Um modelo de negócios é um sistema pelo qual uma empresa padroniza as suas operações, de modo que consiga produzir e distribuir as suas soluções aos seus clientes de forma proveitosa. Existem diversos modelos na atualidade, e um deles é o “Just in Time”.

Para conhecer as características deste sistema, incluindo as suas vantagens e desvantagens, continue a leitura do artigo a seguir.

O que é o Just in Time?

Se você ainda não conhece o conceito de Just in Time, vale a pena entender um pouco mais sobre ele. As empresas que trabalham dessa forma e seguem esse modelo de gestão de produção são aquelas que oferecem os seus produtos por demanda. Isso quer dizer que, neste modelo de negócios, é necessário que primeiro ocorra uma venda e só depois a matéria prima seja comprada para a fabricação dos produtos.

Achou estranho? No início, pode até ser e parecer um pouco incomum, mas esse modelo de gestão indica que tudo tem o momento certo para ser produzido e comprado. O Just in Time, que significa “momento certo”, é um modelo de gestão e produção que surgiu após a crise de 1929, nos EUA. Na ocasião, gerentes da Toyota necessitavam de um novo sistema administrativo, que reduzisse os estoques e os custos de produção.

Nos dias de hoje, grandes empresas consideram o modelo de gestão Just in Time como algo que elimina desperdício e que auxilia na melhoria dos processos de produção, implicando em mais qualidade e em uma posição competitiva vantajosa.

Quais são as vantagens de trabalhar com o Just in Time?

Esse modelo de gestão de produtos possui vantagens extraordinárias, mas o mais interessante é que esse sistema pode ser adaptado em diversos exemplos de negócios. Basta ter treinamento, habilidade, conhecimento para realizar um plano de negócio e organização para fazer acontecer. Veja algumas vantagens de aplicar o Just in Time como modelo de gestão de produção em uma empresa.

1. Redução de estoques

Com a produção sob demanda, a empresa não acumula matéria-prima em seus estoques, o que poderia provocar o vencimento e a perda desses insumos, caso não venham a ser utilizados. Isso é positivo por questões de consumo consciente, sustentabilidade e prevenção ao desperdício.

2. Redução no tempo de produção

Um sistema mais enxuto, que utiliza única e exclusivamente aquilo que for necessário, reduz o tempo de produção, afinal de contas, serão produzidos apenas os produtos para os quais foi identificada uma demanda.

3. Redução de custos

Produzir apenas sob demanda representa uma importante redução de custos. Isso envolve não apenas a redução do consumo de matéria-prima, mas também de tecnologia, de mão de obra, de infraestrutura para estoques, de energia, de utilização de fornecedores, enfim, de tudo aquilo que representa despesas para a organização.

4. Redução de desperdícios, já que a produção será feita por demanda

Quando a produção não leva em consideração a demanda, isso pode fazer com que diversos produtos fiquem estocados. Em alguns casos, esses produtos podem perder a validade, sendo descartados, o que representa desperdício e perdas financeiras. O modelo Just in Time evita que isso ocorra.

5. Redução de mão de obra

Com uma produção que visa a atender exclusivamente as demandas identificadas na sociedade, não é necessário produzir em excesso, já que o objetivo é justamente evitar o excedente. Dessa forma, não é necessário empregar tantos funcionários, permitindo que a mão de obra seja reduzida.

6. Mais agilidade e rapidez de resposta em relação aos sistemas de produção

Quando um modelo de negócios atende exclusivamente aos pedidos dos clientes, o processo se torna mais ágil. O tempo entre a solicitação do cliente e a entrega do produto (ou prestação do serviço) é encurtado, promovendo maior satisfação do consumidor. Isso ocorre porque a empresa não perde tempo com a produção de itens não solicitados.

7. Melhoria na qualidade dos processos produtivos

Sem precisar dar conta de volumes de produção muito altos, a empresa consegue dedicar-se com mais atenção a cada pedido. Isso ajuda na prevenção de erros, na eliminação de desperdícios e, consequentemente, na melhoria da qualidade geral do seu processo de produção.

Para que essas vantagens aconteçam, é preciso que a implantação do modelo JIT (Just in Time) seja muito bem feita.

Atitudes como: promover treinamentos de equipe, dominar os procedimentos, fazer investimentos para melhorar cada um desses processos, ter comprometimento com a administração, garantir o controle de qualidade, entre outros, são algumas das atitudes que a empresa deve ter para implantar o JIT como sistema de gestão de produtos.

Quais são as desvantagens do Just in Time?

Mesmo com tantas vantagens, é possível encontrar algum tipo de desvantagem nesse sistema de gestão. Veja algumas delas:

1. Pouca variedade de produtos oferecidos

Uma desvantagem desse modelo é que as pessoas podem demandar sempre os mesmos tipos de produtos. Em consequência, a empresa acaba descontinuando ou deixando de lançar novos modelos, reduzindo a variedade dos itens que disponibiliza, já que a procura por tipos diversificados é muito baixa.

2. Grande procura dos produtos com entrega em curto prazo (no ato da compra)

Quando há uma grande demanda por produtos com entrega rápida, a empresa precisa mobilizar o seu processo produtivo. Sem a capacidade de prever a demanda, os momentos de grande procura podem pegar o sistema produtivo de surpresa, exigindo um grande esforço em um curto espaço de tempo.

3. Ausência de estoque

Algumas vezes, o fato de não haver estoques pode atrapalhar a empresa, sobretudo em momentos de interrupção de produção. Por isso, a procura pelos produtos deve ser estável, já que não há como prever a demanda com precisão, e o estoque funciona como uma “reserva de segurança”.

Este método de gestão é adotado principalmente no Japão, desde o início dos anos 1950, período que sucedeu a Segunda Guerra Mundial. Os resultados foram satisfatórios, já que o espaço para ter estoque é muito pequeno ou nulo. Dessa forma, a adaptação foi um sucesso. Pegando essa estratégia como modelo, outras empresas da América do Norte e da Europa têm adotado o Just in Time e adquirido mais e mais benefícios.

Esse modelo de gestão pode ser uma boa sugestão de melhoria na gestão de produção da sua empresa. O que pensa sobre o tema? Deixe o seu comentário no espaço abaixo. Por fim, não se esqueça de compartilhar este artigo com quem mais possa se beneficiar deste conteúdo, por meio das suas redes sociais!