Inovar significa fazer algo novo, rompendo com os antigos padrões que eram usados para agir em algum contexto. Sendo assim, podemos inovar tanto na vida pessoal quanto na vida profissional. Esse processo é importante para que possamos nos atualizar e acompanhar as mudanças típicas da nossa era.

Especialmente em âmbito profissional, os indivíduos precisam inovar para se destacar, ao mesmo tempo em que as organizações devem apostar nas inovações como meio de garantir a sua competitividade. Neste artigo, vamos compreender melhor o conceito de inovação profissional e descobrir quais são os 5 passos para alcançá-la. Confira!

O que é inovação?

O conceito de inovação pode ser entendido como o processo de conceber, desenvolver e implementar algo novo. Fazer algo que você nunca fez e realizar algo de uma forma nova são meios de inovar. No caso específico das organizações, a inovação consiste em criar novos produtos e serviços para atender às demandas da sociedade ou em incrementar as soluções que já existem.

Podemos ver a inovação em diferentes áreas: ciências, artes, tecnologia, comunicação, marketing, gestão de pessoas, design etc. Basicamente, as pessoas buscam pela inovação quando os seus desejos e necessidades não estão sendo plenamente satisfeitos com o que já existe.

Assim, a busca pela eficiência, pela sustentabilidade e por melhorias na qualidade de vida são algumas das motivações mais comuns nos processos de inovação. Dessa forma, inovar é uma ação considerada fundamental na atualidade — não apenas para o progresso econômico, mas também para que as próprias pessoas encontrem progresso e qualidade de vida.

Qual é a importância da inovação na área profissional?

Na área profissional, há diversos motivos pelos quais a inovação é desejada:

  • Competitividade: para que as empresas não apenas se destaquem, mas até mesmo para que sobrevivam, é necessário inovar. É preciso oferecer algum diferencial à sociedade; algo que os concorrentes não proporcionam.
  • Relevância: os problemas e prioridades das pessoas mudam. Por isso, os profissionais e as empresas também precisam mudar a forma como agem, de modo a acompanhar essas mudanças e manter a relevância.
  • Eficiência: essas mudanças muitas vezes são necessárias para que as organizações e as pessoas aumentem a sua produtividade. Inovar pode ajudar a encontrar novos meios de agir e, consequentemente, alcançar melhores resultados.
  • Resolução de problemas: se novos problemas surgem, não adianta continuar fazendo as mesmas coisas. Assim, a inovação também é uma necessidade diante de novos desafios, que demandam novas posturas.
  • Valorização profissional: o mercado de trabalho nunca valorizou tanto os profissionais que são agentes de mudança quanto agora. Dessa forma, a inovação profissional também é importante em um nível individual, expressando a capacidade das pessoas de agirem de forma criativa, o que as leva a um lugar de destaque e potencial crescimento na carreira.
  • Adaptação: tanto as empresas quanto os profissionais precisam acompanhar as mudanças do mercado, o que se vê na tecnologia, no comportamento, nos procedimentos e até no design. Adaptar-se a novos contextos é primordial para evoluir na carreira e alcançar o sucesso.

Quais são os 5 passos para a inovação profissional?

PSC

De fato, inovar é algo importante e necessário na atualidade. Mas, afinal, como podemos fazer isso? Confira os 5 passos fundamentais do processo de inovação a seguir.

  • Desenvolvimento de habilidades

Para que uma pessoa ou empresa faça algo novo, é importante adquirir conhecimentos e desenvolver habilidades. Sem que isso ocorra, as chances de cometer erros aumentam muito. Portanto, esteja aberto a conhecer as necessidades das pessoas, os avanços da ciência, as novidades em tecnologia, enfim, tudo o que houver de novo. Participar de eventos, realizar cursos e treinamentos e simplesmente ler para manter-se atualizado são bons pontos de partida.

  • Fomento à criatividade

A inovação depende fundamentalmente da criatividade, seja para efetivamente criar algo novo, seja para promover melhorias em algo que já existe. Por isso, as organizações precisam dar mais liberdade criativa aos seus colaboradores, de modo que possam exercitar essa liberdade em espaços seguros. Nesse sentido, é válido promover reuniões de brainstorming, em que todos são convidados a dar as suas sugestões, especialmente sobre soluções que vão além dos meios convencionais.

  • Identificação de oportunidades

A inovação não vem “do nada”. Para fazer diferente, precisamos identificar essa necessidade, o que indica que as antigas fórmulas já não estão surtindo os mesmos efeitos. Dessa forma, pesquise e fique atento às necessidades das pessoas que não estão sendo atendidas, bem como às lacunas que existem na sua área de atuação profissional. Acompanhe as tendências e novidades que surgem no seu setor, mas também fique de olho nas inovações de outras áreas que possam inspirá-lo.

  • Experimentação e prototipagem

Depois que uma pessoa ou uma organização tem uma ideia inovadora, é importante experimentá-la, isto é, promover testes em ambientes controlados para verificar a sua viabilidade. Novos serviços podem ser testados com alguns clientes, novos procedimentos podem ser testados com alguns funcionários, e novos produtos podem ser lançados para públicos específicos, por exemplo. A ideia desses protótipos é testá-los e obter feedbacks, analisando os resultados e promovendo os ajustes necessários.

  • Implementação e execução

Se a ideia for aprovada nesses testes preliminares, após os ajustes e aprimoramentos, é hora de colocá-la em prática. Para isso, tanto individualmente quanto nos projetos de organizações, é importante desenvolver um plano estratégico que descreva as etapas dessa implementação. Defina metas, prazos e recursos necessários e esteja preparado para lidar com desafios ao longo da sua trajetória, pois novos ajustes podem ser necessários.

A inovação profissional é o processo por meio do qual as pessoas e as organizações desenvolvem novas soluções e formas de agir frente às novas necessidades que surgem. É assim que conseguimos obter destaque e evoluir diante da concorrência, tanto no mercado de trabalho quanto na competitividade empresarial. Trata-se de um processo fundamental de sobrevivência e crescimento contínuo!

E você, querida pessoa, como tem conduzido os processos de inovação profissional na sua carreira? Como avalia esse fator no seu ambiente de trabalho? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!