A indústria 4.0 é um conceito que tem como base a automatização de métodos industriais através da transformação digital. Em linhas gerais, trata-se de tornar as fábricas mais inteligentes com processos produtivos autônomos, eficientes e personalizáveis. 

É um conceito criado com o objetivo de gerar crescimento econômico, empregos mais qualificados e melhora da qualidade de vida. Continue lendo para entender mais sobre o conceito e seus impactos na sociedade. 

O que é indústria 4.0?

No contexto atual, é necessário que os empreendimentos atuem de maneira mais simples, com mais agilidade e otimização. O conceito de indústria 4.0 ou Quarta Revolução Industrial, consiste na automatização de determinadas atividades produtivas em prol da qualificação da mão de obra. 

Podemos identificar duas frentes nesse processo de automação industrial. A primeira diz respeito à adoção de sistemas automatizados para uma série de tarefas essenciais para a indústria. Por sua vez, a segunda frente se relaciona com o aperfeiçoamento profissional da mão de obra para que possa assumir novas funções. 

Os futuros profissionais, estudantes que estão se preparando no ensino técnico e superior, devem estar prontos para essa realidade. É crucial que esses colaboradores estejam prontos para atuar, lado a lado, com a automação e com a Inteligência Artificial. Estar atualizado quanto às novas tecnologias e ter como foco o desenvolvimento de soluções criativas é a base desses novos profissionais. 

Indústria 4.0: o papel da transformação digital 

A indústria 4.0 se desenvolve com base nos processos de transformação digital. A tecnologia modificou uma série de atividades cotidianas. Há novas formas, estruturas e dinâmicas para inúmeros processos. Os mundos físico e digital se uniram, assim como agregaram também o mundo biológico.

A junção de fatores humanos e tecnológicos é o que recebe o nome de transformação digital. Novas ideias e estratégias funcionam como a base para novas abordagens, comportamentos e condutas dos usuários. Os produtos e serviços estão cada vez mais voltados para a promoção de experiências de relacionamento.

A nova meta constituída diz respeito a uma relação mais amistosa entre o público-alvo e as companhias. Tornou-se mais fácil ter um conhecimento mais profundo e detalhado sobre mercadorias e serviços. Atualmente, as empresas conseguem ter acesso a uma série de informações a respeito de rotinas, preferências e atitudes do público. Isso permite que elas elaborem métodos que mantenham a sua constância, proporcionando maior engajamento.

Os empreendimentos na era digital têm como seu grande desafio se modificar e se manter competitivos no mercado. Adaptar-se ao conceito de indústria 4.0 é fundamental para garantir que se manterão em pleno funcionamento. Estima-se que até 2025, 40% dos negócios tradicionais poderão deixar de existir devido à sua incapacidade de alinhamento à nova era. 

Impactos da Indústria 4.0

A indústria 4.0 vem alterando a maneira como as pessoas vivem, interagem umas com as outras e trabalham. Tudo à nossa volta — como a sociedade, o governo, saúde, indústria — vem se transformando. Por esse motivo, é necessária a adaptação às alterações, extraindo o melhor para a sua vida. Entenda a seguir quais são os principais impactos da indústria 4.0 em variados segmentos.

Sociedade

A indústria 4.0 vem promovendo mudanças, não somente no ambiente fabril, mas também em nosso cotidiano. Se antes era a indústria que norteava o comportamento de consumo da sociedade, hoje é o contrário. As pessoas são quem ditam as tendências e cabe ao setor industrial se adaptar. As indústrias são obrigadas a se reinventar e se adaptar a uma nova era. 

A tecnologia tem um papel crucial, funciona como o alicerce para as mudanças. Há profunda mudança nas relações de consumo. As novas tendências de mercado estão cada vez mais baseadas em conceitos como colaboração e integração. 

Muitos benefícios estão sendo obtidos como uma produção mais limpa da indústria, pois os consumidores estão cada vez mais exigentes em relação à sustentabilidade. Hoje se tem a compreensão de que a indústria deve utilizar a tecnologia em prol do futuro da sociedade. 

Negócios

O desenvolvimento e emprego da tecnologia na indústria vêm criando mercados cada vez mais competitivos. Esse impacto é bastante positivo para os consumidores, que têm uma gama mais ampla de opções com foco em atender a seus desejos. A tendência de propagação da indústria 4.0 pelo mundo acarretou no surgimento de novos modelos de negócios. 

Os métodos de trabalho na indústria já passam por uma série de transformações. Sensores e sistemas mais inteligentes têm passado a dividir espaço com mecanismos de Inteligência Artificial. Os rígidos e burocráticos softwares estão se tornando cada vez mais obsoletos. Tornou-se cada vez mais simples para as fábricas se adaptarem às necessidades dos seus consumidores.

Também haverá impactos nas relações trabalhistas e na qualificação dos profissionais. Os perfis buscados para os quadros das companhias demandam cada vez mais criatividade, multidisciplinaridade e capacidade de inovação. 

Mão de obra

Certamente, a mão de obra é um dos segmentos mais impactados pela indústria 4.0. As funções repetitivas e braçais estão sumindo gradativamente, dando espaço para funções criativas e que demandam qualificação. O próprio modelo fabril vem passando por profunda transformação.

Os colaboradores estão sendo estimulados a assumirem papéis mais estratégicos dentro das empresas. O conhecimento técnico está no foco dessa transformação. Além disso, se observa uma maior flexibilidade do regime de trabalho, uma vez que as máquinas e os sistemas estão cada vez mais inteligentes. 

Dessa forma, ainda que uma série de funções esteja com os dias contados, há muitas outras emergindo. Logo, existe uma perspectiva de criação de novos postos de trabalho, deixando para trás o fantasma do desemprego decorrente da automação. Em um futuro próximo, será cada vez mais importante contar com profissionais com qualificações que ainda não existem.

Os futuros profissionais precisarão investir em qualificações alinhadas com as necessidades do mercado. No entanto, é perfeitamente possível alcançar um patamar interessante de estabilização nesse mercado. Tudo isso faz com que a indústria 4.0 seja realmente a Quarta Revolução Industrial.

Gostou de saber mais sobre a indústria 4.0? Aproveite para comentar abaixo e compartilhar o conhecimento através das suas redes sociais!