O medo é um sentimento visto por muitos como ruim, mas a verdade é que ele tem sua função e importância. Surge quando há receio em relação ao resultado de uma ação ou acontecimento e é comum a todos os seres humanos, variando de acordo com a intensidade e formas de manifestação.

A melhor maneira de usar o lado positivo do medo é conhecendo-o e entendendo o que ele causa em você. Assim, poderá aprender a lidar positivamente com esse sentimento sem se tornar refém dele. Continue acompanhando e saiba como conseguir isso.

Entenda o que é o medo

O medo faz parte do instinto de sobrevivência humana, trata-se de um mecanismo que entra em ação quando o cérebro percebe algum tipo de perigo. Diferente do que muitos pensam, possui um papel fundamental para o desenvolvimento pessoal e autopreservação. Afinal de contas, sem medo, um indivíduo provavelmente agiria sem qualquer cuidado, colocando a si mesmo em risco e a todos à sua volta.

Quando uma pessoa se vê em uma situação que lhe gera medo, por não ter escolha, tende a buscar formas criativas de vencer aquele perigo e, consequentemente, se desenvolve. Além disso, se mantém atenta para tomar os cuidados necessários em determinadas situações e se proteger. O único problema acontece quando o temor em excesso se torna paralisante, impedindo a ação.

Falar a respeito desse assunto é importante porque ainda existe a ideia equivocada de que pessoas corajosas não têm medo e isso não é verdade. Como dito anteriormente, esse é um sentimento comum aos seres humanos, faz parte do nosso instinto e é, sim, importante. Na realidade, o que os corajosos fazem é agir apesar do medo, porque sabem controlá-lo e usá-lo a seu favor.

7 Motivos que provam a importância do medo

Para entender melhor esse outro lado do medo, veja os principais motivos que provam a sua importância. Leia com atenção e passe a enxergar esse sentimento através de uma outra perspectiva, o que te ajudará a lidar de maneira mais construtiva com ele.

1 – Gera atenção ao lidar com situações de perigo

O medo é o anúncio de que existe algum perigo se aproximando. Assim, ao experimentar esse sentimento, o indivíduo tende a se manter atento e cauteloso, como forma de se proteger. Sem esse sinal, muitas pessoas provavelmente atravessariam a rua sem olhar se realmente está vindo um carro, percorreriam ruas desertas sem temer um assalto, fariam esportes radicais sem usar os equipamentos de segurança recomendados e assim por diante. Veja que a ideia não é deixar de agir e sim agir com cautela, preservando a si e aos outros.

2 – Autoconhecimento em relação ao que nos amedronta

Quando você sente medo, provavelmente se questiona sobre o motivo pelo qual aquilo está acontecendo. Ao fazer isso, está dando um importante passo rumo ao autoconhecimento, o que é extremamente positivo. Quanto mais se conhecer e entender o que te amedronta, melhor poderá se preparar para identificar se a situação em questão mostra que precisa ter mais cuidado ou confiar mais em si mesmo.

3 – Mantém o foco e a concentração

Conforme já mencionado, o medo gera um estado de atenção para que se concentre totalmente no que o está gerando e consiga passar por isso ileso. Esse foco é muito importante e aumenta as chances de se obter sucesso. Se tem medo de fracassar em um projeto profissional, por exemplo, poderá direcionar a atenção totalmente para se dedicar a ele e, assim, realizar um excelente trabalho.

4 – Leva à preparação e ao planejamento

Um indivíduo com medo, possivelmente não irá agir sem realmente se preparar para lidar com aquilo. E a preparação envolve também o planejamento, o que aumenta significativamente as chances de algo dar certo. Imagine como exemplo uma pessoa que vai enfrentar o exame prático para tirar carta de motorista. O medo de ser reprovada, fará com que se prepare e planeje suas ações, aumentando sua confiança e as chances de alcançar seu objetivo.

5 – Análise para fazer a melhor escolha

Mais um benefício do medo envolve o poder de análise, de considerar cada uma das opções que se tem e suas respectivas consequências. Essa pausa para refletir é bastante positiva, porque evita a ação impulsiva e seus possíveis riscos. Além do mais, enquanto o indivíduo verifica os caminhos que tem à frente antes de fazer uma escolha, se dá a oportunidade se conhecer melhor, desenvolver seu senso crítico e evoluir.

6 – Reflexão em relação aos próprios objetivos

Uma pessoa está caminhando para chegar a um certo destino, então, no meio da estrada, se depara com algo que lhe gera medo, obrigando-a a parar para decidir o que irá fazer. Nesse momento de pausa, tem a oportunidade de refletir em relação ao seu objetivo, se é realmente o que deseja. Se a resposta for “não”, ótimo, ela tomará a decisão de se proteger e retornar ao ponto inicial. Se a resposta for “sim”, terá ainda mais vontade de continuar e dar o seu melhor para vencer o obstáculo.

7 – Impõe desafios que levam ao crescimento

O dramaturgo Molière tem uma citação que expressa muito bem esse aspecto do medo: “Quanto maior é o obstáculo, maior será a glória em superá-lo”. Quanto mais uma pessoa se dedica a superar algo que lhe gera medo, maior será sua satisfação ao conseguir concluir seu objetivo. É uma forma de provar a si mesmo que é capaz e, assim, fortalecer a autoconfiança.

Aprenda a usar o medo a seu favor

Como se pode ver, o medo pode servir como motivação para refletir e tomar melhores decisões ou como um agente paralisador. Cabe a cada um fazer a sua escolha e espero sinceramente que opte por usar esse sentimento para ter cautela, atenção, se cuidar e se proteger, mas nunca como um empecilho para a ação.

Analise, reflita, pense nas consequências e, se chegar à conclusão que é realmente o que deseja, tenha coragem para seguir em frente. Aproveite para deixar seu comentário abaixo, compartilhando uma experiência em que tenha usado o medo a seu favor e inspire outras pessoas a fazerem o mesmo!

Fontes:

https://www.thriveyard.com/the-positive-side-of-fear-15-benefits-of-fear/

Copyright: 1423557056 – https://www.shutterstock.com/pt/g/Pixelvario