Muita gente teme o desemprego, afinal de contas, ele compromete a renda das pessoas e a qualidade de vida das suas famílias. As contas não param de chegar, e não ter dinheiro nessas horas é aterrorizante. A situação fica ainda mais complicada quando quem perde o emprego já passou dos 40 anos.

Por diversos motivos, ficar desempregado depois da quarta década de vida é mais complicado. Neste artigo, vamos compreender por que isso é tão problemático e o que podemos fazer para prevenir/remediar essa situação. Continue a leitura e saiba mais!

Por que o desemprego representa um risco maior depois dos 40?

O desemprego é desagradável em qualquer idade, mas, depois dos 40, há alguns fatores agravantes:

  • Etarismo e estereótipos: alguns empregadores podem ter uma visão estereotipada dos colaboradores com mais de 40 anos, de que são menos adaptáveis e produtivos e mais propensos a problemas de saúde.
  • Competição com colaboradores mais jovens: muitas empresas e setores dão preferência à contratação de colaboradores mais jovens, vistos como mais atualizados e dispostos a ganhar menos, enquanto os colaboradores mais velhos demandam salários mais altos.
  • Mudanças na vida pessoal: trabalhadores com mais de 40 anos costumam ter responsabilidades financeiras diversas e complexas, como a criação dos filhos, mensalidades escolares, sustento doméstico e planejamento da aposentadoria, o que torna o desemprego nessa idade ainda mais difícil.

Seja pelas demandas da fase da vida, seja pelas dificuldades de reinserção no mercado, o fato é que o desemprego é um grave empecilho para quem já passou dos 40. A boa notícia é que há meios de prevenir esse obstáculo.

O que fazer para evitar o problema?

Confira 8 dicas fundamentais para saber como proceder em caso de desemprego depois dos 40, seja para prevenir, seja para solucionar a questão.

  • Atualizar-se conforme as tendências do mercado

Qualquer profissional precisa se atualizar diante daquilo que o mercado exige. Isso vale não apenas para os novos conhecimentos e práticas que são adotadas, mas também para as novas tecnologias que são empregadas em cada profissão. Por isso é tão importante acompanhar as notícias e tendências, bem como reforçar a formação profissional — por meio de cursos, leituras, treinamentos, participação em eventos, obtenção de certificações etc. Se necessário, busque um novo diploma.

  • Demonstrar flexibilidade e adaptabilidade

PSC

Há uma característica nítida na vida moderna que é o dinamismo. Talvez há 20 ou 30 anos, as coisas não mudassem tão rapidamente quanto agora. Dessa forma, é necessário compreender que aquilo que é eficaz hoje pode já não ser daqui a 3 meses. É necessário adquirir uma postura de mais flexibilidade e adaptabilidade às coisas novas. As mudanças vão acontecer, e novos desafios vão surgir. Horários flexíveis, trabalho remoto e rotação de funções são alguns exemplos. Fique atento.

  • Cultivar uma rede profissional sólida

Pode ser mais difícil lidar com o desemprego aos 40, mas há uma vantagem que pode ser usada: os mais experientes provavelmente têm mais contatos. Por isso, é nessas horas que vale a pena cultivar bons relacionamentos com ex-chefes, colegas de trabalho e até de escola/faculdade. Mantenha o contato com eles, pois podem surgir boas oportunidades profissionais. Além disso, lembre-se de expandir essa rede, estabelecendo novos relacionamentos em eventos e plataformas digitais.

  • Manter o currículo atualizado, inclusive online

Atualize o seu currículo com frequência. Nesse documento, lembre-se de incluir o seu objetivo profissional, um resumo das experiências de trabalho mais relevantes, a sua formação acadêmica, o seu domínio de idiomas e as suas habilidades mais relevantes (técnicas e comportamentais). Além disso, cadastre essas informações nos portais de empregos e, principalmente, no LinkedIn, que é a rede social específica para contatos profissionais. Torne os seus dados atrativos para os potenciais empregadores.

  • Mostrar valor agregado

Por falar em tornar-se atrativo aos empregadores, quem já passou dos 40 precisa colocar em evidência as suas qualidades, principalmente as que não são encontradas tão facilmente entre os mais jovens. Em uma entrevista de emprego, por exemplo, demonstre como as suas experiências prévias o tornam mais capacitado intelectual e emocionalmente para resolver problemas, impulsionar resultados e contribuir com o sucesso da organização. Mostre a sua inteligência emocional, capacidade de tomar decisões etc.

  • Explorar opções alternativas de emprego

Se estiver muito difícil encontrar um emprego tradicional em horário integral, experimente formas alternativas de exercer a sua vida profissional. O trabalho freelancer, as consultorias, o empreendedorismo e até mesmo o emprego em meio período podem ser saídas, mesmo que temporárias. Você também pode considerar compartilhar os seus conhecimentos por meio de mentorias, aulas particulares e publicação de materiais (livros, e-books etc.). Analise as suas possibilidades.

  • Preparar-se financeiramente

O desemprego pode acontecer com qualquer pessoa e em qualquer fase da vida. Por isso, é sempre importante que as pessoas gastem menos do que ganham e que consigam, com o montante poupado, construir uma reserva de emergência. Isso diminui o estresse financeiro e permite que você tome decisões mais sábias enquanto procura por uma nova oportunidade. Especialistas afirmam que o ideal é que essa reserva de emergência seja suficiente para cobrir o seu custo de vida por 6 meses.

  • Cuidar da saúde física e mental

Por fim, não podemos deixar de citar que os cuidados com a saúde são fundamentais. Alimente-se com equilíbrio, pratique atividades físicas com regularidade, faça exames preventivos, durma adequadamente e cuide da saúde mental. Tudo isso o ajudará não só a ser um indivíduo produtivo no dia a dia, mas também a ser emocionalmente resiliente enquanto vive esse momento desafiador. O desemprego pode se estender por algum tempo, o que demanda persistência e motivação. Cuide-se!

Se você já passou dos 40 ou se está preocupado com a chegada dessa idade, coloque as recomendações acima em prática. Elas o ajudarão a manter uma vida profissional de sucesso, potencialmente evitando o desemprego — ou ao menos encontrando uma nova oportunidade mais rapidamente!

E você, ser de luz, o que tem feito para evitar o desemprego? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!