Você provavelmente já viu em filmes, na TV ou mesmo pessoalmente, um grupo de pessoas que se vestem de palhaço para fazer visitas em hospitais. Trata-se de um projeto muito bonito chamado Doutores da Alegria, que tem como objetivo levar diversão para crianças que estão internadas passando por tratamentos de saúde. Mais do que alguns momentos de distração, é comprovado que esse tipo de ação auxilia no alívio de sintomas e, até mesmo, na melhora de quadros de diversas doenças. Continue acompanhando e saiba mais sobre essa ação tão bonita.
Contents
Como Surgiu o Projeto Doutores da Alegria?
O projeto Doutores da Alegria foi fundado em 1991 por Wellington Nogueira, um brasileiro que tem formação no teatro. Ele se baseou no projeto Big Apple Circus Clown Care Unit, que foi criado nos Estados Unidos por Michael Christensen, um palhaço de formação que resolveu levar a sua arte para os hospitais, a fim de amenizar o clima triste que esses locais costumam ter. Wellington trabalhou na Clown Care durante um período e, então, após ser transformado por essa experiência, resolveu trazer essa ideia para o Brasil.
Foi assim que surgiu a ONG Doutores da Alegria, que já realizou quase dois milhões de visitas a hospitais nas cidades de São Paulo e Recife e continua fazendo crianças e adultos sorrirem através da arte e do amor. Em seus quase 30 anos de história, o projeto é mantido através do apoio de patrocinadores e, também, das apresentações que eles realizam pelo Brasil em empresas, teatros e outras instituições.
Outro ponto muito interessante sobre a ONG, que se tornou reconhecida mundialmente, é que, além das visitas a hospitais, ela conta com um programa para a formação de novos palhaços, voltado para jovens de baixa renda em situação de vulnerabilidade, ajudando-os a iniciar uma carreira artística. Na Escola dos Doutores da Alegria eles aprendem muito mais do que truques de mágica e piadas, recebendo treinamentos para ouvir e acolher as pessoas através da arte. Como se pode ver, se trata de uma iniciativa extraordinária e que visa transformar a realidade de muitas pessoas.
Os Desafios Enfrentados Pelos Doutores da Alegria no Início
A história de Wellington é ainda mais especial porque ele precisou de muita garra para transformar o projeto Doutores da Alegria no que é hoje. Afinal, atualmente é natural ver iniciativas que visam alegrar pacientes de hospitais, mas isso não era assim no início dos anos 90. Nessa época, as pessoas se mostraram resistentes, pois achavam estranho ver palhaços no meio dos hospitais, como se isso fosse comprometer a seriedade das instituições de saúde.
Porém, certo de que esse era o seu propósito e de que isso poderia impactar positivamente na vida de muitas crianças, Wellington resolveu apresentar o palhaço como um integrante da equipe médica e não como um visitante que aparecia em situações pontuais. Assim, ele desenvolveu o que nomeou como Médico Besteirologista, que atua de modo parecido com os profissionais oficiais, mas com a diferença de que vai até cada criança levar o riso, e começou a ser cada vez mais aceito.
Com o passar do tempo, muitas mudanças aconteceram no Brasil, como é o caso da criação da Política Nacional de Humanização, que visa oferecer aos pacientes do SUS – Sistema Único de Saúde, um tratamento diferenciado, considerando todos os aspectos do ser humano. Dentre as diretrizes do programa estão descritos os benefícios da atuação de palhaços entre pessoas que estavam passando por tratamentos de saúde, com destaque para crianças, e isso foi fundamental para que o projeto se tornasse cada vez mais reconhecido.
Dito tudo isso, eu te pergunto: já imaginou se Wellington tivesse desistido ao se deparar com o primeiro obstáculo? Certamente, muitos sorrisos teriam sido desperdiçados e muitas crianças e jovens não teriam sido beneficiados. Por essa razão, é muito importante que acredite nos seus sonhos e no seu potencial de realizá-los, pois a semente precisa ser plantada dentro de você em primeiro lugar, para que depois possa florescer e dar frutos.
Uma História Que Inspirou Várias Outras
Embora a atuação dos Doutores da Alegria ocorra apenas em hospitais públicos de São Paulo e Recife, essa linda iniciativa inspirou várias outras, levando pessoas das mais diferentes regiões do Brasil a criarem projetos semelhantes. Isso é fantástico e mostra o quanto podemos transformar realidades através do exemplo.
Possivelmente, em 1991, Wellington Nogueira não imaginou que sua ideia pudesse chegar tão longe, mas certamente acreditou que algo de positivo iria acontecer, mesmo que fosse apenas em um hospital, para um número reduzido de pessoas. Porém, a sua dedicação fez com que tudo se multiplicasse, impactando as crianças que estão internadas nos hospitais, os pais que as acompanham, os jovens que passam pela formação de palhaços e, claro, todos que conhecem essa bela história.
Como Se Tornar um Doutor da Alegria?
Quando conhecem toda a história do projeto, muitos se sentem tocados e desejam fazer parte da iniciativa como voluntários. Porém, é importante dizer que os Doutores da Alegria, especificamente, não possuem voluntários em sua equipe e optaram por atuar com artistas formados, que são devidamente remunerados pelo seu trabalho e que se dedicam a ensaiar e se preparar para cada visita que irão realizar a um hospital.
Mas, caso sinta esse chamado e não seja um palhaço profissional, basta que faça uma breve pesquisa para encontrar outros projetos semelhantes. Inclusive, em muitas cidades, essa iniciativa parte de estudantes de cursos voltados para a área da saúde ou de teatro, e também de igrejas. Contudo, é importante que pense bem antes de se comprometer, porque esse é um trabalho que, embora voltado para o riso, é sério e precisa de pessoas que estejam verdadeiramente dispostas a darem o seu melhor.
Caso não encontre nada, que tal criar você um projeto inspirado nos Doutores da Alegria? Além de hospitais, você poderá levar a alegria para asilos, orfanatos, creches públicas e outras instituições. Tenho a certeza de que irá promover transformações poderosas em cada uma das vidas que tocar.
Você já conhecia a história dos Doutores da Alegria? Aproveite para compartilhar este artigo em suas redes sociais e passar a informação adiante!
Copyright: Google – https://mundodapsi.com