As empresas de qualquer segmento enfrentam hoje em dia um obstáculo importante: a concorrência. Por isso, não adianta apenas pesquisar e investir nas tecnologias e nos conhecimentos específicos da sua área de atuação. É preciso também investir em gestão, isto é, na maneira como a empresa é administrada e como os seus processos são conduzidos.

A maturidade de gestão deve ser um objetivo a ser alcançado por qualquer organização. Ela consiste em um nível alto de qualidade e de padronização de processos, que estrutura e que garante a eficácia e a eficiência das atividades realizadas diariamente. A seguir, confira em que consiste esse conceito e como pode ser aplicado no seu negócio. Boa leitura!

Maturidade de gestão: o que significa?

O conceito de maturidade de gestão se refere ao grau de desenvolvimento da gestão dos seus negócios. Essa metodologia é composta por diferentes estágios, do mais primitivo ao mais avançado, para diagnosticar a maneira como a empresa conduz e administra os seus processos internos.

Isso é fundamental para definir políticas estratégicas que promovam melhorias contínuas e que, efetivamente, contribuam para melhorar os resultados da organização, auxiliando na superação da concorrência. Para isso, porém, primeiro é necessário conhecer o grau de maturidade da gestão da sua empresa.

Quais são os 5 níveis da maturidade de gestão?

A maturidade de gestão de uma empresa pode ser classificada de acordo com os 5 níveis a seguir.

Nível 1: ausência ou ineficácia de processos

Nesse nível mais primitivo, os processos até existem, mas são conduzidos pelos colaboradores. Isso quer dizer que a empresa não tem uma forma padronizada de agir, de modo que cada funcionário desenvolve o seu próprio sistema — o que é um problema, já que não há uniformidade e que qualquer troca de funcionários causará mudanças nas atividades. Isso provoca atrasos, informações incompletas, retrabalhos e dificuldade de monitoramento da execução das atividades e dos seus resultados.

Nível 2: gestão informal

No segundo nível, o gestor desenvolve algum modelo de gestão de processos, mas ele ainda precisa supervisionar constantemente os funcionários para verificar se o modelo está sendo colocado em prática. Os padrões existem, mas ainda não foram oficialmente registrados e comunicados a todos os colaboradores. A gestão existe apenas na palavra, mas não há um lugar onde os padrões e normas estejam reunidos e registrados. Assim, a rotatividade de colaboradores pode colocar a gestão em risco.

Nível 3: controle mínimo

A partir do terceiro nível, as atividades começam a ser mais eficazes, pois já há uma documentação acerca dos padrões da sua realização. Todavia, a dificuldade é colocar em prática os padrões definidos pela empresa. Basicamente, os gestores ensinam esses padrões de processos aos novos colaboradores, mas ainda não há uma fiscalização para saber se os funcionários estão colocando esses processos em prática. As ferramentas começam a ser utilizadas, mas não da maneira ideal.

Nível 4: gerenciamento eficaz

No quarto nível, a gestão já é considerada madura, no sentido de que os processos e atividades realizados na empresa são adequadamente documentados e sistematizados. O modo de fazer as coisas é informado a todos os colaboradores, que são cobrados sobre estarem ou não seguindo os padrões da empresa. Tarefas são monitoradas, e problemas e gargalos conseguem ser identificados antecipadamente. O desempenho dos diferentes setores, inclusive da área financeira, pode ser previsto.

Nível 5: gerenciamento otimizado

Por fim, o quinto e último nível consiste no chamado gerenciamento otimizado. Nesse caso, os processos da empresa são adequadamente sistematizados e documentados. Os dados de desempenho são obtidos regularmente, o que favorece não apenas a resolução dos problemas diagnosticados, como também a identificação de possibilidades de melhorias, criando um ciclo contínuo de progresso e evolução. Os padrões são seguidos e começam a ser constantemente aperfeiçoados.

Como verificar a maturidade de gestão do meu negócio?

Agora que você já compreende o conceito de maturidade em gestão, talvez esteja se perguntando sobre os meios para identificar o estágio em que se encontra o seu negócio, não é mesmo? Nesse caso, confira as 4 etapas a seguir.

1. Conheça o conceito de maturidade de gestão

O primeiro passo você já realizou: ler este artigo e compreender o conceito de maturidade de gestão. Entenda como esse termo é aplicado ao seu negócio, lembrando que cada empresa é única e tem as suas próprias características. Por isso, não seja generalista. Verifique como é a gestão da sua empresa, considerando as características da sua cultura organizacional e do próprio segmento em que o seu negócio está inserido.

2. Reconheça o grau de maturidade da sua organização

Analise o momento vivido pela sua empresa e compare as suas percepções com as descrições de cada nível, que aparecem acima. A partir dessa comparação, você será capaz de identificar o nível de maturidade de gestão da sua organização, permitindo que você haja de acordo com ele. O diagnóstico do momento atual é o ponto de partida para o desenvolvimento das suas estratégias de desenvolvimento. Assim, você será capaz de alcançar os estágios mais avançados da maturidade em gestão.

3. Identifique as possibilidades de melhoria

Você tem processos definidos para cada atividade realizada na sua empresa, ou eles estão nas mãos de cada funcionário? Os processos são padronizados? Eles estão documentados em algum lugar oficial? Eles são ensinados aos colaboradores? Há ferramentas que facilitem o monitoramento da execução de cada tarefa? Os resultados obtidos são monitorados para embasar as tomadas de decisão? Após reconhecer o nível em que a sua gestão está, identifique os aspectos em que ela precisa melhorar.

4. Defina o que é prioridade

Não adianta querer melhorar os resultados obtidos se a sua empresa nem sequer tem padrões para os processos internos. É importante que o gestor conduza uma atividade de cada vez, definindo o que deve ser priorizado pela gestão para alcançar os seus objetivos gradativamente. Documente essas informações, acompanhe os resultados de cada etapa e só prossiga para a etapa seguinte quando o processo anterior tiver sido resolvido. Seja paciente e analítico em cada ação.

Como você pode perceber, a maturidade de gestão é uma escala que avalia a gestão das empresas no que diz respeito à sua capacidade de definir padrões para os seus processos, documentá-los, informá-los aos colaboradores, colocá-los em prática e monitorar os seus resultados para gerar uma melhoria contínua. É algo trabalhoso, mas que vale a pena para alcançar os objetivos da organização e superar a concorrência.

Agora que você já compreende o conceito de maturidade de gestão, consegue identificar o nível de maturidade da sua empresa? Quais aspectos precisam ser desenvolvidos nela? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!