
Ljupco Smokovski/Shutterstock Pessoas generosas oferecem seu apoio ao próximo sem esperar nada em troca
A generosidade é uma força de caráter que reúne uma mistura de sentimentos positivos como compaixão e delicadeza, e descreve a tendência dominante e genuína de um indivíduo em colaborar ativamente para o bem do próximo. Isto é o que podemos chamar de bondade e amor altruísta, uma vez que para ser generoso, em primeiro plano, é preciso reconhecer a humanidade do outro, suas qualidades e limitações, e ainda assim considerá-lo merecedor do seu gesto legítimo de apreço.
A generosidade é o oposto da ganância. É uma demonstração de riqueza emocional e espiritual, e uma força que se contrapõe ao individualismo egoísta, pois o indivíduo que a tem como razão primeira, busca sempre doar o seu melhor ao outro, sem pedir nenhuma recompensa por isso.
Este gesto bondoso alimenta a autoestima, o autoconhecimento, abre caminhos, elimina barreiras, atrai sentimentos positivos e confere um sentido maior à vida do indivíduo.
Benefícios da Generosidade
- A pessoa generosa se sente mais feliz; realizada e possui mais qualidade de vida.
- O indivíduo generoso é mais engajado, solidário, disposto a cuidar do outro, prestar-lhe favores e praticar boas ações.
- Pessoas generosas são mais dispostas a fazer sacrifícios em prol de outras pessoas.
- A generosidade alimenta o amor ao próximo e confere maior significado à vida daquele que é generoso.
- Indivíduos que são generosos são vistos como exemplos e mais abertos a receber gestos de compaixão.
- A generosidade está ligada a inúmeras emoções positivas e traz tanto benefícios físicos como emocionais.
O Que Isto Revela sobre o Indivíduo ?
O indivíduo generoso é uma pessoa misericordiosa, amorosa e solidária. Tem o desejo genuíno de oferecer sua ajuda ao próximo da melhor maneira que puder. Pessoas generosas possuem a sensibilidade aguçada e sabem reconhecer com facilidade quando o outro precisa de seu auxílio, seja através de uma palavra confortante ou de uma atitude generosa. Uma pessoa generosa costuma ser engajada em causas sociais, não mede esforços para ajudar a quem precisa e, por isso, muitas vezes, pode sacrificar-se para oferecer este bem-estar.

Dmytro Zinkevych/Shutterstock Desde cedo é importante ensinar às nossas crianças a importância da generosidade!
Refletindo sobre a Força
- De 0 a 10 qual o nível da sua generosidade?
- Que atitudes atestam que você é uma pessoa generosa?
- Em que situações você acredita que ser generoso é fundamental?
- Como a sua generosidade influencia a forma como as pessoas veem você e você vê as pessoas ao seu redor?
- Em que situações e com que pessoas você se sente mais generoso?
- O que você sente quando exercita sua generosidade com uma pessoa próxima, ou mesmo, estranha?
Subutilização da Virtude
Esta pessoa considera-se generosa, sensível às necessidades alheias e, por sua natureza, busca ajudar o outro de forma pura, ou seja, por desejar seu bem, e sem a intenção de recompensa futura. Porém, muitas pessoas podem abusar de sua generosidade, de sua disponibilidade em ajudar e concentrar esta ajuda apenas em prol de si. Isso faz com que o generoso sobrecarregue-se dos problemas alheios e acabe assumindo a responsabilidade por resolver questões além de suas possibilidades.
Formas de Usar sua Generosidade
- Use a generosidade também em prol de suas necessidades pessoais e, da mesma forma que doa, esteja aberto a receber auxílio de outras pessoas.
- Lembre-se de que esta virtude é uma forma de demonstrar boas intenções, mas não o único modo de você ajudar alguém.
- Ser generoso inclui saber o momento em que devemos recuar em nossa ajuda e deixar a pessoa seguir seu próprio caminho.
- Use a generosidade para inspirar as pessoas a sua volta a doarem-se mais ao próximo.
- Procure a cada ato generoso busque aprender algo com a pessoa assistida.
- Fale a mais e mais pessoas sobre os benefícios que a generosidade pode causar.
E você, como tem exercitado sua generosidade? Tem oferecido o seu melhor ao outro e também aceitado de bom grado receber este gesto de compaixão do outro? Reflita sobre isso e compartilhe também uma experiência onde tenha recebido um ato generoso.