As empresas estão sempre em busca de profissionais competentes para compor o seu quadro de funcionários. Como a competitividade é grande, tão logo elas encontram um candidato adequado às suas necessidades, começam a fazer o possível para conquistar, contratar e reter aquele colaborador desejado.

Para evitar que ele receba e seja seduzido por propostas de concorrentes, as empresas têm recorrido a diversas estratégias de retenção de talentos. Entre essas ações, encontra-se o chamado hiring bônus. Na sequência, você vai conferir em que consiste essa estratégia e quais são as vantagens que ela proporciona. Siga em frente e saiba mais sobre o tema!

O que é o hiring bônus?

Hiring bônus é um termo em inglês que pode ser traduzido como “bônus de contratação”. Trata-se de uma quantia financeira paga pela empresa ao profissional no ato da sua contratação, como uma estratégia de retenção de talentos. O valor pode ser pago à vista ou em até 3 prestações.

É claro que essa tática não é utilizada com qualquer profissional. Em geral, as empresas a utilizam quando contratam diretores, líderes, superiores, enfim, profissionais de cargos executivos, reconhecidos pela sua experiência e que sejam “disputados” pelo mercado. É raro que essa estratégia seja empregada na contratação de indivíduos de cargos inferiores na hierarquia das organizações.

Qual é a função do hiring bônus?

Na atualidade, as profissões e os cargos estão cada vez mais específicos, de modo a atender melhor as necessidades das organizações. Vivemos a era da transformação digital, da tecnologia e do conhecimento profundo e específico em diferentes áreas. Diante disso, um profissional definitivamente pronto para exercer o seu trabalho com competência nesse cenário pode atrair o interesse de diversas organizações ao mesmo tempo.

O hiring bônus é um mecanismo estratégico encontrado pelos departamentos de recursos humanos/gestão de pessoas justamente para atrair e reter esses talentos. Dessa forma, esses indivíduos que estão entre os mais competentes das suas respectivas áreas são “seduzidos” por tudo aquilo que aquela empresa específica é capaz de oferecer, preferindo-a em relação aos concorrentes.

Podemos utilizar o hiring bônus em qualquer ocasião?

PSC

Não. Além de comprometer as finanças da empresa, o uso indiscriminado dessa estratégia tende a enfraquecê-la com o passar do tempo, como se ela se tornasse uma “obrigação” da empresa, o que não é o caso. O objetivo desse “pagamento extra” é dar garantias ao executivo contratado de que ele tomou a decisão certa ao escolher aquela empresa para trabalhar. Além do mais, essa verba também pode ser uma compensação ao profissional por ter recusado outras propostas.

Dessa forma, a utilização do hiring bônus deve ser focada nos momentos em que o profissional em questão seja muito competente e em que há indícios de que outras organizações o estejam abordando para contratá-lo. Assim, o montante pago serve como estratégia de atração e retenção, isto é, de convencimento para que o executivo permaneça naquela instituição pelo máximo possível de tempo.

É importante esclarecer que o hiring bônus é um pagamento informal estabelecido entre a empresa e o profissional. Não se trata de um benefício trabalhista garantido por lei. Assim, nenhuma organização é obrigada a pagá-lo, da mesma maneira que nenhum profissional é obrigado a permanecer na empresa se não desejar. Ainda assim, a estratégia costuma trazer bons resultados às partes envolvidas.

De que maneiras o valor é pago?

Quando pago à vista, é comum que o valor do hiring bônus seja pago ao colaborador juntamente com o seu primeiro salário. No entanto, quando isso ocorre, a quantia fica sujeita aos impostos e taxas. Assim, ela também pode ser paga separadamente, de modo a livrar-se dessas cobranças, sendo caracterizada como uma ajuda de custo.

Quando o valor é pago em parcelas, a quantia geralmente é acrescida aos salários do profissional, que recebe um pouco por mês. Nesse caso, se o colaborador optar por sair da organização antes do fim do pagamento das parcelas, perderá o benefício.

As formas de pagamento, portanto, variam de empresa para empresa. O mais comum, porém, é que a quantia seja paga à parte, como uma ajuda de custo, de modo que não sejam cobrados encargos trabalhistas. Dessa maneira, tão logo o indivíduo seja contratado, já recebe o valor na íntegra, como estratégia de retenção.

Quais são os benefícios promovidos pelo hiring bônus?

Ao ler as descrições acima, não fica difícil compreender as vantagens que a tática proporciona, não é mesmo? Ainda assim, confira, de forma mais detalhada, esses benefícios.

  • Atração de profissionais qualificados

O hiring bônus, sendo uma verba complementar, pode ser uma espécie de “critério de desempate” quando um profissional qualificado estiver sendo abordado por várias empresas ao mesmo tempo. Assim, a empresa que adota a tática conquista e retém o colaborador, evitando que ele siga para organizações concorrentes. Isso garante que a empresa tenha em seu quadro profissionais qualificados, com boas formações e experiências sólidas nas suas respectivas áreas.

  • Valorização dos salários

A tática do hiring bônus ajuda a empresa a organizar-se financeiramente, no que diz respeito aos pagamentos de salários aos colaboradores. Trata-se de uma maneira de “premiar” os indivíduos que demonstram mais competência e bons resultados na sua atuação no mercado. Isso transmite uma “mensagem” a todos da organização, de que o reconhecimento financeiro na empresa é consequência de bons desempenhos no trabalho. Isso torna a instituição mais atrativa aos profissionais do mercado.

  • Compensação financeira por oportunidades perdidas

Se um profissional qualificado é disputado por várias empresas ao mesmo tempo, qualquer decisão que ele tomar será difícil e arriscada. Sendo assim, se ele optou pela empresa A, e não pela empresa B, nada mais justo do que compensá-lo por essa tomada de decisão. Nesse caso, o dinheiro serve como uma espécie de garantia de estabilidade ao contratado, mesmo que as suas expectativas não sejam atendidas na nova empresa. Por isso, o investimento é tão viável e vantajoso.

O hiring bônus, portanto, é um pagamento extra concedido pelas empresas aos profissionais, sobretudo os de alto nível hierárquico, quando são disputados por várias organizações, a fim de atraí-los e retê-los naquele ambiente. Assim, o profissional é convencido a aceitar aquela proposta, e não as outras, enquanto a empresa garante a contratação de alguém altamente capacitado para o seu quadro.

E você, querida pessoa, o que pensa sobre o hiring bônus? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!