As dinâmicas em grupo têm sido desenvolvidas há décadas nas empresas para avaliar os profissionais e desenvolvê-los para trabalhar em equipe. Neste sentido, a Dinâmica do Barco é uma das que mais corroboram para unir os colaboradores em prol de uma realização. Os gestores podem aplicar esta atividade quando sentirem que seu grupo não está totalmente coeso ou que enfrenta dificuldades de socialização, integração e empatia entre os seus membros.

Separei as Melhores Dinâmicas em uma lista incrível!
Clique e confira esse ebook maravilhoso feito pra você!

Dinâmica do Barco: Trabalho em Equipe

Os colaboradores que participarem dessa dinâmica conseguirão estabelecer uma comunicação mais efetiva entre si, mesmo que sem usar palavras. O trabalho em equipe nem sempre é simples dentro de uma empresa, haja vista que, em muitos casos, é necessário driblar o ego e as dificuldades dos envolvidos. Por isso, realizar esse tipo de interação se mostra tão interessante e importante.

Como Aplicar a Dinâmica do Barco

A seguir vou te ensinar a como aplicar a dinâmica do barco com o objetivo de aproximar a sua equipe.

Mecânica do Exercício do Barco

O primeiro passo é solicitar que o grupo se divida em três equipes. Os organizadores da dinâmica devem, então, escolher três indivíduos para analisar o decorrer da atividade.

Em seguida, os organizadores devem explicar para os participantes que a tarefa a ser realizada é construir um barco de acordo com instruções contidas numa folha de papel que lhes será entregue. Entretanto, cada equipe construirá um barco de tamanho diferente: pequeno, médio e grande.

PSC

Nos três primeiros minutos, os profissionais não podem falar e a comunicação será feita somente por mímica. Os responsáveis por analisar o trabalho em equipe poderão observar, mas não poderão anotar nada nesse período. Então, nos três minutos seguintes somente o líder da equipe poderá se comunicar.

Finalmente, nos quatro últimos minutos, todos poderão se pronunciar e dar opiniões para que o barco seja construído. Durante todo esse tempo, os observadores devem ficar atentos ao trabalho das equipes.

No final da dinâmica, os observadores serão chamados para dizer se aconteceu algo fora do previsto no grupo que estavam monitorando. Os líderes serão chamados em seguida para apresentar os resultados e para que os organizadores possam definir quem se saiu melhor, vencendo a dinâmica do barco.

Objetivos

A dinâmica do barco é trabalho em equipe e tem como objetivo fazer com que os membros do departamento participante se comuniquem com mais efetividade, percebendo que, mesmo com restrições, como não falar, ele conseguem juntos realizar uma tarefa. Os indivíduos perceberão que somente com uma comunicação efetiva, eficiente e capacidade de negociação podem realizar as principais demandas do dia a dia.

Gostou de conhecer a Dinâmica do Barco? Conhece outros exercícios para a melhoria da comunicação e do trabalho em grupo? Compartilhe abaixo, aproveite e use esta dinâmica em prática com os seus colaboradores!

Quer mais uma dica incrível para resgatar a união da sua equipe? Assista meu vídeo.