O feedback é um momento em que as lideranças se reúnem com os colaboradores das equipes para revelar-lhes como o trabalho individual está sendo avaliado, ou seja, se está dentro ou fora das expectativas. É um encontro de alinhamento de determinadas atitudes, com o objetivo de fazer daquele funcionário um profissional melhor a cada dia.

É importante que o processo de feedback seja conduzido junto a todos os colaboradores da organização, o que inclui os estagiários. Especialmente por estarem ainda iniciando a sua carreira, é fundamental munir esses aprendizes de informações honestas que favoreçam o seu desenvolvimento.

Contudo, não há como negar que o feedback é um momento delicado, especialmente no que diz respeito a pessoas tão jovens e com pouca experiência. Para que esse encontro seja de fato construtivo, e não traumatizante, confira as 7 dicas que separamos na sequência. Boa leitura!

1. Explique o que é um feedback e qual é a sua importância

Quando falamos em feedback para estagiários, é necessário compreender que aquela pode ser a primeira vez que eles passarão por uma experiência do tipo. Por isso, tranquilize-os e explique que se trata de uma reunião para comentar sobre a avaliação de desempenho do último período.

A ideia não é avaliar e reprovar, como se faz na escola, mas identificar o que já está indo bem e o que pode melhorar, em uma conversa franca. Explique que esse processo é essencial para que cada profissional possa evoluir na sua carreira e que, quando começa a ser realizado desde cedo, tende a ser ainda mais benéfico.

2. Converse individualmente e explique os seus critérios

Nas empresas, pode haver o chamado feedback coletivo, em que o líder avalia o desempenho da equipe inteira, sem citar nomes. Contudo, é importante também conduzir o feedback individual, de modo que ninguém se sinta exposto. Assim, chame os estagiários, um de cada vez, para uma conversa privada, sem interrupções.

PSC

Apresente ao aprendiz a sua respectiva avaliação de desempenho, deixando claros o período observado, os critérios de avaliação utilizados e o aproveitamento do profissional em cada um deles. Seja completo e mostre o quanto o processo é detalhado. Isso revelará o seu grau de profissionalismo e conquistará a confiança dos funcionários.

3. Tenha empatia com o estagiário

Empatia é o ato de colocar-se no lugar do outro para agir de uma forma cordial e respeitosa. Por isso, pense nesse estagiário, que ainda está iniciando a sua vida profissional, repleto de medos, inseguranças e desejos de aprender e crescer. Entenda que você não pode avaliá-lo da mesma maneira que os profissionais já formados, afinal de contas, eles não têm a mesma experiência e o mesmo saber.

Por isso, seja paciente e atue como um mentor, e não como um julgador de atitudes. Você deverá corrigir determinados comportamentos, reforçar a importância do profissionalismo e da pontualidade, entre outras recomendações. No entanto, faça isso com respeito e cordialidade. Não “traumatize” alguém que está ingressando no mercado de trabalho agora.

4. Reconheça os méritos do jovem

Muita gente ainda acredita que o feedback consiste apenas no apontar de dedos para o que deu errado. Isso não é verdade. A avaliação de desempenho precisa ser completa, e qualquer colaborador avaliado tem o direito de saber os pontos em que o seu desempenho foi adequado ou até mesmo superior às expectativas.

Sendo assim, explique em quais momentos esse estagiário teve um desempenho bacana e explique por que essa avaliação foi positiva. Cite as características, dons, talentos, conhecimentos, habilidades e competências que esse profissional tem e que produzem bons resultados na equipe. Esse reconhecimento ameniza a tensão do momento, ao mesmo tempo em que serve como estímulo motivacional para que o estagiário continue progredindo a cada dia.

5. Comente sobre os pontos a melhorar, dando sugestões

É chegada a hora delicada, isto é, de citar os pontos em que o desempenho do avaliado ficou abaixo do que se esperava dele. Da mesma maneira que você fez com os pontos fortes, explique as atitudes que poderiam ser diferentes e as competências que precisam ser desenvolvidas para que esses erros não se repitam.

Reforce que todo mundo erra, mas que somente quem aprende com os próprios erros progride na carreira. Além de citar esses aspectos negativos da avaliação, não se esqueça também de dar sugestões ao estagiário sobre o que ele pode fazer concretamente para resolver o problema. Pode ser uma mudança de conduta ou de crença, uma postura mais profissional, uma sugestão de leitura, um curso extra, um treinamento, uma revisão junto às regras da própria instituição, e por aí vai.

6. Abra um espaço para que ele também fale

Lembre-se de que o momento do feedback não deve ser um monólogo, mas um diálogo. Isso quer dizer que você deverá apresentar a avaliação feita ao estagiário, mas também deve permitir que ele tenha um momento para se expressar, depois que você tiver concluído a exposição dos resultados obtidos.

Nesse momento, o estagiário pode querer tirar dúvidas, justificar os erros cometidos ou simplesmente agradecer pela ajuda recebida. Ouça atentamente o que ele tem a dizer. Quanto mais você conhecê-lo, mais poderá ajudá-lo a despertar a melhor versão de si mesmo. Responda às duvidas, interaja com o que ele diz e respeite os sentimentos dele. Apenas lembre-se de estimular o aprendizado, e não uma conduta defensiva.

7. Aja como um motivador

Por fim, motive o seu estagiário. Ele deve sair da reunião de feedback com a cabeça erguida e animado para crescer. Mesmo que ele tenha recebido algumas críticas, é importante que ele compreenda que elas foram feitas justamente para que ele aprenda e evolua, e não para que sinta medo ou vergonha.

Por isso, ofereça mensagens de apoio, mostrando que a empresa sempre estará ali para ajudar e orientar o estagiário na sua caminhada, seja corrigindo o que for necessário, seja reconhecendo os méritos pelos bons desempenhos. Assim, conduza a conversa de feedback de modo a animar aquele profissional em início de carreira, e não em tom de broncas e cobranças que geram medo e desânimo. Seja um mentor!

As 7 dicas acima certamente permitirão que você possa conduzir feedbacks consistentes, honestos, bem estruturados e empáticos junto aos seus estagiários. Dessa forma, eles perceberão que podem confiar em você e que na empresa em que trabalham há pessoas verdadeiramente interessadas no crescimento profissional de cada um deles.

E você, ser de luz, já teve que dar algum feedback a um estagiário? Ou se lembra dos feedbacks que recebia quando você estava no início de carreira? Como foi a sua experiência? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!