No trabalho, ao contrário das nossas relações pessoais, somos obrigados a conviver com pessoas que não escolhemos por vontade própria. São indivíduos selecionados pelas suas capacidades profissionais, exclusivamente. Às vezes, temos a sorte de fazer dos colegas grandes amigos, mas também pode acontecer de termos conflitos.

Isso acontece porque, em um ambiente de trabalho, podemos encontrar indivíduos com diferentes personalidades, temperamentos, crenças, costumes, hábitos, entre outras características. Lidar com as diferenças é sempre um dos maiores desafios da humanidade, o que se torna ainda mais intenso quando há objetivos profissionais a serem alcançados coletivamente.

Nesse sentido, a competência social se faz extremamente importante para ajudar as pessoas a lidar com as diferenças, a conviver pacificamente e a alcançar esses objetivos em equipe. A seguir, você vai compreender o que é a competência social, qual é a sua importância e como ela pode ser desenvolvida no ambiente de trabalho. Boa leitura!

Competência social: o que é e como ela agrega valor ao crescimento do profissional?

A competência social, na Psicologia, diz respeito à capacidade que a pessoa tem de estabelecer relações sociais saudáveis e duradouras com outros indivíduos. O desenvolvimento dessa habilidade no ambiente corporativo é bastante positivo porque torna o trabalho em equipe mais fácil e com melhores resultados. Para o colaborador, especificamente, ela representa a possibilidade de crescer profissionalmente por meio de uma boa relação com os seus pares.

O desenvolvimento da competência social no trabalho é fundamental para os profissionais que desejam crescer dentro da empresa. Ainda que possuir diferenciais técnicos na realização do trabalho seja fundamental, eles não valem muito se não forem apreciados e reconhecidos por outras pessoas.

Além disso, mesmo no ambiente corporativo, é essencial dar-se bem com as pessoas para ser lembrado como opção quando surge uma oportunidade, como uma promoção, por exemplo. Saiba que as pessoas sentem extrema dificuldade de dissociar a opinião profissional da opinião pessoal que têm de alguém.

5 dicas para desenvolver a competência social no trabalho

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Já deu para perceber o quanto a competência social é importante, não é mesmo? Por isso, abaixo, separamos algumas dicas para que você consiga desenvolver a competência social no seu ambiente de trabalho, de forma a se destacar e receber maior reconhecimento dos seus colegas e dos seus superiores.

1. Conheça as 2 competências sociais existentes

Devemos começar compreendendo que existem dois tipos de competência social, sendo um deles a capacidade de defender os seus interesses e o outro a de construir relacionamentos duradouros. Trabalhar para ter as duas no seu dia a dia é importante para ser um profissional reconhecido por sua fibra e valor, mas sem deixar de ter uma boa relação com os demais.

O fato de defender o seu trabalho e as suas qualidades não significa que você deve se tornar um indivíduo arrogante, rude ou deselegante. A dica é ter posicionamentos firmes, mas sempre ouvindo o outro e sem subjugar ninguém. Esteja sempre pronto para ouvir os argumentos alheios e saiba que mudar de opinião não é sinal de fraqueza, mas sim de inteligência.

2. Cumpra as suas obrigações de forma plena

A segunda dica pode parecer bastante óbvia, mas é extremamente importante. Ninguém consegue desenvolver a competência social no trabalho se não cumprir as suas obrigações. De nada adianta ser empático e simpático se você não fizer a sua parte do trabalho, até porque, na vida profissional moderna, as funções de um colaborador sempre impactam e são impactadas pelas funções dos seus colegas.

Dessa forma, se você deseja ser bem-visto pelos seus colegas e superiores, evite atrasos e faltas, entregue as suas demandas com qualidade e no prazo correto, tire as suas dúvidas antes de iniciar as atividades, dê satisfações do andamento das suas tarefas, peça ajuda quando necessário, enfim, faça tudo o que estiver ao seu alcance para dar conta das suas obrigações. Em resumo: seja responsável e comunique-se!

3. Desenvolva a empatia

Ser empático é ter a capacidade de colocar-se mentalmente no lugar das outras pessoas para entender como elas se sentem em determinada situação. Uma das grandes dificuldades que as pessoas têm atualmente é compreender como o outro se sente. Para desenvolver uma boa relação com os seus colegas é essencial fazer o exercício de empatia.

Ao desenvolver esse comportamento, você conseguirá agir em direção ao outro da mesma maneira que gostaria que agissem em relação a você se estivesse naquela situação. Isso ajuda as pessoas a evitar julgamentos, a combater posturas egoístas e a ser mais harmônicas na hora de se comunicar, especialmente diante de questões mais delicadas.

4. Seja ético

Além da empatia, a ética também é fundamental. Ser ético significa pensar no outro antes de agir, mantendo valores básicos de conduta, como a verdade, a honestidade, a transparência, o respeito e a obediência às normas internas.

Agir com ética no trabalho significa não apenas executar um bom trabalho, conforme citamos acima, mas também fugir das fofocas de corredores, evitar falar mal de colegas, criticar de forma construtiva e em particular, reconhecer os méritos dos colegas que tiveram um bom desempenho e prezar sempre pela justiça em todas as ações executadas dentro da empresa. Trata-se de um aspecto a ser desenvolvido tanto pelos líderes como pelos liderados.

5. Esteja pronto para lidar com situações sociais difíceis

Uma das provas de fogo para saber se você tem competência social é conseguir lidar com situações e pessoas que se mostram complexas e difíceis. Por exemplo, se existe uma tensão no ambiente de trabalho, saber como se colocar, sem se comprometer com um dos lados, e saber como dizer “não” são exemplos de domínio dessa competência.

As situações sociais difíceis são aquelas em que você precisa convencer alguém de algo, como mostrar a um colega que a sua ideia é boa ou explicar por que você vê problemas na ideia dele. Para fazer isso, é essencial saber comunicar-se com muita clareza e com uma boa administração das suas emoções. Sem esses dois aspectos, a conversa se transforma em discussão, criando o conflito.

As 5 dicas acima são apenas pontos de partida básicos para que você desenvolva a competência social no trabalho. Por simples que sejam, porém, se todo mundo as colocasse em prática, certamente a vida profissional seria vivenciada com muito mais prazer e harmonia.

E, você, querida pessoa, gostou das dicas? Acredita que pratica a competência social no trabalho? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!