Se há um fato que é inquestionável nos nossos tempos é o de que a concorrência e a competitividade entre as empresas têm aumentado consideravelmente em basicamente todos os ramos de atuação. Por isso, todo e qualquer esforço merece atenção na hora de conquistar novos clientes e promover a sua fidelização, a fim de vencer essa “guerra”.

Por isso, é natural que as organizações queiram estar cada vez mais próximas e acessíveis aos seus clientes e potenciais consumidores. A esse fenômeno dá-se no nome de capilaridade empresarial. A seguir, você vai conhecer mais a fundo esse conceito e vai conferir algumas dicas para que ele possa ser efetivamente colocado em prática nas organizações. Boa leitura!

Compreendendo o conceito de “capilaridade empresarial”

Pense na rede de distribuição de água da sua cidade. Ela consiste em tubos enormes que captam a água das fontes naturais e a conduzem aos reservatórios, onde o líquido é tratado. Depois disso, a água é distribuída nesses grandes tubos para cada região da cidade. Após isso, ela é conduzida por tubos cada vez menores a cada bairro, a cada rua, a cada casa, até chegar ao seu chuveiro por meio de um cano bem menor.

Esse sistema recebe o nome de capilaridade, ou seja, a capacidade de distribuir algo à população por meio de canos cada vez mais finos. “Capilar” é uma palavra que significa “relativo ao cabelo”, o que expressa uma metáfora para o quão finos esses canos podem ser.

Conhecendo o conceito original de capilaridade, podemos compreender que ele é utilizado também metaforicamente para expressar a capacidade que uma empresa tem de penetrar na sociedade e levar as suas soluções para o máximo possível de pessoas, aumentando a sua abrangência. Assim como a água chega às nossas casas, também as empresas pensam em redes de distribuição para os seus produtos e/ou serviços que sejam eficazes e que melhorem a sua competitividade.

3 aspectos para entender a capilaridade empresarial

Podemos compreender o conceito de capilaridade empresarial com base em 3 elementos: estratégia, porte e distribuição.

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A estratégia consiste na definição de um conjunto de ações que ajudam a empresa a crescer no seu segmento. O porte significa tornar a empresa maior e mais expressiva no seu ramo, conquistando mais clientes, aumentando as vendas e expandindo a sua atuação. Já a distribuição se refere à capacidade da empresa de ser acessível ao maior número possível de pessoas, superando as limitações geográficas.

Sendo assim, a capilaridade é de interesse de toda e qualquer organização que deseja crescer, o que ocorre de diferentes maneiras: conquistando novos clientes, diversificando as soluções oferecidas e ampliando o seu poder de alcance geográfico.

Em linhas gerais, podemos compreender a capilaridade empresarial como um conjunto de estratégias para prospectar novos clientes e ampliar as suas redes de atendimento e distribuição de produtos/serviços.

6 recomendações para desenvolver essa característica na sua empresa

Compreendendo bem o significado da capilaridade empresarial, você deve estar se perguntando sobre as ações que podem ser tomadas para desenvolvê-la na sua empresa, não é mesmo? Sendo assim, confira as 6 recomendações que separamos a seguir.

1. Conheça o seu cliente atual

A primeira etapa para desenvolver a capilaridade empresarial é conhecer bem o seu cliente atual. Verifique os registros da sua base de dados de clientes e mantenha-a sempre atualizada. Faça levantamentos estatísticos sobre faixa etária, gênero, classe socioeconômica, geolocalização, desejos/necessidades, frequência de compra, valor médio de receita gerada etc. A ideia é reunir esses dados como base para tomar todas as futuras decisões estratégicas, identificando de que forma é possível expandir.

2. Invista em um atendimento de qualidade

O atendimento é a porta de entrada da empresa. Se ele não for positivo, o cliente desiste e parte para a concorrência. Diante disso, treine adequadamente a sua equipe de atendentes, tanto presenciais como online. Torne a sua empresa acessível no máximo de possível de canais, como lojas físicas, chats, telefones, e-mails, redes sociais etc. Mantenha esses canais integrados e sempre funcionando, de modo que a experiência do cliente seja rápida, eficaz e com acesso às informações de que precisa.

3. Construa relacionamentos duradouros

As empresas precisam se preocupar não apenas em conquistar consumidores, mas também em promover a sua fidelização, construindo com eles relações de longo prazo. Assim, mantenha contato com os seus clientes, procurando mergulhar no universo particular de cada um. Faça recomendações personalizadas e envie a eles materiais com conteúdos interessantes. Além disso, conheça a cultura dos novos locais onde a sua empresa deseja fazer expansões da sua área de atuação.

4. Fique atento ao frete

De nada adianta ampliar o alcance geográfico das suas operações se você não tiver estrutura física e financeira para construir e manter as suas redes de distribuição. Procure solidificar o seu negócio antes de chegar a outras localidades, pois as distribuidoras podem cobrar altos valores. Nesse momento de expansão, verifique as localidades que sejam mais estratégicas para você, faça orçamentos com diferentes distribuidoras e negocie até chegar a preços compatíveis com a sua realidade.

5. Promova campanhas de marketing e comunicação

Ao tornar a sua empresa mais acessível, você também deve comunicar a sociedade de que você existe e de que os seus produtos e serviços são repletos de benefícios capazes de transformar positivamente as vidas das pessoas. A propaganda é a alma do negócio, como se diz popularmente. Sendo assim, crie campanhas de marketing e comunicação com a linguagem adequada ao público que você pretende alcançar e nos canais de comunicação mais utilizados por essas pessoas.

6. Produza conteúdos relevantes

Ainda dentro do item anterior, criando campanhas de marketing, é importante ressaltar que, hoje em dia, quem manda na comunicação é o conteúdo. As pessoas não querem mais apenas a propaganda em si, mas sim os benefícios, as dicas, as notícias, as curiosidades, enfim, tudo aquilo que de fato possa mudar para melhor as vidas daqueles potenciais clientes. Dessa forma, publique conteúdos relevantes no site da empresa, no blog, nas redes sociais e até mesmo nos conteúdos dos e-mails.

Concluindo, a capilaridade empresarial é a capacidade que a organização tem de penetrar na sociedade, estar acessível em diferentes localidades e conquistar cada vez mais clientes. Seguindo as dicas acima, você será capaz de obter essa propriedade, desenvolvê-la e usufruir de todos os benefícios que ela pode proporcionar!

E você, ser de luz, como avalia a capilaridade da empresa em que trabalha? Em qual das dicas acima a sua organização pode fazer melhor? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!