Missão de vidapropósito, chamado… Você já se perguntou qual é o propósito da sua vida? Muitas vezes, nos pegamos pensando no real motivo da nossa existência. Viver um dia de cada vez é muito pouco, espero que você não se contente com isso. Contentar-se com o “deixe a vida me levar…” não é postura de quem busca riqueza.

O meu propósito de vida, por exemplo, é desenvolver o ser humano para que alcance o seu máximo potencial, por meio do coaching e do autoconhecimento que ele proporciona. Neste artigo, você vai entender melhor o que é o propósito de vida, como ele pode ser descoberto e qual é a sua importância para uma vida mais feliz e com mais bem-estar. Para saber mais sobre o tema, continue a leitura a seguir!

Propósito de vida: entendendo o conceito

Para alguns, o seu propósito de vida é alcançar o sucesso profissional, que pode ser refletido na criação do próprio negócio ou em ser denominado especialista em algo. Para outros, contribuir para que o mundo seja um lugar melhor é o verdadeiro propósito. Mas, por fim, por que pensamos tão pouco que a paz de espírito e a sensação de estarmos contribuindo para o mundo seja o objetivo principal?

Por que sempre relacionamos o propósito a apenas uma área da nossa vida? Por que sempre mantemos desequilibrada a Roda da Vida e colocamos toda a nossa força sobre um aspecto único de nossa existência, negligenciando os demais? É importante termos em mente, quando falamos de propósito, que ele deve abranger todos os aspectos de nossa vida, e não apenas um ou dois.

O propósito permeia tudo o que fazemos: como acordamos, como nos vestimos, como vamos dormir, de que forma nos exercitamos, como conhecemos as pessoas, como lidamos com as situações. Sem propósito, tudo parece correto, mas desbotado. A vida continua o seu curso, a Roda da Vida segue girando, mas de forma mecânica e sem motivação.

É claro que podemos viver a rotina sem nos perguntarmos o porquê de vivê-la. Podemos, simplesmente, ir ao trabalho, almoçar, voltar para casa, namorar, sem questionarmos se o trabalho nos satisfaz, se a nossa comida contribui para a sustentabilidade, se estamos realmente felizes com o(a) atual parceiro(a) etc. Mas será que ser feliz é isso?

Questionamentos que enriquecem

PSC Renascimento

Quando nos deparamos com perguntas insistentes que partem de dentro de nós e nos fazem buscar o motivo das coisas, como “Por que a rotina é tão dura e cansativa?”, “Por que queremos ter filhos?” e “Qual é a perspectiva de vida para os próximos 10 anos?”, sentimos que o nosso ser, a nossa alma, anseia por respostas, anseia por significados.

Esses questionamentos, ou seja, essa vontade de nos conhecermos de forma mais profunda e de solucionarmos, com aquilo que temos dentro de nós, as dúvidas quanto à existência, nos levam a 3 perguntas a respeito do propósito de vida:

  1. Faz sentido que a vida tenha um significado mais profundo que apenas a mecânica do passar dos dias?
  2. Como descobrimos o nosso propósito de vida, o motivo maior da nossa existência?
  3. Como é a nossa vida antes de encontrarmos um propósito e como ela se modifica depois de termos a clareza desse propósito de vida?

6 dicas para descobrir o seu propósito

O propósito de vida, portanto, é a sua missão, ou seja, o motivo pelo qual você está no mundo. Encontrá-lo nem sempre é fácil, mas é possível se você seguir as 6 dicas a seguir.

1. Conheça os seus valores pessoais

Os seus valores pessoais são os princípios que você acredita serem positivos na condução da sua vida. Eles podem ter a ver com ideologias, visões políticas, crenças religiosas, formações culturais, estudos e aprendizados obtidos na própria família. Cada pessoa deve ter os seus valores, pois é a partir deles que conseguimos definir um estilo de vida que seja compatível com as nossas metas.

2. Reflita sobre as coisas que você gosta de fazer

O que você sente prazer em fazer? Conversar com as pessoas? Escrever? Desenhar? Cuidar dos animais? Estar em contato com a natureza? Cozinhar? Desenvolver uma empresa? Ajudar a sociedade? Muitas vezes, é a partir daquilo que sentimos prazer em fazer que descobrimos um grande propósito de vida. Aquele aluno que sempre gosta de ajudar os colegas em matemática, por exemplo, pode estar descobrindo uma missão nobre para ser professor, por exemplo.

3. Contribua com a sociedade de alguma maneira

Muita gente pensa em descobrir um propósito de vida para enriquecer. De fato, essa até pode ser uma consequência de uma escolha bem-sucedida. No entanto, o dinheiro, por si só, não concretiza o propósito de ninguém. Essa verdadeira missão de vida consiste em sentir-se útil para alguém; em deixar a sua marca no mundo. Por isso, pense: como você pode fazer do mundo um lugar melhor? Como você pode levar mais alegria às pessoas? O seu propósito de vida pode estar nessas respostas.

4. Entenda o que você deve fazer para concretizar esse propósito

Viver o seu propósito de vida depende de descobrir qual é esse propósito e entender o que você deve fazer para colocá-lo em prática. Por exemplo: alguém que sempre amou desenhar e descobriu o propósito da arquitetura deve estudar essa profissão para exercê-la. De que você precisa para realizar a sua missão de vida? De estudos? De abrir um negócio próprio? De cursos livres? De projetos voluntários? Pesquise e coloque em prática!

5. Tenha em mente que o seu propósito pode mudar

O seu propósito de vida pode sofrer transformações, aperfeiçoamentos ou alterações completas. Existem pessoas que dedicam anos da sua vida a uma profissão, mas que, em algum momento, abrem mão daquela ocupação para morar em um sítio e viver junto da natureza, por exemplo. Não há nada errado em se reinventar. Isso não quer dizer que a sua escolha anterior foi errada, mas apenas que você está em um novo momento, para o qual um novo propósito é mais adequado.

6. Busque o autoconhecimento

Por fim, a dica mais importante: conheça a si mesmo para entender o seu propósito de vida. Faça terapia, invista em sessões de coaching, participe de cursos e treinamentos sobre autoconhecimento, realize testes de personalidade e vocação, enfim, estude o seu ser. Se desejar, anote os seus valores, crenças, opiniões e atitudes em um diário, a fim de compreender melhor quem você é. Além de tudo isso, viva! Exponha-se ao mundo para descobrir o que faz sentido para você e o que não faz. Conheça a si mesmo!

O seu propósito de vida é o motivo de você estar aqui. É o que preenche os seus dias de significado, fazendo com que eles transcorram com muito mais motivação e alegria. Sempre que precisar, conte com o IBC nessa descoberta e também no planejamento estratégico da concretização do seu propósito!

E você, ser de luz, já encontrou o seu propósito de vida? Como tem sido essa jornada? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!

Copyright:   491086735 – https://www.shutterstock.com/pt/g/anyaberkut