Toda pessoa tem sonhos e objetivos, sendo que, no mundo em que vivemos, é preciso dinheiro para realizá-los. Por isso, é muito importante, antes mesmo de pensar na realização desses sonhos, alcançar a estabilidade financeira, de modo que você possa viver com organização e tranquilidade, no que diz respeito às suas finanças.

Em alguns casos, podemos até pensar que essa estabilidade é algo distante, mas não é verdade. Há algumas dicas que podem ser colocadas em prática para que essa meta seja alcançada. Neste artigo, você vai compreender o significado e a importância da estabilidade financeira, bem como as atitudes necessárias para conquistá-la. Siga em frente e boa leitura!

Estabilidade financeira: o que é?

O conceito de estabilidade financeira refere-se a um estado de equilíbrio entre os ganhos e os gastos, que permite que a pessoa dê conta das suas necessidades e dos seus desejos sem endividar-se. Não consiste necessariamente em ficar rico, mas de manter essa área da vida sob controle, sem grandes preocupações.

Naturalmente, não se trata de um estado que se alcança da noite para o dia, mas sim de um conjunto de hábitos que precisam ser colocados em prática diariamente. Isso oferecerá muito mais qualidade de vida para você.

Por que é tão importante alcançá-la?

Ninguém merece viver angustiado, fazendo dívidas, estourando o limite do cartão de crédito, gastando mais do que ganha, fazendo pagamentos em prestações que se perdem de vista e não tendo uma reserva financeira em caso de emergência.

Esse quadro de instabilidade financeira provoca uma perda de qualidade de vida, impede a realização dos nossos sonhos e ainda pode provocar muitos problemas nos relacionamentos e na saúde física e mental. Assim, viver com estabilidade financeira pode não ser sinônimo de luxo, mas certamente confere tranquilidade e ajuda a prevenir todos esses problemas.

6 passos para alcançar a estabilidade financeira

1. Faça um orçamento pessoal/ familiar

PSC

Todo mês, você deve acompanhar a sua situação financeira, tendo em vista que diagnosticar os problemas é o primeiro e mais importante passo para resolvê-los antes que eles cresçam. Por isso, construa uma planilha (individual ou familiar) com todos os ganhos e gastos da sua casa. É importante saber de onde vem e para onde vai o seu dinheiro.

Esse hábito gera reflexões importantes, além de conscientizá-lo acerca do fato de gastar menos do que você ganha. Uma tabela simples no Excel já ajuda a ter esse controle, mas há planilhas prontas em websites e aplicativos financeiros.

2. Tenha como prioridade pagar as suas dívidas

Não existe estabilidade financeira enquanto houver dívidas. Sendo assim, faça um levantamento de tudo aquilo que você deve. Se desejar, conte com a orientação de um consultor financeiro para elaborar um plano de pagamento. Via de regra, a orientação mais comum é priorizar o pagamento da dívida que tem os maiores juros.

Após definir esse plano de pagamento, reúna-se com os seus credores, apresente a sua proposta e verifique o que é possível fazer para reduzir a dívida e planejar o seu pagamento. Boas habilidades de negociação podem fazer a diferença nessa hora!

3. Diga “não” aos gastos impulsivos

Além de planejar o pagamento das suas dívidas, é muito importante modificar algumas crenças e hábitos, no sentido de evitar que novos endividamentos sejam feitos. Para isso, é fundamental evitar os gastos impulsivos, ou seja, aquelas compras não planejadas, feitas no calor do momento. É por conta delas que as contas não fecham ao fim do mês e que o limite do cartão é estourado.

Dessa forma, antes de comprar qualquer coisa, reflita sobre a sua real necessidade. Além disso, pesquise preços em diferentes lugares, inclusive pela internet, antes de tomar a sua decisão. Lembre-se de que o ideal é juntar dinheiro e comprar o que for possível à vista, mesmo que isso demore um pouco. Essa estratégia permite que você possa negociar uma redução de preço ainda maior.

4. Determine os seus objetivos

Quando uma pessoa tem objetivos claros para as diferentes áreas da vida, ela consegue estabelecer prioridades e, com isso, melhorar os seus hábitos financeiros. Por exemplo: se você tem o objetivo de comprar um carro para oferecer mais qualidade de vida à sua família, ter esse objetivo em mente evita que você gaste dinheiro com coisas de menor importância, como roupas ou festas todo fim de semana.

Por isso, definir objetivos, além de ser uma importante motivação para a vida em geral, ainda beneficia o seu comportamento em relação ao dinheiro. Um objetivo é uma prioridade que evidencia o quanto as questões menores são superficiais, evitando que você gaste dinheiro com elas.

5. Estude sobre educação financeira

A educação financeira é uma área do conhecimento que está começando a ganhar força no Brasil agora, mas que ainda é pouco difundida. Em geral, a maioria das pessoas não conhece a importância do orçamento pessoal/familiar, o funcionamento do sistema financeiro brasileiro, a necessidade de pesquisar preços e comparar opções por custo-benefício, a criação de uma reserva de emergências e as opções de investimento que existem.

Por isso, pode ser uma ótima ideia participar de cursos de educação financeira, sendo que há muitas opções online, inclusive gratuitas ou a custos baixos. Além disso, você também pode (e deve!) acompanhar as notícias sobre a economia nacional e mundial, ler artigos e livros sobre finanças e até mesmo seguir os conteúdos publicados pelos especialistas no assunto nas redes sociais.

6. Aprenda a investir o seu dinheiro

Você já ouviu falar em CDB? LCI? Tesouro Direto? Ações? Opções? Fundos imobiliários? Criptomoedas? Saiba que todos esses termos se referem a possibilidades de investimento. Cada um deles tem um modo específico de funcionamento, além das suas vantagens e desvantagens.

É importante estudar sobre essas possibilidades e verificar quais são os investimentos que melhor atendem aos seus objetivos e ao seu perfil enquanto investidor (conservador, moderado ou agressivo). Tendo estabilizado as suas finanças, você pode pensar em multiplicar o seu patrimônio. Dessa forma, você consegue encontrar opções de investimento seguras, que fazem o seu dinheiro render mais do que a poupança.

Coloque as dicas acima em prática e permita-se alcançar a estabilidade financeira. Assim, você viverá com muito mais tranquilidade e qualidade de vida, pronto para realizar os seus sonhos!

E você, ser de luz, já alcançou a estabilidade financeira? O que você tem feito para conquistá-la? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!