Uma empresa é composta por diferentes áreas, sendo que cada uma delas tem atividades e funções específicas. No entanto, o que todas elas têm em comum, ao menos nas empresas mais organizadas, é que elas têm objetivos a serem alcançados, e é isso o que faz uma organização crescer.

A questão é: como uma empresa ou um departamento sabe se está no caminho certo? Como saber se uma área está perto ou longe de alcançar as metas que foram estabelecidas? A resposta para essas perguntas está em 3 letras: KPI, ou Key Performance Indicator. Neste artigo, você vai compreender melhor o significado dessa sigla e a sua importância. Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura a seguir!

KPI — Key Performance Indicator: o que é? Por que isso é importante nas empresas?

KPI é uma sigla em inglês para Key Performance Indicator, traduzido como “Indicador-chave de Performance”. Os KPIs são métricas utilizadas para monitorar e avaliar o desempenho de uma ação adotada em uma empresa ou departamento específico. São dados estatísticos, ou seja, quantificáveis, que indicam o quão perto ou longe estamos do alcance de uma meta. Eles podem ser valores numéricos absolutos ou em porcentual.

Há milhares de KPIs que podem ser utilizados em uma empresa. Contudo, o excesso de informações também pode ser prejudicial. Por isso, no planejamento estratégico das organizações, é fundamental escolher os indicadores que sejam mais relevantes ao objetivo que se pretende alcançar.

É comum que algumas pessoas entendam o conceito de KPI como uma métrica. Na verdade, eles não são exatamente a mesma coisa. Todo KPI é uma métrica, mas nem toda métrica é um KPI. Isso se deve ao fato de que métricas são apenas formas de medir as coisas. Para que elas se tornem um KPI, devem ter um significado relevante dentro da estratégia da empresa. Aí, sim, ela se torna um indicador de performance.

O que levar em consideração na escolha de um KPI?

Sim, os KPIs são importantes na estratégia empresarial, mas como é possível selecionar os mais indicados no caso específico de uma empresa ou departamento? Basicamente, você precisa escolher aqueles que mais são capazes de avaliar o desempenho das suas ações, dentro do objetivo definido. Para isso, confira os 5 itens a seguir, que precisam ser considerados.

1. Disponibilidade de dados

PSC

Em primeiro lugar, é importante selecionar dados que estejam disponíveis e que possam ser utilizados. Não adianta querer utilizar a taxa de abertura de e-mails como KPI de uma campanha de marketing digital se não for possível ter acesso a esses dados. Verifique o que está disponível para você mensurar e analisar corretamente.

2. Importância para o objetivo a ser alcançado

Se o seu objetivo é aumentar a presença de pessoas nas suas lojas físicas, será que o número de curtidas no seu post no Facebook é relevante? Ele até pode indicar algo nas suas campanhas digitais, mas não está relacionado ao objetivo a ser alcançado. Por isso, escolha um KPI que de fato indique o seu progresso para alcançar aquela meta específica.

3. Relevância para o negócio

Alguns KPIs são conhecidos como “indicadores de vaidade”. Voltando ao exemplo das curtidas no Facebook, uma quantidade alta desse indicador até pode fazer bem ao ego da equipe de marketing, mas será que essas curtidas estão sendo convertidas em vendas, de alguma maneira? É importante selecionar indicadores que realmente indiquem resultados concretos.

4. Capacidade de auxiliar nas tomadas de decisão

Imagine que você tenha 2 produtos recém-lançados. Um deles está com vendas em alta, mas o outro é um fracasso. Nesse caso, as estatísticas podem ajudar os gestores e tomar a decisão de alterar o produto em crise, ou mesmo de descontinuá-lo. Por isso, esta é mais uma dica relevante: escolha KPIs que o ajudem a tomar decisões inteligentes.

5. Periodicidade

Periodicidade significa que o KPI escolhido deve ser medido com alguma frequência. Só assim será possível comparar as estatísticas atuais com os dados do passado, identificando padrões de aumentos, quedas ou estabilidade nesses indicadores. É assim que avaliamos o que está surtindo os efeitos esperados e o que não está.

Quais são os tipos de KPI mais utilizados?

Agora que você já compreende o que e um KPI, qual é a sua importância e como eles devem ser selecionados, vamos conferir alguns exemplos. Para facilitar a compreensão, os KPIs são divididos em 3 categorias: primários, secundários e práticos.

1. KPIs primários

KPIs primários são os principais e mais relevantes no alcance do seu objetivo. São aqueles que os diretores da organização mais querem acompanhar, pois são os mais diretamente associados ao ganho de dinheiro da empresa. No marketing digital, por exemplo, alguns dos KPIs primários mais utilizados são:

  • Número de leads (potenciais clientes);
  • Tráfego (acessos aos sites, redes sociais, páginas específicas etc.);
  • Custo de aquisição por lead;
  • Taxa de conversão;
  • Receita total;
  • Ticket médio.

2. KPIs secundários

Os KPIs secundários são as métricas que reforçam os KPIs primários e mostram os porquês de eles estarem sendo positivos ou negativos. Por exemplo: se houve uma queda de vendas (KPI primário), isso pode estar associado às quedas nas visitas ao blog da empresa (KPI secundário). Confira alguns exemplos de KPIs secundários:

  • Custo por lead em cada estágio do funil de vendas;
  • Número de assinantes de uma newsletter;
  • Taxa de aberturas de e-mails específicos;
  • Número de visitantes do blog da empresa;
  • Origem do tráfego da empresa (blog, site, e-mail, redes sociais, links patrocinados etc.);
  • Custo por visitante.

3. KPIs práticos

Por fim, chegamos ao conceito de KPIs práticos. Esses indicadores podem não necessariamente ser classificados como primários ou secundários, mas certamente são importantes para o dia a dia dos analistas de cada área. Eles são mais profundos e específicos. Confira alguns exemplos de KPIs práticos da área do marketing digital:

  • Desempenho de landing pages;
  • Ranqueamento de páginas nos mecanismos de busca (como o Google);
  • Palavras-chave mais buscadas nesses mecanismos, de acordo com o segmento da sua empresa;
  • Engajamentos nas redes sociais (curtidas, compartilhamentos, salvamentos, comentários etc.);
  • Conteúdos mais visitados no site;
  • Taxa de rejeição de um site ou de uma página específica.

Como você pode ver, os KPIs são métricas que indicam se a performance de uma empresa ou de uma área específica está sendo positiva ou não, isto é, se está caminhando rumo às suas metas ou se está se afastando delas. Por isso, é fundamental acompanhar esses indicadores continuamente, de modo que ajustes, aperfeiçoamentos e mudanças de estratégia possam ser efetuados, antes que prejuízos consideráveis sejam registrados.

E você, querida pessoa, acompanha indicadores de performance na sua empresa? Quais são os mais relevantes para o seu departamento? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!