Quando falamos em educação, geralmente pensamos na formação de crianças e adolescentes, desde o jardim de infância até as graduações e especializações. Contudo, também é função das próprias empresas dar continuidade ao processo de educação dos seus funcionários, por mais que já sejam adultos experientes, e não jovem estagiários.
É impossível falar em gestão de pessoas sem falarmos na importância de promover a educação continuada nas organizações. Na sequência, você vai conferir as características essenciais da empresa educadora, a diferença desse tipo de empresa para a empresa treinadora, a necessidade do equilíbrio entre exigir e oferecer e os 3 pilares de uma gestão de pessoas baseada na educação.
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A essência educadora e as suas características
Uma empresa educadora é aquela que fortalece a circulação e a ampliação dos conhecimentos e das habilidades das pessoas que dela fazem parte, além dos valores e competências comportamentais que ela reconhece como fundamentais. Confira as principais características desse tipo de empresa.
1. Formação continuada
Uma empresa educadora entende que exerce um papel importante na formação das pessoas que trabalham nela. Ela não espera que as pessoas busquem formação apenas fora, mas também dentro. Por isso, cursos técnicos e graduações acadêmicas são muito bem-vindos, mas uma capacitação interna também é importante.
2. Conhecimento circulante
Em qualquer organização, o conhecimento pode e deve circular livremente. Líderes ensinam liderados, liderados ensinam líderes, e colegas aprendem livremente uns com os outros. Essa “troca” de saberes é o que fortalece as equipes. Portanto, cabe à gestão de pessoas estimular o diálogo e a integração. Pessoas aprendem e ensinam o tempo todo, e é essa a essência de uma empresa educadora.
3. Enriquecimento do repertório
O repertório de um indivíduo é composto por todos os seus conhecimentos, habilidades e experiências. Cabe às organizações oferecerem oportunidades para que o repertório dos seus colaboradores seja enriquecido. Conversas, mentorias, palestras, eventos, excursões e o acesso a livros e cursos são fatores que estimulam as pessoas a aprender mais.
O equilíbrio entre exigir e oferecer
Um dos aspectos mais criticados na postura de algumas empresas nos processos seletivos é uma quantidade de exigências incompatível com os cargos e salários. Será mesmo que o seu estagiário precisa dominar 2 idiomas estrangeiros? Esse tipo de crítica nos leva à necessidade de alcançar o equilíbrio entre o exigir e o oferecer.
A empresa pode e deve exigir alguns anos de experiência para determinados cargos, domínios de idiomas, noções de determinados programas de computação, cursos técnicos, graduações, especializações, mestrados etc. Contudo, é fundamental que haja uma proporcionalidade entre essas cobranças e aquilo que a empresa pode oferecer.
Ao ser muito exigente nas contratações, a organização deve oferecer algo em troca. Estamos falando de salários compatíveis, benefícios atrativos, um clima organizacional positivo, infraestrutura adequada e, claro, possibilidades de capacitação na própria empresa: cursos, treinamentos, workshops, palestras, ajuda de custo com especializações, e por aí vai.
Empresa treinadora x empresa educadora
Diante do exposto, entendemos que a educação faz parte da formação profissional também dentro das organizações. A gestão de pessoas moderna contempla a capacitação como um dos seus pilares. Contudo, a esse respeito, é importante estabelecermos as diferenças entre uma empresa treinadora e uma empresa educadora.
A empresa treinadora exige do colaborador uma formação específica fora da organização, definindo tudo aquilo que ele deve aprender. Ela foca em uma aprendizagem situacional e em habilidades técnicas, medindo a qualidade da repetição dos processos. O retorno que ela obtém é um aumento na qualidade do trabalho.
Já uma empresa verdadeiramente educadora contribui com a formação do colaborador, inclusive com bolsas. Ela sugere cursos, mas incentiva o profissional também nos aprendizados que sejam do seu próprio interesse. Esse tipo de empresa foca não apenas na educação técnica, mas também no seu caráter comportamental, medindo a qualidade da contribuição criativa e inovadora de cada um. O retorno que ela obtém é o desenvolvimento intelectual dos seus profissionais.
3 pilares de uma gestão de pessoas educadora
Uma empresa educadora, portanto, vai além da empresa treinadora, contribuindo de forma mais ativa com o desenvolvimento dos seus colaboradores. Na sequência, você vai conferir os 3 pilares de uma gestão de pessoas que tem a educação como foco.
1. Eficiência na gestão do conhecimento
Uma empresa educadora sabe o que é gestão do conhecimento e administra com eficiência esse fator. Assim, ela não restringe os dados importantes e os conhecimentos essenciais aos seus líderes, estimulando o compartilhamento com todos os profissionais que compõem as suas equipes. Da mesma maneira, estimula o aprendizado e os estudos de cada um, bem como a livre circulação do conhecimento que cada colaborador adquire ao longo da sua trajetória profissional.
2. Exemplo das lideranças
Esse tipo de empresa também se preocupa com o desenvolvimento dos seus líderes. Dessa forma, não é porque alguém já alcançou um cargo de liderança que não há mais nada a ser aprendido. Muito pelo contrário, os líderes devem continuar se capacitando e atualizando os seus saberes, não apenas técnicos, mas também sobre a liderança em si. Quando um líder desenvolve a si mesmo continuamente, ele dá o exemplo para que os seus liderados ajam dessa mesma forma.
3. Estímulo ao desenvolvimento contínuo
Além da organização da informação dentro da empresa e do desenvolvimento contínuo dos seus líderes, a empresa educadora também incentiva (e, em alguns casos, patrocina) o desenvolvimento dos seus colaboradores em geral. Assim, ela estimula os estudos, as graduações, as especializações, o alcance de metas mais audaciosas, o acompanhamento dos indicadores de desempenho, enfim, o crescimento geral do indivíduo na sua profissão.
Uma gestão de pessoas direcionada ao desenvolvimento de uma empresa educadora segue os pilares acima e contribui com a evolução de todos os seus colaboradores. Em consequência, ela é capaz de obter resultados verdadeiramente extraordinários, afinal de contas, o que é uma empresa, se não um conjunto de pessoas competentes alcançando objetivos de valor?
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