A situação financeira de uma empresa precisa ser levada a sério e deve ser administrada com muita precisão. O saldo que a empresa tem nos seus cofres é um indício do sucesso da gestão. Além disso, quanto mais dinheiro a empresa tiver, mais ela conseguirá investir em si mesma, de modo que possa crescer e prosperar ainda mais.

Nesse sentido, um dos conceitos mais importantes no que se refere às finanças das empresas é o de fluxo de caixa. Neste artigo, você vai compreender melhor em que ele consiste e de que maneiras ele pode beneficiar uma organização. Siga em frente e tenha uma excelente leitura!

O que é fluxo de caixa?

O fluxo de caixa é uma ferramenta de planejamento e controle para as finanças das empresas. Ele tem o propósito de identificar o saldo financeiro disponível em um dado momento e fazer projeções futuras. Isso permite que a empresa consiga sempre manter um capital de giro acessível, o que é importante para manter as suas atividades funcionando (pagar os colaboradores, fornecedores, impostos etc.) e investir em aprimoramentos na própria organização (novas tecnologias, reformas etc.).

Para fazer uso dessa ferramenta, é fundamental que os funcionários do departamento financeiro tenham acesso a todas as movimentações realizadas, de modo que consigam acompanhar os diferentes indicadores e mantê-los atualizados diariamente. É importante registrar:

  • Todos os recebimentos: tudo aquilo que entra de dinheiro na empresa com as vendas, sejam elas em cheque, dinheiro ou cartões, à vista ou a prazo;
  • Todos os pagamentos: as compras que a empresa faz (também à vista ou a prazo), custos, despesas, entre outros pagamentos que precisam ser feitos;
  • Projeções futuras: contemplam todos os pagamentos e recebimentos previstos para um futuro próximo, de no mínimo três meses.

Quais são os benefícios que essa ferramenta proporciona às organizações?

Como você já deve ter notado, o fluxo de caixa proporciona ao empreendedor uma visão da situação financeira da empresa no presente, com noções de projeções futuras.

Essa segurança permite que o empresário consiga gastar e investir na empresa sem comprometer os lucros. Além disso, favorece o planejamento de futuros investimentos, a organização de ações de marketing, a avaliação da necessidade de empréstimos, o planejamento de negociações junto a fornecedores, entre outros aspectos que evitam o surgimento de crises financeiras.

PSC

Naturalmente, a estrutura do fluxo de caixa de uma instituição depende do seu porte e do seu segmento, havendo variações. Após a sua execução, o resultado obtido é o saldo financeiro da empresa, que consiste na diferença entre tudo o que ela recebe e tudo o que ela paga em um determinado período. É importante que o valor obtido nessa conta seja correspondente ao que de fato consta nos caixas da empresa ou que foi depositado nas suas contas bancárias.

5 recomendações básicas de uso do fluxo de caixa

O fluxo de caixa, portanto, é uma ferramenta que possibilita um diagnóstico da situação financeira da empresa e, consequentemente, uma tomada de decisões eficaz, de acordo com o cenário identificado. Nesse sentido, podemos fazer 5 recomendações básicas para quem usa esse sistema:

  • Registre diariamente as entradas e saídas do financeiro da empresa. Sem um controle rígido e atualizado diariamente, não há como confiar na precisão do fluxo de caixa;
  • Analise todos os dias o saldo financeiro da organização para identificar a situação em que ela se encontra. Compare os dados com os períodos anteriores, de modo a identificar tendências e fazer projeções futuras;
  • Caso haja um superávit, ou seja, caso o saldo resultante seja positivo, verifique os investimentos e aplicações que podem ser feitos para que a empresa cresça, de acordo com o montante obtido;
  • Caso haja déficit, ou seja, caso o saldo resultante seja negativo, verifique a necessidade de empréstimos, capital de giro e adoção de novas estratégias para que a empresa recupere o controle das suas finanças;
  • Com base nos dados extraídos da ferramenta, faça projeções de pagamentos e recebimentos para o futuro. Isso o ajudará a executar um plano financeiro estratégico com mais precisão.

O saldo do fluxo de caixa e a gestão financeira

O saldo do fluxo de caixa da empresa é uma fotografia das finanças naquele exato momento. Portanto, não necessariamente ele indica uma crise ou um superávit expressivo, mas apenas uma situação específica. Pode ser que um fator determinado daquele dia tenha provocado uma queda nas vendas, o que não necessariamente constitui uma tendência. Isso só poderia ser identificado se um padrão se repetisse por vários dias.

Diante disso, é muito importante, naturalmente, que o saldo final do fluxo de caixa seja acompanhado todos os dias. Saldos muito altos, tanto positivos como negativos, sugerem que é preciso rever a política financeira da empresa.

Um saldo positivo muito alto, embora seja algo bacana, indica que a empresa precisa investir melhor esse dinheiro, em vez de deixá-lo parado no caixa. Isso permitirá obter rendimentos até o momento de usar essa verba. Já um saldo negativo demanda que sejam analisadas algumas questões, como o tamanho das despesas, as negociações de pagamentos com fornecedores, as crises nas vendas, entre outros aspectos.

Reversão de situações negativas e possibilidades de crescimento

Os saldos negativos no fluxo de caixa geralmente são registrados quando a empresa tem prazos menores para pagar o que deve e prazos maiores para receber o que lhe é devido. Por isso é tão importante contar com uma reserva financeira de capital de giro, de modo que a empresa tenha dinheiro para lidar com esse intervalo deficitário.

Com a utilização do fluxo de caixa, o empresário consegue identificar essas diferenças de prazo, de modo que consiga se organizar financeiramente para construir essa reserva e não deixar a empresa no vermelho durante o respectivo período. Isso evita o endividamento. Além do mais, o empréstimo sempre é uma alternativa, mas nunca deve ser a primeira solução a se considerar, pois pode provocar dificuldades futuras para pagá-lo.

O fluxo de caixa é uma ferramenta relativamente simples, que pode ser feita em um caderno, em uma agenda ou, preferencialmente, em uma planilha digitalizada. Aliás, não é difícil encontrar modelos prontos pela internet. Basta baixá-los e organizar de vez a vida financeira da sua organização!

E você, ser de luz, faz uso do fluxo de caixa na sua organização? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!