão da cultura colaborativa é mais horizontal, ou seja, o líder não é centralizador, uma vez que delega as atividades que precisam ser feitas, de acordo com os conhecimentos e habilidades de cada colaborador. Isso gera uma divisão justa das demandas, sem que ninguém fique sobrecarregado. Além disso, confere mais confiança aos funcionários, que veem que o líder confia nas suas habilidades. Até mesmo a avaliação de desempenho fica mais fácil por meio desse processo.

3. Estimule o trabalho em equipe

Por mais que cada um tenha uma função, é importante que o trabalho seja visto como uma construção coletiva. Por isso, todos devem participar das reuniões de alinhamento e planejamento dos projetos. O líder deve tomar as decisões mais importantes, mas todos devem contribuir com as suas visões para essas escolhas. Além do mais, todos devem compartilhar os seus conhecimentos e ajudarem-se uns aos outros, de modo que a cooperação seja o ingrediente mais importante do sucesso.

4. Seja eficaz e transparente ao comunicar-se

Não existe colaboração e cooperação sem comunicação. Dessa forma, a equipe de trabalho precisa de reuniões de alinhamento periódicas, além de redes de comunicação interna eficazes. Isso inclui e-mails, mensagens de texto e programas de gerenciamento de projetos. Ruídos devem ser solucionados e dúvidas devem ser esclarecidas imediatamente pelo líder. Portanto, é fundamental que todos tenham acesso a essas tecnologias de comunicação, mantendo-se atualizados diariamente.

5. Recompense os bons desempenhos

É sempre importante reforçar que o feedback dos líderes aos liderados é fundamental. Esse processo deve incluir o reconhecimento pelos bons desempenhos, bem como o apontamento dos aspectos que precisam melhorar, com sugestões práticas. Além disso, o líder também deve ser avaliado pelos liderados. Por fim, quando bons resultados forem alcançados pela equipe, um happy hour ou uma bonificação na remuneração podem ser ótimas recompensas! Converse com o RH sobre isso!

Podemos compreender que a cultura colaborativa é, na verdade, um conjunto de ações estratégicas que tornam a gestão mais horizontal e democrática. Por meio das medidas acima descritas, é possível conferir mais autonomia e responsabilidade aos colaboradores, ao mesmo tempo em que é construído um clima organizacional positivo. Esse clima depende diretamente da acessibilidade do líder, da inclusão de todos nos processos de decisão, da ajuda mútua e da clareza na comunicação diária.

E você, querida pessoa, identifica traços da cultura colaborativa no seu ambiente de trabalho? O que está bom? O que pode melhorar? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!