Toda pessoa que exerce atividades profissionais precisa estudar, lapidar as suas habilidades, enriquecer os seus conhecimentos e dar o melhor de si. No entanto, além desses aspectos mais básicos, também é importante ter uma postura profissional, ou seja, um comportamento compatível com o ambiente organizacional e com as relações de trabalho.

Mas o que seria essa postura profissional? Como ela pode ser desenvolvida? Qual é a sua importância? As respostas para todas essas perguntas, você vai conferir no artigo a seguir. Siga em frente e tenha uma ótima leitura!

O que é postura profissional?

Postura profissional é o modo como nos comportamos e nos relacionamos em nosso ambiente de trabalho. Por isso, analise a sua conduta nessa área da sua vida e faça os seguintes questionamentos: como é a sua postura profissional no seu trabalho? Você é do tipo mais sério, reservado ou mais comunicativo e relacional? Qual é a imagem que você construiu ao longo da sua carreira?

Reflita e perceba como esse posicionamento impacta a visão que o outro tem de nós, como também diz muito sobre os resultados que tivemos até então. Ter uma postura profissional é muito importante para construirmos uma imagem positiva frente aos nossos colegas, líderes e clientes. Pessoas assim constroem uma reputação duradoura, o que faz com que sejam sempre lembradas com carinho, admiração e respeito.

E quem não tem um colega cuja postura chama atenção? Um líder que inspira por seus exemplos? Aquele que trata a todos com deferência e equidade, que se comunica com clareza, que é focado e comprometido, que tem uma conduta ética e que sempre age com muita compostura? Essas são qualidades essenciais e também as bases de uma carreira construída com pilares sólidos e positivos.

Como construir uma postura profissional positiva?

PSC

Não é porque alguém é mais sério e reservado que a sua postura profissional não seja positiva. Entretanto, muitas vezes encontramos colegas e chefes com uma postura realmente arrogante, agressiva e centralizadora. Ser extrovertido, por exemplo, é apenas um espectro do perfil comportamental do indivíduo.

O que deve ser levado em conta são sempre os comportamentos, as atitudes, a qualidade dos seus relacionamentos interpessoais, a sua forma de comunicação e os valores e crenças que guiam as suas ações e resultados. Assim, ter uma personalidade introvertida ou extrovertida não tem nada a ver com profissionalismo, pois são traços do indivíduo.

Portanto, independentemente de ser mais ou menos expansiva, é a forma como a pessoa se comporta no trabalho que realmente dirá a verdade sobre a sua postura profissional. O ideal é que o colaborador seja uma pessoa correta, respeitosa, ética, comprometida e produtiva. Também é fundamental que tenha bom senso, congruência e que saiba se posicionar efetivamente em cada situação.

Quais são os 4 pilares da postura profissional?

Uma postura profissional positiva depende essencialmente dos 4 elementos a seguir.

1. Responsabilidade

Ser responsável significa compreender que, ao fazer parte de uma empresa, você tem obrigações a cumprir, tendo em vista que os seus serviços estão sendo oferecidos a outras pessoas, que precisam dele. Dessa forma, a responsabilidade se nota na assiduidade, na pontualidade, no respeito aos prazos, no cumprimento das obrigações, no ato de dar satisfações a clientes e chefes, na qualidade daquilo que é feito e no cuidado com cada objeto/máquina/conhecimento cedido pela empresa.

2. Respeito e empatia

No dia a dia de trabalho, lidamos com diversas pessoas, como clientes, colegas, chefes, sócios, parceiros de negócios e até mesmo concorrentes. Essas pessoas têm diferentes personalidades, histórias, valores, objetivos, interesses etc. No entanto, mesmo em meio a tantas diferenças, há 2 elementos essenciais a todos: respeito e empatia. Respeitar é ser educado e cortês com todos. Já ser empático é colocar-se no lugar do outro, agindo com compreensão, sensibilidade e boa vontade.

3. Dedicação e crescimento

Se um colaborador foi contratado por um cliente ou por uma empresa, o mínimo que se espera dele é que ele execute as suas funções com qualidade.  Mais do que isso, porém, a postura profissional positiva vai além de fazer o que se pede. Ela também tem um componente de proatividade, que se vê na disciplina, na vontade de aprender, no estudo, no diálogo com os mais experientes, na dedicação e no desejo de crescer e prosperar dentro daquele ambiente.

4. Compreensão das particularidades da vida profissional

O ambiente profissional não é igual à nossa casa. Nele, temos regras específicas a seguir: hora para chegar, hora para sair, hora para fazer refeições, código de vestimenta, vocabulário respeitoso e um jeito mais formal de nos dirigirmos ao outro. Ninguém vai chegar ao escritório ao meio-dia, com chinelos e camiseta regata, comendo na mesa de trabalho e colocando apelidinhos nos colegas. É preciso compreender que o contexto profissional demanda mais ética, seriedade e formalidade do que a vida pessoal.

Esteja atento aos seus comportamentos profissionais

Para desenvolver a postura profissional, esteja sempre atento às suas atitudes dentro e fora da empresa e aos seus comportamentos com os seus colegas, gestores, fornecedores, parceiros, sócios e clientes. Pergunte a si mesmo se a sua postura profissional é mesmo a melhor ou a mais apropriada. Questione-se sobre os aspectos em que você pode melhorar. Pergunte a um colega ou amigo de confiança o que ele acha das suas atitudes profissionais. Receba feedbacks e use-os a seu favor.

No seu ambiente de trabalho, procure, portanto, respeitar o espaço do outro, focar nas suas demandas e tarefas, participar dos resultados, desenvolver as suas habilidades e competências, agregar valor à equipe e compartilhar experiências. Dessa forma, você poderá construir uma autoridade e uma credibilidade verdadeiras na sua carreira.

Reflita sobre qual postura profissional você quer ter e por quais comportamentos você deseja ser lembrado na sua empresa e no mercado de trabalho. A forma como nos posicionamos na vida profissional também é uma marca que deixamos — não apenas na organização, mas no mundo e nas vidas das pessoas. Pense nisso e ouse fortalecer-se (ou mesmo mudar!), pois sempre há espaço para evoluir e ser o melhor profissional que você pode ser.

E você, querida pessoa, como avalia a sua postura profissional? Em quais aspectos você pode melhorar? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!