Elogiar é exaltar algo de outra pessoa que julgamos positivo, pode ser uma atitude, uma característica, algo que ela tenha realizado. E como é bom ser elogiado, não é mesmo? É como um recado de que estamos no caminho certo e aquelas palavras nos motivam a continuar.

No artigo de hoje, falarei mais a respeito do elogio e do seu poder motivador. Continue a leitura e entenda por que deve começar a elogiar mais as pessoas ao seu redor.

Conheça o poder de um elogio

“Seu trabalho ficou incrível”; “Como você é inteligente”; “Admiro muito sua força de vontade” e vários outros tipos de elogios são capazes de realizar verdadeiras transformações no interior de uma pessoa ou, pelo menos, tornar o seu dia mais especial, o que já é muito bom.

O escritor ítalo-americano Leo Buscaglia tem uma citação bastante interessante sobre esse assunto, que diz: “Muitas vezes, subestimamos o poder de um toque, um sorriso, uma palavra gentil, um ouvido atento, um elogio honesto ou o menor ato de carinho, todos os quais têm o potencial de mudar uma vida”.

Você já tinha parado para pensar nisso, no quanto um elogio pode ser transformador? Existem pessoas que recebem elogios, se sentem incríveis com aquelas palavras e se esquecem que também podem gerar aqueles mesmos sentimentos positivos em terceiros.

A verdade é que ninguém precisa ter uma posição de autoridade na sociedade para fazer um elogio. Dentro de uma empresa, por exemplo, em que os níveis hierárquicos são bem definidos, o elogio de um colega é tão positivo quanto aquele que é dado pelo chefe. Por isso, todos deveriam se esforçar para elogiar mais e reforçar positivamente as boas atitudes uns dos outros em vez de focar apenas nos problemas.

Os elogios são muito mais poderoso do que grande parte das pessoas imagina, eles são capazes de:

  • Motivar;
  • Aumentar os níveis de felicidade;
  • Criar um ambiente positivo;
  • Transmitir bons sentimentos, como respeito, admiração, gratidão.

A ciência por trás do elogio

Cientistas japoneses reuniram um grupo de pessoas para realizar um estudo sobre o poder do elogio. Os participantes foram separados em três grupos e receberam instruções para aprenderam a executar movimentos específicos com os dedos em um teclado.

  • Os membros do primeiro grupo receberam elogios individuais do avaliador.
  • O segundo grupo presenciou outro participante receber elogios.
  • O terceiro grupo avaliou seu próprio desempenho através de um gráfico.

No dia seguinte, todos retornaram para realizar uma sequência de exercícios e mostrar o que haviam aprendido. A conclusão a que os pesquisadores chegaram foi que aqueles que receberam elogios tiveram um desempenho significativamente melhor do que qualquer um dos outros dois grupos.

Outra informação interessante que eles descobriram foi que, ao receber um elogio, a área do cérebro que é ativada é a mesma quando alguém recebe um pagamento em dinheiro. Ou seja, para o cérebro receber elogios é como receber dinheiro, mas certamente é algo que não tem preço.

Dicas para elogiar mais as pessoas

Se você fica sem saber como encontrar oportunidades para elogiar mais as pessoas ao seu redor, acompanhe as dicas a seguir.

1 – Procure intencionalmente um motivo para elogiar

Com a correria do dia a dia, são grandes as chances de deixar passar oportunidades para elogiar sem perceber. Sendo assim, procure intencionalmente um motivo para elogiar uma pessoa. Se você admira um familiar, amigo ou colega de trabalho, por exemplo, é provável que tenha muitos pontos nele dignos de um elogio, pense nisso e irá encontrar.

2 – Seja genuíno

Elogios forçados não têm valor porque a pessoa logo percebe que aquilo não foi dito de forma sincera. Portanto, jamais elogie alguém apenas para agradar ou para conseguir alguma vantagem. Se lembra da pesquisa que disse que os elogios são recebidos pelo cérebro da mesma forma que um pagamento em dinheiro? Então, não esbanje, invista sabiamente, elogiando de forma sincera.

3 – Transmita elogios para pessoas que não os ouviram

É bastante comum que pessoas elogiem outras sem que elas estejam presentes. Caso ouça um elogio direcionado a alguém que está ausente, siga a mesma lógica dos fofoqueiros, só que para o bem, transmitindo aquelas palavras. Assim, você será um emissor de mensagens positivas e que certamente deixarão a pessoa elogiada muito feliz.

4 – Seja específico ao elogiar

Ao elogiar, seja específico, diga exatamente qual é o ponto que mais admira na outra pessoa. Em vez de dizer apenas que a acha competente, aponte as situações que fizeram você constatar isso. Isso irá tornar suas palavras mais valiosas e poderosas.

5 – Elogie com naturalidade

Elogiar não precisa ser sinônimo de rasgar seda, faça com naturalidade, é isso que torna esse gesto poderoso. Se ficar repetindo demais poderá soar forçado e aí caímos na dica número 2, que fala sobre a importância de ser verdadeiro.

6 – Reforce boas atitudes com elogios

Imagine que um amigo realizou um gesto de solidariedade com um morador de rua, você soube, achou incrível e o elogiou. Suas palavras reforçaram a atitude dele, que estará mais inclinado a repetir aquele gesto. Elogiando, você está incentivando boas atitudes e isso é maravilhoso!

7 – Elogie empresas que prestarem um bom serviço

Como clientes, buscamos sempre produtos e serviços de qualidade e é obrigação das empresas nos fornecerem isso. Contudo, sempre que algum estabelecimento fizer algo de positivo que te surpreenda, seja pelo atendimento ou pelo produto ou serviço em si, elogie.

Hoje, as redes sociais permitem que façamos isso de forma pública, tornando as palavras ainda mais poderosas. Para um negócio, principalmente os menores, ter boas avaliações é muito bom, além de servir como incentivo para que continuem evoluindo.

Os elogios não fazem bem apenas para quem os recebe, mas também a quem os faz. A partir do momento em que decidir focar nas características e atitudes positivas das pessoas, estará tirando o foco do negativo e isso certamente causará uma grande transformação em sua vida.

Elogie as pessoas e seja um incentivador do bem, isso também é contribuir para um mundo melhor. Se gostou, compartilhe este conteúdo em suas redes sociais e passe a ideia adiante!