O cenário de desemprego tem levado muitas pessoas a desejarem abrir o seu próprio negócio. Porém, como se sabe, a abertura de uma empresa envolve uma série de decisões e investimentos a serem feitos. É nesse cenário que o home based se mostra benéfico e atrativo.

O home based consiste em abrir a sua própria empresa, trabalhando de casa, sem a necessidade de comprar ou alugar um ponto físico. Ele é semelhante ao home office, mas, nesse caso, o dono da empresa é você mesmo. Neste artigo, vamos compreender melhor o que é, como funciona e quais são os benefícios e cuidados a serem tomados no sistema home based. Continue a leitura e saiba mais sobre o tema!

O que é home based? É o mesmo que o home office?

O home office é um modelo de trabalho que tem se tornado bastante popular no Brasil e no mundo. Basicamente, ele consiste em empresas que permitem que os seus funcionários, quando possível, trabalhem das suas próprias casas, ao menos em alguns dias da semana. Basta que eles tenham um computador e uma internet com boa conexão para que as atividades sejam feitas e entregues remotamente.

Um negócio home based, por sua vez, consiste em uma empresa aberta por um indivíduo que deseja trabalhar de casa. Nesse caso, ele é o chefe, e não o funcionário. Trata-se de uma alternativa interessante para quem deseja começar a empreender, pois conta com diversos segmentos que podem ser desenvolvidos de casa, além de apresentar uma estrutura de custos bastante reduzida.

Home based significa “baseado em casa”. Isso significa que a sede da empresa é a casa do próprio empreendedor. Contudo, também é possível realizar uma parte do trabalho em outros lugares. Se você comercializa bolos, por exemplo, pode conduzir toda a operação da sua própria casa: cozinhar, controlar as finanças, fazer a divulgação pela internet, anotar os pedidos, e por aí vai. Contudo, precisará se deslocar até as casas dos clientes para entregar as encomendas.

No caso do home office, porém, a atuação é feita 100% em casa, normalmente pela internet. Mesmo que o indivíduo também seja dono do próprio negócio, ele vende apenas produtos online ou presta serviços a distância, nesse caso.

Como adotar esse modelo de trabalho?

PSC

Abrir um negócio home based é mais fácil, mas nem por isso dispensa as questões clássicas de todo empreendedor. É preciso verificar se há demanda, conhecer a concorrência, fazer um plano financeiro, saber quanto cobrar, e por aí vai. A diferença é que, trabalhando em casa, os custos serão menores.

Uma opção ainda mais prática é investir em franquias home based. São modelos de negócios preestabelecidos, com custos de implantação já calculados. Eles permitem que o franqueador trabalhe de casa, junto de uma marca já conhecida e recebendo todas as informações e treinamentos da franqueadora. Nesse caso, os produtos e serviços já foram testados e, por isso, o processo tende a ser mais seguro, por meio de um plano de negócios desenvolvido.

Acqua Zero, Disk Manicure, Vivenda do Camarão, Passadeira Express, Amigo Computador, Mister Multas, Vilesoft, Doutor Sofá, Valle Express, Solar Prime, Bom pra cachorro e Mazze são alguns exemplos de franquias home based.

Quais são os benefícios do sistema home based?

Estudos apontam que trabalhar em casa reduz os custos com a empresa em cerca de 35%, eliminando gastos com aluguel, luz, água e alimentação. Além disso, o trabalho fica muito mais flexível, oferecendo mais qualidade de vida. O profissional consegue evitar, por exemplo, os desagradáveis congestionamentos dos horários de pico, conseguindo ter mais tempo para si e para a família.

De acordo com a ABF, Associação Brasileira de Franchising, trata-se de um modelo de negócios que promete crescer muito nos próximos anos. Isso permitirá que o empresário consiga conciliar melhor as suas atividades profissionais com as demais áreas da sua vida, como os estudos, o lazer, os cuidados domésticos e um descanso adequado.

Esse ganho em qualidade de vida se reverte em mais energia e disposição para tocar o próprio negócio. Portanto, o home based oferece economia de gastos e ganho de tempo e de bem-estar.

Quais são os cuidados que precisam ser tomados?

Por mais vantajoso que esse sistema seja, não podemos, contudo, acreditar que ele não demanda disciplina, esforço e muita cautela em cada atividade.  Alguns empreendedores de primeira viagem caem na ilusão de que trabalhar com horários flexíveis significa trabalhar menos, o que não é verdade.

Ao contrário: a remuneração de um profissional home based é derivada da demanda de trabalho e do empenho do dono. Por isso, ele precisa ter disciplina, pois, se quiser um bom salário ao fim do mês, deverá agir para conquistar novos clientes e satisfazer os que já foram atraídos.

O tempo que esse profissional gastaria preso no congestionamento é convertido em tempo de trabalho, tornando-o mais produtivo e capaz de dar conta de mais clientes. Entretanto, devemos saber que trabalhar de casa pode ser problemático: os filhos demandam atenção, lembramos que precisamos ir ao supermercado, o filme da sessão da tarde parece ótimo, enfim, surgem diversas armadilhas que comprometem o desempenho dos menos disciplinados.

Por isso, o empreendedor home based precisa definir bem os seus horários e locais de trabalho, comunicando-se com quem vive com ele para que respeitem o seu tempo dedicado à vida profissional. Além disso, ele deve se afastar das tentações de procrastinar e das armadilhas de resolver pendências pessoais no horário de trabalho.

Conclusão

Podemos concluir que o home based é um tipo de empreendedorismo que permite que o indivíduo comande as operações da sua própria residência, ao menos na maior parte do tempo. Ele oferece ganho de tempo e redução de custos como as suas maiores vantagens, mas, em contrapartida, demanda empenho, disciplina e autonomia para atrair e fidelizar os clientes, por meio de um bom trabalho. Além disso, o sistema de franquias home based pode ser uma boa sugestão para quem deseja iniciar nesse meio.

E você, ser de luz, já pensou em empreender no sistema home based? Que tipo de negócio o atrairia? Por quê? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!