O termo accountability comumente se refere às atividades empresariais que visam ao controle interno e à prestação de contas. Isso é fato, mas não esgota o conceito. Accountability envolve também a organização dos liderados, a transparência dos processos internos e o comprometimento dos líderes para conduzir as equipes aos resultados desejados.
Neste artigo, você vai compreender melhor esse conceito e entender a sua importância no ambiente empresarial. Vai conhecer também os 6 passos práticos para adotar accountability na sua organização. Ficou curioso? Então, continue a leitura e saiba tudo sobre o tema!
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Accountability: conceito e importância nas empresas
Accountability é um termo que vem do inglês, sendo traduzido como “prestação de contas”. No entanto, esse conceito envolve não apenas o controle interno, mas também as ações corporativas que promovem transparência, organização, objetivos, responsabilidades e fiscalização interna.
Esses processos todos se mostram de extrema importância, uma vez que definem: o que deve ser feito, quem fará, quando fará, onde fará e como fará. Tudo isso garante transparência, organização e divisão de tarefas, contribuindo para que os objetivos definidos sejam plenamente alcançados.
O objetivo da accountability é levar os membros de uma empresa a se engajar nas atividades e a assumir a sua parcela de responsabilidade, abraçando as suas respectivas funções. É um processo coletivo de mobilização, gerando melhores resultados e mais eficiência em todas as atividades.
Existem 2 tipos de accountability nas empresas: o horizontal e o vertical. O horizontal é a prestação de contas feita pelas pessoas de mesmo nível hierárquico (colegas ou departamentos que trabalham em conjunto). Já o modelo vertical ocorre quando pessoas de diferentes níveis hierárquicos prestam contas das suas ações umas às outras (geralmente quando a cobrança vem de cima para baixo na hierarquia).
6 passos para adotar accountability na sua organização
Agora que você já compreende a definição e a importância do conceito de accountability nas empresas, acompanhe os 6 passos a seguir para adotar o processo na sua organização.
1. Alinhe as expectativas com os colaboradores
O primeiro passo consiste em definir, junto com os membros da equipe, o que se espera de cada um deles. Nesse sentido, é importante ressaltar a importância e as responsabilidades do departamento, bem como as funções de cada cargo, de modo que um setor não invada o espaço do outro e que todos saibam o que é de responsabilidade de cada um.
Essa delegação de tarefas e responsabilidades é fundamental para evitar que as demandas sejam “empurradas” entre colegas ou setores. Da mesma maneira, ela facilita a responsabilização dos profissionais, em caso de falhas ou resultados negativos.
2. Defina objetivos com clareza
Além de explicar as funções da equipe, o gestor também deve definir metas e objetivos com clareza, explicando com detalhes o estado desejado para o time. Esses objetivos devem seguir a metodologia SMART (specific, measurable, achievable, relevant, timebound — ou seja: específico, mensurável, alcançável, relevante e com prazos de conclusão aproximadamente definidos).
A ideia é que o líder defina essas metas e compartilhe-as com todos os envolvidos. Assim, nenhum profissional poderá alegar desconhecimento do resultado almejado, e todos compreenderão como o seu trabalho contribuirá para o alcance dessas metas coletivas. A comunicação deve ser clara e motivacional nesse momento.
3. Determine os caminhos estratégicos a serem seguidos
Toda equipe tem um estado atual (como ela está agora) e um estado desejado (o alcance dos seus objetivos). O planejamento é o processo de traçar um caminho composto por ações estratégicas que permitem conduzir a equipe do estado atual ao desejado. Isso deve ser feito pelo líder, em conjunto com os colaboradores.
Essa fase envolve definir as ações a serem feitas, os métodos e ferramentas que serão utilizados, as maneiras como tudo será executado e os indicadores de desempenho que serão avaliados. Indicadores de desempenho, ou KPIs, são métricas que informam aos colaboradores se as ações adotadas estão ou não aproximando a equipe do seu objetivo.
4. Estabeleça as habilidades e conhecimentos necessários
Para executar cada uma das atividades definidas no processo, quais são os conhecimentos teóricos que cada colaborador deve ter? Quais habilidades práticas serão necessárias? Quais ferramentas, físicas ou digitais, devem ser dominadas? É importante que os líderes façam essa definição o quanto antes.
Isso é importante não apenas para delegar melhor as tarefas, mas também para verificar quais iniciativas de capacitação profissional devem ser oferecidas a quais colaboradores (leituras, cursos, treinamentos etc.). A educação corporativa aumenta o repertório e enriquece as competências técnicas e comportamentais dos profissionais, reduzindo a ocorrência de erros e retrabalhos — o que gera economia e eleva a produtividade geral.
5. Defina os métodos de avaliação utilizados
A avaliação de desempenho consiste em verificar se a equipe e cada colaborador, individualmente, estão alcançando as suas respectivas metas. Essa avaliação deve levar em consideração os objetivos a serem alcançados e as métricas que foram definidas para monitorar o desempenho.
A partir desse processo, geralmente conduzido pelos gestores das áreas e pelos profissionais de recursos humanos, é possível verificar quais estratégias estão dando certo e merecem ser continuadas, bem como aquelas que precisam de ajustes ou substituições. A avaliação de desempenho também é a base para o processo de feedback, que é a etapa a seguir.
6. Faça do feedback uma cultura na organização
Após a avaliação de desempenho, cabe ao líder apresentar os resultados à equipe (no que for coletivo) e a cada colaborador (no que se referir às competências individuais). Esse processo deve considerar o reconhecimento dos aspectos positivos, bem como o alerta acerca dos aspectos que precisam de melhorias.
O feedback não deve ser uma “bronca”, mas uma reunião, individual ou coletiva, que serve como oportunidade para que todos reflitam sobre os seus erros e acertos e saiam dela motivados para melhorar continuamente. Da mesma forma, o líder também deve estar aberto a receber feedbacks e críticas construtivas dos seus liderados.
Os 6 passos acima garantem que haja accountability nas empresas, ou seja, transparência e prestação de contas entre todos os envolvidos. Isso permite que conflitos sejam evitados, que problemas sejam mais rapidamente solucionados e que resultados extraordinários sejam alcançados!
E você, ser de luz, como analisa o processo de accountability na sua organização? O que poderia ser melhor? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!