Reuniões, encontros, treinamentos e sessões de coaching: todos esses eventos devem ter sempre uma dinâmica de encerramento. Essas dinâmicas servem para indicar a finalização de determinado momento e delimitá-lo. Por isso, em todas as formações e no nosso trabalho como coach no IBC, sempre aplicamos essa poderosa ferramenta.
Naturalmente, tudo que começa tem seu fim. Pensando nisso, também podemos aplicar esse conceito nas coisas que acontecem na nossa vida pessoal e profissional. Ciclos terminam para que outros comecem, e, se não começaram, é exatamente porque não teve um fim ainda. Conheça, então, alguns exemplos de dinâmicas de encerramento e entenda o seu poder de desconexão.
Contents
Exemplos de dinâmicas de encerramento
Confira alguns exemplos de dinâmicas que concluem encontros e reuniões.
1. Por que valeu a pena o dia de hoje?
Nesta dinâmica, todos os participantes são convidados a refletir e a expor, com uma frase ou palavra, um acontecimento ou aprendizado positivo que tenha tido naquele dia e por meio daquele encontro. O objetivo é trazer o foco do grupo para os aspectos positivos, além de mostrar a importância de valorizar os ensinamentos que cada oportunidade nos dá e fazê-lo crescer.
Após esse procedimento, também é interessante fazer com que cada pessoa presente fale qual dos aprendizados citados pelos colegas mais tocou o seu coração. Assim, as pessoas se preocupam não apenas com o que vão dizer, mas também em prestar atenção nos colegas.
2. Técnica da desconexão após a sessão de coaching
Utilizamos essa técnica para encerrar as sessões de coaching e potencializar o aprendizado do coachee (cliente). Um breve resumo dela seria: no primeiro momento, com um toque da mão esquerda do coach na mão esquerda do coachee, devolvemos à pessoa o que é dela.
Em seguida, com a mão direita do coach na mão direita do cliente, pedimos a sua permissão para pegar de volta qualquer sentimento ou emoção do coach que tenha ficado com ele. Estamos na expectativa de vê-lo novamente e conhecer os seus resultados. Finalizamos a sessão com um cumprimento ou abraço final.
3. Dinâmica de agradecimento
O objetivo desta dinâmica é estimular a gratidão nas pessoas e fazê-las perceber também, no seu dia a dia, os motivos para serem gratas aos colegas, por exemplo. Em círculo, os participantes devem ser convidados a completar a frase “Eu Agradeço…”.
O instrutor pode estimular e começar dizendo: “Eu agradeço por este encontro, pela troca de conhecimentos, pela participação e pela permissão de todos em estarem aqui”. Do mesmo modo, todas as pessoas devem fazer o seu agradecimento, sempre destacando um aprendizado ou um ensinamento que aquele momento trouxe e deixando uma mensagem positiva para o grupo. Ao final, as pessoas podem se abraçar e encerrar com um grito de guerra.
4. Dinâmica das mensagens
A dinâmica das mensagens serve para concluir encontros, especialmente os que foram mais longos ou que geraram aprendizados coletivos mais intensos. No encerramento, o líder deve distribuir pedaços de papel e canetas coloridas para que cada um escreva, em algumas frases, o que aquele encontro significou para si.
As mensagens também podem conter agradecimentos aos realizadores do evento e manifestações de carinho aos amigos que estiveram presentes no encontro, podendo ter os nomes citados. Depois que todos escreverem as suas mensagens, elas deverão ser coladas em um grande painel de gratidão, de modo que todos possam ler aquilo que os amigos escreveram após terem participado do evento.
5. Dinâmica dos desenhos
A dinâmica dos desenhos é uma variação da dinâmica das mensagens. Nesse caso, em vez de solicitar que os participantes escrevam uma mensagem explicando o significado que aquele encontro ofereceu, a ideia é pedir a eles que façam um desenho para expressar as suas opiniões e aprendizados. Essa dinâmica costuma ser mais utilizada com crianças, embora também possa ser realizada com adultos.
Para isso, distribua papéis e lápis coloridos. Se desejar, a dinâmica também pode ser feita por meio de colagens de imagens de revistas velhas, de modo que cada pessoa construa uma colagem que expresse o seu sentimento ao término do evento. Para isso, distribua tubos de cola e tesouras.
Ao final da fase de criação, permita que cada participante apresente o seu trabalho e explique o seu significado ao grupo. Depois, peça que cada um cole a sua pequena obra de arte em um mural, para que fique exposto em algum corredor.
6. Dinâmica do diploma afetivo
A dinâmica do diploma afetivo é realizada da seguinte maneira: o líder deverá entregar a cada pessoa um papel em branco que será o seu diploma por participar daquele evento ou encontro. A pessoa deverá escrever o seu nome no papel com uma caneta e, com uma fita adesiva, grudar o papel nas suas costas.
As pessoas, então, deverão circular pelo ambiente, escrevendo nas costas dos companheiros (no diploma afetivo) uma mensagem de amizade, carinho, agradecimento, enfim, o que quiserem para cada amigo que participou do evento. Assim, após o encerramento, cada pessoa poderá levar para casa um diploma afetivo, com as mensagens dos colegas.
Conclusão
As dinâmicas de encerramento são atividades práticas e interativas que têm como foco concluir um evento e permitir que as pessoas expressem as suas opiniões e os aprendizados que foram obtidos ao longo da participação. São momentos especiais, não apenas porque permitem que cada pessoa se expresse de alguma maneira, mas também porque possibilitam que os participantes aprendam uns com os outros, tornando a dinâmica ainda mais especial.
Gostou de aprender sobre as dinâmicas de encerramento? Se o seu objetivo é evoluir ainda mais na sua carreira e potencializar as suas competências e habilidades comportamentais e técnicas, invista em coaching. Faça o Professional & Self Coaching — PSC; torne-se um coach de sucesso e utilize esse conhecimento extraordinário para alavancar ainda mais os seus resultados profissionais e pessoais!
E você, ser de luz, já participou de dinâmicas de encerramento? Como foi a sua experiência? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!