Quando se é um líder, a tomada de decisão é uma de suas principais responsabilidade, pois como é guia do grupo, o gestor deve sempre estar preparado para agir e saber quando é o momento certo de avançar e também de recuar.
Para isso, é importante que as lideranças da empresa conheçam bem as suas alternativas para não agir de forma errada nos momentos onde precisam ser assertivas e inteligentes. O ideal é então conhecer quais são os tipos de tomada de decisão que sejam adequadas a cada situação e que realmente tragam efeitos positivos à empresa, aos seus profissionais e clientes.
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Conheça 5 Tipos de Tomada de Decisão
Para que o líder saiba qual é a melhor forma de agir é importante que ele conheça bem quais são as ferramentas que podem ser usadas em seu processo decisório, bem como os fatores que influenciam diretamente nestas decisões. Vamos conhecer então quais são os cinco tipos de tomada de decisão:
Decisão baseada no Instinto
Este é o tipo de decisão baseado em nossos instintos, naquilo que nasce conosco, que está em nosso DNA e, que nos fazer agir, sem mesmo nós termos sido, conscientemente, ensinados de como fazer algo. Um bom exemplo é quando somos recém-nascidos. Quem nos ensinou a mamar? Ninguém! Porém, por um instinto nato de sobrevivência já buscamos o peito de nossa mãe para nos alimentar.
No trabalho, o gestor pode acabar tomando uma decisão por instinto quando, por exemplo, percebe que seu colaborador cometeu um erro e, no impulso acaba assumindo seu erro para não comprometer seu emprego na empresa. Como é uma decisão impensada, tem grandes riscos de dar errado, pois antes de tomá-la, o líder não mediu suas consequências. Portanto, esta não é a melhor maneira de agir para um líder.
Decisão baseada em Crenças Subconscientes
Neste caso já não é a forma da memória do DNA que fala mais alto, mas sim as crenças subconscientes que acumulamos desde a infância e que nos fazem tomar decisões com base nos paradigmas que acreditamos serem as verdades a serem seguidas. Como tal, estas ideias podem ser tanto positivas como negativas e dependem muito do conjunto de crenças que o profissional alimenta. Neste caso, o processo de tomada de decisão também não é racional, sendo estimulado por sentimentos e emoções que nem sempre são os melhores. Fique atento!
Decisão baseada em Crenças Conscientes
Neste tipo de decisão, podemos dizer que já avançamos um nível, uma vez que neste caso as deliberações são feitas de forma consciente, ou seja, racional. Aqui a reflexão guia a decisão do líder e não um comportamento inconsciente, dando espaço para a análise da situação e posterior decisão.
Para isso, o gestor usa suas experiências passadas, sua expertise para entender o que deve ser feito agora e tentar entender como isso vai se refletir no futuro, tornando sistêmica sua visão.
Decisão baseada em Valores
Como próprio nome sugere, este tipo de tomada de decisão é baseado nos valores da pessoa, no que ela acredita ser o certo e nos preceitos que guiam suas crenças e sua vida pessoal e profissional. Como tal, dependem diretamente da formação do caráter do indivíduo e do que ele pensa sobre o mundo, as empresas e as pessoas e de seus objetivos no momento presente.
Líderes com valores positivos são aqueles que conseguem tomar decisões baseadas numa visão do todo, pois comungam de emoções e sentimentos que lhe permitem tomar decisões de forma íntegra, coerente e justa. Já quando o contrário acontece, vemos chefes agindo de forma parcial e sempre privilegiando mais a si mesmo do que sua equipe ou a própria empresa.
Decisão baseada na Intuição
Este tipo de decisão baseado no “feeling” é uma forma que não se assemelha a numa das abordagens anteriormente apresentadas. A justificativa talvez não seja consciente nem inconsciente, mas baseado em algo que não pode ser completamente explicado e que se reflete de uma sabedoria que orienta a decisão do gestor.
Com tantas formas de analisar uma situação, pode parecer irracional ser levado pela intuição, porém, em muitos casos, é esta sensação inexplicável que guia as decisões do empresário, empreendedor e dos líderes da empresa.
O Que Levar em Conta Antes de Tomar as Decisões
Explique os Motivos de Suas Decisões
Todo bom gestor deve ter o cuidado de não parecer e ser autoritário para os demais. Dessa forma, a melhor maneira de tornar as suas decisões menos passíveis de gerar conflitos é explicar quais os motivos que te levaram a ela. Para que haja uma boa tomada de decisão é essencial evitar qualquer mal-estar com os demais, mesmo que sejam subordinados a você, pois todos são importantes na qualidade do ambiente.
Controle Suas Reações
O ser humano é um ser emocional e não tem como desligar as emoções só porque bateu o cartão na empresa. Dessa forma, indico que, antes de tomar decisões, responder a uma situação potencialmente estressante, você estabeleça sua autorregulação e faça uma contagem interna até dez. O controle de reação nos ajuda a agir mais racionalmente tendo, assim, uma gestão inteligente, e não deixando que o estresse emocional tome conta.
Seja Resiliente
O jogo de cintura para se adaptar a novas situações é o que diferencia os profissionais bem-sucedidos daqueles que permanecem sempre na mesma posição na empresa. Para que sua tomada de decisão seja positiva no trabalho é importante desenvolver a resiliência, capacidade de se adaptar e não se abalar com todos os problemas que acontecem. Tenha sempre em mente quais são os potenciais problemas que podem surgir no dia a dia e tenha estratégias de ação.
Controle as Expectativas
Quando temos expectativas e as mesmas não são alcançadas, nos decepcionamos e acabamos perdendo o equilíbrio. Por isso, quando uma expetativa não se tornar realidade, tente ser flexível e se adaptar à sua realidade.
Não se Preocupe Com o Que Não Pode Ser Mudado
Algumas circunstâncias no meio corporativo, por mais que você se esforce, não poderão ser mudadas. Nesse sentido, não se preocupe com aquilo que você não pode alterar, isso só sugará a sua energia e equilíbrio
Não Discuta
Toda tomada de decisão gera algum debate, embora todo debate é bem-vindo e produtivo no ambiente de trabalho, pois através dele, todos têm espaço para expor suas ideias e contribuir positivamente com os processos da empresa. Porém, o resultado é outro se você transforma uma simples conversa em uma discussão. Para evitar esse contexto, ouça com atenção os argumentos da outra pessoa, converse com calma, utilize um tom de voz adequado e se for necessário, reflita sobre a relevância do assunto e altere o motivo da conversa.
Pense Antes de Falar
A impulsividade é características de pessoas nervosas. Não pensam antes de falar. Quando estiver numa situação de tomada de decisões em que você percebe que está ficando nervoso, antes de reagir, pare. Respire fundo, se for o caso pare o que está fazendo por um momento, pela licença e pense sobre o que está ocorrendo e escolha a melhor maneira de agir.
Questione ao Invés de Debater
Antes de começar uma discussão, um debate entre algum colega, melhor procurar se questionar ao invés de dar continuidade à discussão. Esse exercício de fazer questionamentos com você mesmo, vai fazer com que fique mais calmo, mesmo se o clima esteja sob pressão. Agindo assim, você pode avaliar a situação sob um novo contexto. Isso só não ajuda nas tomadas de decisões mas também nos seus relacionamentos pessoais.
Respire Fundo
Respirar é ótimo para manter o cérebro ativo e se equilibrar. Bom para manter o comportamento profissional adequado e para dar tempo de pensar numa atitude também adequada.
E ai, qual é o tipo de tomada de decisão que mais condiz com sua liderança? Qual é mais presente em sua personalidade? Comente abaixo!
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