Em algum momento da vida, todos nós já passamos por momentos complicados, que nos levam à desesperança. A desesperança, como o nome sugere, consiste numa total falta de esperança de que as coisas possam melhorar. Às vezes, sentimos que a vida simplesmente não vale a pena e que as dificuldades sempre superam qualquer momento bom.

Embora esse sentimento seja relativamente comum, não podemos nos entregar a ele. É preciso que saibamos lidar com essa sensação que, no fundo, sabemos que é passageira. A vida é uma montanha russa, e precisamos viver os seus altos e baixos com ânimo. Por isso, para compreender o que é a desesperança e como lidar com ela, continue a leitura deste artigo.

O que é a desesperança?

A desesperança é um estado de total falta de esperança na vida. Essa sensação é semelhante à de quem está num deserto, sem qualquer expectativa de que alguém possa aparecer para ajudar ou que possa ser encontrada uma fonte de água salvadora. É um sentimento de profundo vazio interior.

Esse quadro é marcado por desânimo e por uma dificuldade muito grande em enxergar sentido nas coisas que fazemos. Levantar da cama todos os dias parece um fardo. As pessoas sentem que os esforços diários não são válidos, pois não percebem nenhum retorno.

Por este motivo, quem sofre com a desesperança está a todo tempo se questionando se vale a pena fazer aquilo que fazemos, ou se é melhor abandonar a si mesmo para que o sofrimento diminua e vá embora.

Quais são as consequências deste tipo de pensamento?

Quem sofre com desesperança desiste. Desiste do amor, desiste da amizade, desiste do sucesso profissional, desiste dos estudos, enfim, abandona todos os seus objetivos. Como a pessoa chega à falsa conclusão de que nada disso vale a pena e que a felicidade é apenas um mito, ela simplesmente se desapega da realização de seus sonhos.

A desesperança pode ser sintoma e, ao mesmo tempo, consequência de quadros de depressão. Sem um bom acompanhamento psiquiátrico e psicológico, a tendência é que esse quadro se agrave, podendo levar as pessoas à automutilação e ao suicídio.

Clareie seus pensamentos com meu ebook “Detox da Mente”!
Um desafio que irá te ajudar a ter uma vida mais leve e feliz!

6 dicas para vencer a desesperança

Quando a desesperança se instala, superá-la pode ser algo bem complicado, mas nunca é impossível. Para te ajudar nessa missão, confira as 6 dicas a seguir e procure colocá-las em prática.

1. Não confie nos seus pensamentos neste momento

Parece complicado dizer a alguém para não confiar na própria mente, mas é necessário. Nos momentos de ansiedade, depressão e desesperança, nossa mente dispara uma série de pensamentos catastróficos, pois ela é programada para nos proteger do pior.

A questão é que essas visualizações trágicas muito dificilmente se concretizarão. A desesperança nos faz ver apenas o lado ruim da vida. No entanto, não se esqueça de que o lado bom continua existindo, mesmo que neste momento você não o esteja vendo. Por isso, quando a desesperança bater, pense: “Este pensamento não é meu, é da minha mente sem esperança. As coisas não são tão graves quanto minha mente me leva a crer. Tudo vai melhorar.”

2. Lembre-se dos bons momentos da vida

Como citamos acima, os momentos de desesperança praticamente eliminam da sua mente o lado bom da vida. Por isso, você precisa fazer um esforço no sentido de resgatar as boas memórias. Mesmo que você não esteja feliz agora, isso não o impede de lembrar-se de momentos em que você sentiu a felicidade.

Uma viagem, uma festa, um beijo, uma conversa entre amigos, um momento especial no trabalho, uma recordação em família — lembre-se desses momentos para reforçar a ideia de que boas ocasiões existem e de que nada impede que elas ocorram novamente em sua vida. A sua mente — essa mesma que hoje não sente esperança nenhuma — foi a mesma que no passado permitiu que você sentisse alegria. Confie em sua capacidade de voltar a sentir tudo isso.

3. Lembre-se de suas capacidades de superação

Em quantos momentos da vida você se deparou com um problema que parecia enorme, mas, mesmo assim, conseguiu se livrar dele? Certamente foram muitos, não é mesmo?

Isso revela duas coisas: a primeira é que a sua mente sempre te faz perceber as coisas piores do que de fato são, e a segunda é que você tem capacidades incríveis de superação. Talvez a sua mente queira que você se esqueça disso, mas a verdade é que você é um ser de luz, repleto de resiliência, coragem, inteligência e força para superar seus desafios. Não custa se lembrar disso de tempos em tempos, OK?

4. Entenda que a vida é instável

Lá no início do texto, citamos que a vida é como uma montanha russa, ou seja, é feita de altos e baixos. O problema é que, como não conseguimos visualizar o próximo “alto” sempre temos a sensação de que, de agora em diante, teremos apenas “baixos” pela frente.

Isso não é verdade. As circunstâncias mudam a todo instante e, quando menos percebemos, surge um auxílio de onde nem sequer imaginávamos que fosse possível. E assim, os problemas desaparecem, surgem outros, temos momentos de calmaria, outros de tempestade, e assim sucessivamente.

A vida de ninguém é só felicidade. Mas também jamais será só tristeza. Todos nós trazemos esses dois aspectos dentro de nós. Por isso, saiba que você é muito mais do que este momento que está vivendo e que não há mal que dure para sempre.

5. Confie nos “nãos” da vida

Um jovem vivia sendo pressionado por seus familiares a estudar medicina. Ele estudava muito, pois acreditava que precisava exercer essa profissão para ser feliz, embora não soubesse se tinha a vocação para tal. Esgotado de tanto estudar, ele não conseguiu se concentrar para as provas e não foi aprovado no vestibular. Desiludido, tentou outra carreira e descobriu na arquitetura uma linda e verdadeira vocação — somando seus talentos com suas reais paixões.

A história acima mostra que há momentos ruins que surgem em nossa vida sem explicação. Eles nos revoltam e nos deixam tristes. No entanto, muitas vezes, eles são livramentos de males ainda maiores. Um “não” pode ser tudo aquilo que precisávamos para descobrirmos um caminho que nos leva à felicidade.

Às vezes, acreditamos que sabemos o que nos faz feliz, mas na verdade estamos enganados. Por isso, confie nos “nãos” da vida, eles podem ser exatamente o que faltava para você encontrar a alegria de viver.

6. Procure ajuda especializada

Por fim, lembre-se de que ninguém precisa ser forte o tempo todo. Se você estiver passando por um momento de profunda desesperança, em que não tem vontade de fazer nada porque tudo parece ter perdido a graça, não tenha medo nem vergonha de procurar ajuda especializada. Você pode estar enfrentando alguma doença da mente, ou simplesmente estar precisando do auxílio de alguém que vê a sua situação de fora.

Por isso, psicólogos e até mesmo médicos (se for o caso) podem auxiliá-lo na superação desse momento. Apenas tenha em mente que existe solução, e que não há mal que seja incurável ou eterno.

Que as dicas acima sejam úteis para que você desenvolva a resiliência e jamais duvide de suas próprias capacidades de superar momentos difíceis. Como se diz popularmente, “você nunca sabe o quão forte é, até quer ser forte seja a sua única escolha”.

E você, tem alguma história de superação que deseja compartilhar conosco? Tem mais alguma dica para vencer a desesperança? Então, deixe o seu comentário no espaço abaixo e não se esqueça de compartilhar este artigo com todos os seus amigos, colegas, familiares e com quem mais possa se beneficiar deste conteúdo.