Equipe participando de reunião, colaborando e mostrando como a Teoria U realmente ajuda na produtividade

Syda Productions/Shutterstock Por meio da Teoria do U os profissionais podem se tornar mais participativos e produtivos em seu trabalho

A chamada Teoria U nada mais é do que um conjunto de métodos, ferramentas e práticas com o intuito de aprimorar resultados e propor melhorias dentro de empresas, organizações ou qualquer sistema social. Desenvolvida pelo professor economista Otto Scharmer, surgiu a partir da dificuldade de promover mudanças ligadas a diferentes fatores como falta de habilidades, falta de recursos, falta de planejamento, pessoas incapacitadas, por exemplo.

Neste sentido, a teoria U veio para ajudar gestores e empresários a encararem seus problemas e dificuldades cotidianas através de comportamentos, pensamentos e atitudes que efetivamente gerem mudança e transformação tanto pessoal quanto profissional. Trata-se de uma forma de planejar, traçar e executar processos de mudança de forma conjunta a partir de três fases: sentir, presenciar e realizar.

Etapas da Teoria U

Confira cada uma das três etapas que a teoria U apresenta e como funciona cada uma delas:

Sentir –

Trata-se da atitude de perceber, reconhecer e identificar a realidade vivida de forma intensa, genuína e pessoal.

Presenciar

Refere-se à habilidade de propor soluções e resultados diferentes além do que se está acostumado.

Realizar –

Consiste na capacidade de realizar as mudanças propostas, ou seja, colocar as ideias em prática.

Sendo assim, para que cada uma dessas etapas aconteça é necessário avaliar o que aconteceu, como aconteceu e o interesse mútuo de realizar cada uma das mudanças propostas.

Esta teoria é representada pela letra U que relaciona a descida como a compreensão da situação e realidade atual onde os indivíduos estão inseridos, a base representa o ambiente para a reflexão individual e conjunta e a curva representa a implementação das mudanças onde às ideias e soluções são executadas.

Teoria U e Benefícios à Liderança

A teoria U pode ser um excelente aliado para apoiar e ajudar líderes, gestores, empreendedores e administradores a maximizarem e ampliarem a capacidade de desenvolver seus liderados e, juntos, lidarem com os desafios e conflitos, aumentando, assim, seus resultados e a produtividade organizacional.

Sendo assim, é necessário que os gestores eliminem seus pré-conceitos, julgamentos, crenças, ideias e opiniões pré-estabelecidas e busquem soluções e conhecimentos que ainda não possuem para as respostas que procuram.

Isso quer dizer que, se uma determinada empresa enfrenta uma dificuldade, por exemplo, é necessário que os líderes parem de focar apenas na “raiz visível” do problema e passem a refletir em opções que ainda desconhecem e, ainda, observar e ouvir seus subordinados, suas opiniões e propostas de melhoria. Trata-se de uma forma inovadora de “pensar fora da caixa”, de deixar de seguir os padrões acostumados para fazer diferente.

Você já conhecia o que é a teoria U? Deixe o seu comentário e contribua com o conhecimento!