A honestidade é um conceito que tem sido bastante discutido no Brasil, principalmente em uma época em que tantos casos de desonestidade têm vindo à tona em nosso cenário político. A população, ao assistir tantos escândalos, começa a se questionar sobre até quando vale a pena ser honesto. Saiba que a honestidade no trabalho, e na vida de uma forma geral, é sempre uma atitude muito importante, um comportamento que inspira outros bons exemplos e que continua valendo a pena ser seguido.
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O Que é Ser Honesto no Trabalho?
Um indivíduo pode ser desonesto no trabalho de diversas formas e não apenas cometendo furtos. De acordo com o dicionário, a honestidade é uma qualidade das pessoas que são verdadeiras e honradas. Então, trata-se de um conceito que envolve mais questões do que parece. Basicamente, tem a ver com ser verdadeiro com o que se acredita e que se diz e aparenta ser.
Quando uma empresa contrata um profissional, por exemplo, ela oferece um salário para que ele realize uma função e espera isso dele. Uma pessoa verdadeiramente honesta irá realizar bem suas atribuições, seguindo o que foi acordado no ato da contratação. Aqueles que não cumprem com o acordo e não se esforçam para utilizar todo o seu potencial não estão sendo completamente honestos, pois não estão cumprindo com a sua parte.
Por Que Devo Ser Honesto?
A honestidade é uma característica de grande importância dentro do caráter de um indivíduo. As vantagens obtidas por meios escusos comprometem algo que temos de mais valioso, que é a consciência tranquila. Nada vale mais do que viver com tranquilidade, paz de espírito e sem medo de sermos descobertos fazendo, conscientemente, algo de errado, que tanto compromete nossa reputação como também pode prejudicar a vida de outras pessoas.
Seja honesto por você, por acreditar que esse é o melhor caminho, e não por esperar ser recompensado por isso. Um profissional que tem uma postura correta será muito mais admirado e respeitado e terá bem mais oportunidades de ser bem-sucedido por seus próprios méritos do que aqueles que agem de forma desonesta. Portanto, não aja esperando recompensas. Lembre-se sempre que ser leal significa ser verdadeiro com os outros e, também, consigo mesmo, então não faz sentido adotar uma postura com segundas intenções.
Quando todos os funcionários dentro de uma empresa agem com honestidade os benefícios são inúmeros. Os colegas passam a confiar mais uns nos outros, fortalecendo a colaboração, o trabalho em equipe e contribuindo para um ambiente mais produtivo, positivo e de desenvolvimento mútuo. Isso irá refletir na qualidade das tarefas realizadas e, consequentemente, na satisfação dos clientes e da equipe. Mas, devemos lembrar de que o exemplo deve também partir dos gestores e líderes, que são os verdadeiros espelhos de conduta para os colaboradores.
Atitudes Importantes Para Ter Honestidade no Trabalho
Agora que você já entendeu que o conceito de honestidade é mais amplo do que parece, veja que atitudes podem fazer a diferença no seu dia a dia de trabalho. São ações simples, mas que irão te proporcionar mais tranquilidade e a certeza de estar sendo verdadeiro e honesto com você e o outro. Confira:
1 – Trabalhar Com Empenho Independente do Tempo de Casa
Quando são recém-contratados, muitos profissionais se esforçam ao máximo para provar as qualificações que apresentaram na entrevista de emprego e, assim, conseguir passar pelo período de experiência causando uma boa impressão. Porém, conforme o tempo passa, vão se acomodando, pois acreditam que já conquistaram o seu lugar dentro da organização. Passam a demorar mais para voltar da pausa para o café, começam a usar o horário do expediente para resolver questões pessoais e assim por diante.
Atitudes desse tipo são uma forma de desonestidade, pois a empresa continua esperando o mesmo dos seus funcionários e o salário está sendo pago como no início. Quando você vai a uma loja para comprar um produto, irá pagar por ele, certo? Agora, imagine que você pagou e a outra parte não te entregou a mercadoria ou entregou pela metade. Isso seria de grande má-fé, não é mesmo? Então, não aja da mesma forma com aquele que está pagando pelo seu trabalho, seja sempre correto e ético.
2 – Não Utilizar os Recursos da Empresa Para Fins Pessoais
Atitudes que podem ser vistas como simples, como utilizar a impressora da empresa para fazer cópias de documentos pessoais ou fazer uma ligação para um amigo são, na verdade, sinais de seus comportamentos são inadequados. Os recursos da organização são destinados ao seu funcionamento, então, não faz sentido que os funcionários façam uso deles para questões que não tenham ligação com o trabalho. Esteja atento a este comportamento.
Imagine o prejuízo que uma empresa pode ter se todos os seus colaboradores resolvessem fazer impressões, ligações e utilizar outros recursos. O que parece só algo pequeno pode atingir grandes proporções e ser altamente prejudicial para todos. Por isso, procure ser uma pessoa verdadeiramente honesta, que age de forma ética e saiba separar a vida pessoal da profissional.
3 – Ser Sigiloso Com Assuntos da Empresa
Toda empresa tem suas questões sigilosas, que são informações que não devem ser divulgadas para pessoas de fora dela. Nem sempre as organizações deixam explícito para os seus funcionários que determinado dado não pode ser revelado para terceiros, pois subentendem que eles já saibam disso. Informações como contatos de clientes e fornecedores, composição de produtos, estratégias de vendas, entre outras, estão entre os assuntos corporativos que devem ser mantidos sob sigilo, mesmo que ninguém fale isso claramente.
Repassar dados sigilosos da corporação em que se trabalha para pessoas de fora e concorrentes é uma atitude desonesta, que além de causar muitos prejuízos à organização, também pode gerar demissão por justa causa. O correto é fazer jus à confiança que lhe foi concedida ao ser contratado para integrar o quadro de funcionários. Seja fiel e leal ao seu local de trabalho e não aja de forma que possa prejudicá-lo. Na dúvida sobre se uma informação é ou não sigilosa, mantenha a discrição ou pergunte sempre ao seu superior.
4 – Seja um Bom Representante da Empresa
A imagem que uma empresa tem perante a sociedade é formada por diversos fatores, como a forma como os seus funcionários atendem os clientes e se portam enquanto estão a serviço dela. Quando um profissional tem uma atitude negativa com seus consumidores, parceiros, fornecedores e sociedade, de uma forma geral, também está manchando a imagem da companhia. Então, faz parte do perfil de uma pessoa honesta, ser um bom representante da organização e de sua marca, agindo de forma ética, com postura profissional e oferecendo um bom atendimento a todos os stakeholders em todos os momentos.
Sempre irá valer a pena agir de forma ética e passar o exemplo da honestidade adiante. O poder da mudança está em cada um de nós e é fundamental que saibamos utilizá-lo para o bem da empresa em que trabalhamos; da sociedade e do país e para o nosso próprio crescimento profissional, pessoal e como cidadãos. Lembre-se disso e aja sempre de forma honesta!
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