Existem pessoas que tiveram uma trajetória tão inspiradora que merece ser compartilhada. Um bom exemplo disso é a história do dono do KFC, rede de fast food famosa por seu frango frito crocante, que mostra que para empreender não existe idade e que sempre é tempo para tirar um sonho do papel. Continue acompanhando e saiba como, aos 65 anos, Coronel Sanders se tornou dono de uma das maiores franquias do mundo.
Contents
A História do Dono do KFC e os Ensinamentos Deixados Por Coronel Sanders
Harland David Sanders nasceu em 1890, no estado americano de Indiana. Quando tinha apenas seis anos de idade, seu pai faleceu e, por ser o filho mais velho, logo assumiu a responsabilidade de sustentar os seus irmãos. Começou a trabalhar com apenas dez anos em diversas funções, como agricultor, bombeiro ferroviário, condutor de bonde, vendedor de seguros e assim foi levando a vida até se tornar dono de um restaurante de conveniência localizado em um posto de gasolina em Kentucky.
Um dos carros-chefes de seu restaurante era o frango frito crocante, que se tornou muito famoso entre os viajantes que passavam pela estrada e, também, entre os moradores da cidade. Toda essa popularidade levou o governador de Kentucky a nomear Harland como Coronel, o que fez com que se tornasse conhecido por todos como Coronel Sanders.
Aposentadoria ou o Início de Tudo?
Em 1952, Sanders se viu obrigado a fechar o restaurante, pois o espaço em que o estabelecimento estava localizado iria ser utilizado para a construção de uma estrada. Porém, se você acha que com 62 anos de idade tudo o que ele queria era se aposentar, se enganou, pois foi exatamente nessa época que o empresário resolveu transformar a sua receita de frango frito em um negócio milionário.
É claro que, antes de alcançar o sucesso, Coronel Sanders ouviu centenas de “nãos” de restaurantes que recusaram comprar a sua ideia de franquia, mas nada disso fez com que ele desistisse, pois sabia do potencial da sua ideia e da sua receita. Então, mesmo com tantas recusas, continuou dirigindo seu carro pelas estradas americanas em busca de parceiros de negócios, até que um empresário aceitou sua proposta e assim nasceu o KFC, sigla que significa Kentucky Fried Chicken, em português, Frango Frito de Kentucky.
O Legado Deixado Por Coronel Sanders
Menos de dez anos depois, Coronel Sanders já tinha mais de 600 franquias, o que chamou a atenção de um grupo de investidores que ofereceu a ele dois milhões de dólares por sua participação na empresa. Ele aceitou, mas mesmo assim continuou visitando os restaurantes da rede em todo o mundo como seu porta-voz e até hoje seu rosto é usado como o símbolo do KFC.
Sanders faleceu em 1980, aos 90 anos de idade, em Kentucky, em decorrência de uma leucemia, mas deixou um legado extraordinário de persistência e coragem que irá permanecer vivo para sempre nos corações daqueles que conhecem a sua história e se tornam seus admiradores. Atualmente o KFC conta com mais de cinco mil franquias localizadas em mais de cem países.
Lições Que Podemos Aprender Com a História do Dono do KFC
Após conhecer a história de Coronel Sanders, confira cinco lições que podemos aprender através de sua trajetória.
1 – O Fracasso é uma Etapa do Sucesso
Dos dez anos de idade até os quarenta, Sanders teve uma série de profissões e não se deu bem em nenhuma delas. Ele poderia ter acreditado que estava fadado ao fracasso, mas não, continuou firme até descobrir a sua paixão. Não tenho dúvidas de que cada obstáculo que enfrentou foi fundamental para que ele conseguisse chegar onde chegou. Procure ver suas falhas dessa forma e utilize-as como degraus para evoluir e alcançar o sucesso que almeja.
2 – Não Existe Idade Para o Sucesso
Quando o KFC nasceu, Coronel Sanders já estava na chamada terceira idade, mas isso não foi um impedimento para que o negócio expandisse e se tornasse o que é hoje. A ideia de que grandes mudanças de vida devem acontecer apenas na juventude não passa de uma crença limitante que precisa ser derrubada. Enquanto houver vida e energia, sempre é possível ir em busca daquilo que se deseja. Portanto, jamais permita que um número te limite, pelo contrário, pense na idade como algo positivo, pois a experiência certamente irá te ajudar em sua jornada.
3 – Seu Passado Não Define o Seu Sucesso
A vida de Sanders sempre foi marcada por desafios, perdeu o pai cedo, precisou começar a trabalhar para sustentar os irmãos, não conseguiu se firmar em nenhuma carreira, estava em um casamento infeliz. Contudo, nada disso fez com que ele deixasse de vislumbrar um futuro diferente e desse o seu melhor para tal. Isso foi possível porque ele assumiu suas responsabilidades e, assim, se tornou autor de sua própria história.
4 – Desistir Não Deve Ser uma Opção
Dizem que Sanders ouviu mais de mil “nãos” quando começou a oferecer sua ideia de franquia de venda de frango frito. Um número surpreendente, já que muitos desistem bem antes disso. Certamente, ele se manteve motivado a persistir porque sabia do potencial de sua ideia. Por isso, se você acredita que o seu projeto é promissor, siga firme e não se deixe abalar com os obstáculos que surgirem em seu caminho.
5 – Não Tenha Medo de Começar Pequeno
A história do KFC começou pequena, quando Sanders passou a vender o seu frango frito em um pequeno restaurante de estrada. Depois, vendeu a receita para outros restaurantes e passou a ganhar um centavo pela comercialização de cada unidade. Foi só depois disso que sua ideia se tornou uma franquia e começou realmente a crescer. Essa lição é muito valiosa, pois mostra que não é necessário começar grande para alcançar o sucesso e através de pequenos passos é possível chegar lá.
A história do dono do KFC é um exemplo de perseverança, garra e resiliência, por isso, merece ser compartilhada para o maior número de pessoas possível. Comece agora mesmo e envie este artigo para inspirar os seus amigos e familiares!
Copyright: 480458725 – https://www.shutterstock.com/pt/g/tiko+aramyan