Crescer na carreira é, sem dúvida, a busca constante de todos os profissionais. Entretanto, com a concorrência cada vez mais acirrada do mercado, ter apenas os conhecimentos técnicos essenciais para a área de atuação já não é mais suficiente. Para se dar bem no meio corporativo, é necessário aprimorar conhecimentos e talentos, além de apresentar atitudes fundamentais.

Pensando nisso, separamos algumas práticas necessárias aos colaboradores de toda e qualquer área, inclusive aos empreendedores. Confira, a seguir, 7 dicas fundamentais para conseguir um bom crescimento profissional. Siga em frente e tenha uma ótima leitura!

1. Escolha o seu caminho com sabedoria

O primeiro passo para ser bem-sucedido na vida profissional é fazer uma escolha feliz. Isso depende da sua capacidade de conhecer a si mesmo, considerando as atividades que você sente prazer em realizar, as tarefas em que você tem mais habilidade e conhecimento e a capacidade de transformar esses talentos em algo útil à sociedade.

Assim, você escolherá a sua área profissional, seja como trabalhador de uma empresa, seja como dono do próprio negócio. O importante é que você se sinta relativamente confortável na área escolhida, mas sempre lembrando que o “emprego perfeito”, em que não há dias ruins, simplesmente não existe, OK?

2. Mude a rota quando necessário

Muitos profissionais costumam ser resistentes às mudanças. Ainda que mudar sempre cause certo medo, sair da zona de conforto, alterar caminhos e traçar novas rotas é uma atitude que exige muito comprometimento e persistência. Mesmo as pessoas que tiveram certeza nas suas escolhas iniciais passam por momentos em que é melhor seguir por novos caminhos.

Por mais que as mudanças causem incertezas e a sensação de estar perdendo o foco, essa pode ser uma estratégia poderosa para quem busca crescimento profissional. Em situações em que o emprego não gera satisfação, em que a motivação deu lugar ao estresse ou em que a carreira não desperta mais paixão, é preciso avaliar se não é hora de mudar a direção da vida profissional.

3. Consolide o seu networking

PSC Renascimento

Desenvolver uma forte rede de contatos pode aumentar significativamente as suas chances de ter um bom crescimento profissional. Isso acontece porque, ao conhecer pessoas de diferentes áreas e segmentos, você está sempre mais próximo de grandes e variadas oportunidades.

É importante que você esteja disponível para essas pessoas, seja em uma conversa pela internet, seja em um evento da área (como uma palestra ou workshop), por exemplo. Nessas ocasiões, a troca de ideias e a soma de conhecimentos entre profissionais são úteis para que um ajude o outro da maneira que lhe for possível. Assim, crie e fortaleça a sua rede de contatos profissionais!

4. Não pare de estudar

“O saber nunca é demais” — essa é uma frase que deve ser lema na vida de todo e qualquer profissional. Quanto mais conhecimentos adquiridos, maiores são: a bagagem, o desenvolvimento pessoal e profissional, o know-how e, principalmente, as possibilidades de crescimento na sua carreira.

Por isso, nunca acredite que aquilo que você sabe é suficiente ou “já é tudo”. Procure sempre ampliar as suas informações e conhecimentos, invista em novas formações e participe de cursos, palestras e workshops relacionados à sua área de atuação. Além disso, acompanhe as notícias do setor, aprenda um novo idioma e desenvolva novas aptidões, de acordo com o que o mercado tem exigido.

5. Desenvolva as soft skills

Quando falamos em habilidades, podemos dividi-las em duas categorias. A primeira são as hard skills, que são os conhecimentos técnicos específicos de uma profissão, sendo desenvolvidos nas escolas, cursos, faculdades, enfim, nas técnicas citadas no item acima. São saberes mais formais.

Todavia, existem também as chamadas soft skills, que não são habilidades específicas de uma ou de outra área, mas sim comportamentos gerais que beneficiam o dia a dia de trabalho. Estamos falando de habilidades como: inteligência emocional, organização, planejamento estratégico, administração do tempo, bom relacionamento interpessoal, criatividade, clareza de comunicação, entre outros. Há cursos para esse tipo de habilidade também. Portanto, descubra quais desses pontos você precisa desenvolver!

6. Conviva com o tipo de pessoa que você quer ser

Circula pela internet e pelas conversas informais a ideia de que cada indivíduo é a média das 5 ou 6 pessoas com as quais mais convive. Sendo assim, todos nós influenciamos e somos influenciados por aqueles com quem passamos mais tempo. Dessa forma, por que não se aproximar do tipo de pessoa que você quer ser na sua carreira, ou mesmo na vida pessoal?

Aproxime-se de quem tem conhecimento, de quem pode compartilhar saberes, de quem faz com que você se sinta feliz e motivado, de quem o ajuda a crescer, enfim, de quem coloca você para cima e para frente! Simultaneamente, afaste-se daqueles que não o incentivam, que só enxergam problemas, que são pessimistas e que criticam o sucesso alheio. Aproxime-se de energias positivas!

7. Invista no coaching

Por fim, nunca é demais lembrar que o coaching é extremamente útil para quem deseja prosperar na vida profissional. Aliás, há um tipo específico dessa metodologia, conhecido como coaching de carreira!

Os coaches dessa categoria ajudam o indivíduo em diferentes momentos da sua carreira: a identificação vocacional, a recolocação profissional, a mudança de área, o despertar do empreendedorismo, a formação de lideranças, a organização de projetos autônomos, e por aí vai.

O coaching facilita, aprofunda e acelera o processo em que o próprio indivíduo identifica as suas limitações e as suas potencialidades — sendo que ambas serão trabalhadas nas sessões. Basicamente, quem passa pelo processo de coaching aprende a conhecer a si mesmo, traçar objetivos, gerir melhor o próprio tempo, desenvolver habilidades e lidar emocionalmente com as oscilações do percurso até que chegue ao estado desejado.

Como você pode perceber, ser de luz, há muitas coisas que estão em suas mãos em nome de uma carreira mais próspera e feliz. Sendo assim, adote as 7 práticas acima na sua rotina e veja o alcance de resultados verdadeiramente extraordinários!

E você, tem mais alguma recomendação sobre o crescimento profissional que gostaria de acrescentar? Então, deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!