A gestão de toda e qualquer empresa deve ser baseada em indicadores, ou seja, em métricas que permitem avaliar quantitativamente se a empresa está longe ou perto do alcance de uma meta. Assim, os indicadores devem fazer parte do dia a dia de todos os seus departamentos: vendas, finanças, marketing e até mesmo da área de recursos humanos.

Nesse último, há um indicador particularmente importante que deve ser monitorado com frequência: o headcount. Neste artigo, você vai compreender o que exatamente é esse indicador e qual é a importância de acompanhá-lo. Para saber mais sobre o tema, siga em frente e tenha uma ótima leitura!

O que é headcount?

O termo headcount pode ser traduzido do inglês como “contagem de cabeças”. Resumidamente, trata-se de uma métrica da área de recursos humanos que analisa a quantidade de colaboradores em uma empresa.

A princípio, essa definição parece excessivamente simples e de pouca importância. Entretanto, com uma análise mais aprofundada, diversas estatísticas podem ser obtidas para analisar o perfil do quadro de funcionários da empresa e como isso pode impactar a produtividade e o sucesso da organização.

O segredo, portanto, não está na informação em si, mas na maneira como ela é analisada e naquilo que pode ser feito com ela, no que diz respeito à gestão empresarial. O fato de uma empresa ter muitas mulheres, muitos jovens ou muitas pessoas idosas, por exemplo, pode significar estilos de gestão diferenciados.

Por que é importante monitorar o headcount?

O headcount é um indicador relativamente simples, dentro da área de recursos humanos/gestão de pessoas. No entanto, são vários os fatores que justificam a necessidade de acompanhar essas métricas, sendo que muitos deles impactam diretamente o sucesso do negócio. Confira os principais motivos para acompanhar esse indicador na sequência.

1. Analisar estatisticamente o perfil dos colaboradores

O headcount permite que a empresa conheça as estatísticas gerais dos seus colaboradores, o que pode incluir: gênero, faixa etária, raça, admissões e demissões por ano, distribuição por filial/departamento, estado civil, faixa salarial, grau de instrução, cargo, função, e por aí vai. É importante conhecer esses dados, pois eles permitem que a empresa tome decisões mais coerentes com o perfil de colaboradores. Acompanhar os salários, por exemplo, é importante à saúde financeira da empresa.

2. Avaliar a produtividade das equipes

Se duas filiais de uma empresa têm a mesma quantidade de colaboradores, o que explica que uma tenha um desempenho tão superior à outra? Os dados do headcount podem gerar esse tipo de questionamento, sobretudo no que diz respeito à produtividade de equipes, departamentos, filiais etc. Assim, esse pode ser um ponto de partida para investigações da área de recursos humanos, a fim de identificar as causas dos problemas de produtividade e propor uma solução eficaz para eles.

3. Verificar a necessidade e planejar novos processos seletivos

Monitorando o headcount e cruzando esses dados com a produtividade das equipes, fica mais fácil que o setor de RH verifique a necessidade de desligar ou de contratar novos profissionais. Dessa forma, a área consegue se organizar melhor para saber os cargos e funções que precisam ser abertos e dar início ao processo de recrutamento e seleção. Tudo isso deve ser planejado, considerando a situação financeira da empresa, o processo de onboarding, a adaptação do novo colaborador, e por aí vai.

4. Estimular a diversidade

Será que é interessante que uma organização tenha 90% de homens e apenas 10% de mulheres? Ou que tenha 80% de colaboradores com mais de 40 anos e apenas 20% mais jovens? Esses estudos estatísticos podem revelar a desigualdade do mercado de trabalho, mesmo dentro de uma empresa.

A falta de diversidade pode fazer com que profissionais sempre do mesmo perfil sejam contratados, com as mesmas formações, as mesmas bagagens, as mesmas experiências. Isso tende a “empobrecer” as decisões organizacionais, pecando pela falta de inovação, criatividade e pontos de vista distintos.

5. Adotar uma gestão orçamentária mais estratégica

Ao conhecer melhor a quantidade e o perfil dos colaboradores de uma empresa, também é possível administrar o seu orçamento de modo mais estratégico. Assim, faz sentido investir mais nas filiais que têm mais colaboradores, por exemplo.

Ou então, seria importante priorizar planos de saúde familiar, caso perceba-se que a maior parte dos colaboradores já constituiu família. Outro exemplo é fazer parcerias com instituições de ensino, caso haja muitos jovens no quadro da organização. São insights que só o headcount pode oferecer!

6. Desenvolver ações de endomarketing mais eficazes

O endomarketing é o marketing interno, ou seja, um conjunto de ações que motivam e estimulam os próprios colaboradores da empresa a sentirem-se bem por fazerem parte do time. Quanto mais o RH conhecer o perfil dos colaboradores, mais ele conseguirá desenvolver ações atrativas para esse público. Faria sentido, por exemplo, oferecer viagens em família aos profissionais, sendo que 90% deles são solteiros? É esse tipo de noção que o headcount pode oferecer às empresas que o adotarem.

7. Acompanhar as possibilidades de novas lideranças

Por fim, outro aspecto que as empresas podem acompanhar por meio do headcount é o surgimento de novas lideranças. Dentro de cada área, quantas pessoas têm perfil de liderança e podem suceder os líderes atuais? Quantos colaboradores tendem a ser promovidos nos próximos meses? Que tipo de treinamentos será oferecido a esses profissionais? Como isso pode impactar as finanças da empresa? Perceba quantas questões podem surgir apenas pelo acompanhamento do headcount.

O headcount, portanto, é muito mais do que a simples contagem de profissionais. Ele é um instrumento de acompanhamento estatístico do quadro de colaboradores da organização, o que gera informações essenciais para o desenvolvimento de ações mais eficazes: gestão orçamentária, processos seletivos, promoções, ações de endomarketing, avaliação de desempenho e produtividade, oferecimento de treinamentos e até mesmo o estímulo à diversidade.

E você, ser de luz, conhecia a importância do headcount para as organizações? Como esses dados são utilizados no seu ambiente de trabalho? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!