“Liderança é ação, e não posição”. Essa frase do consultor americano Donald McGannon ilustra perfeitamente o conceito atual de liderança, que vai muito além das teorias e manuais e mostra que ser líder não é um cargo, mas sim uma construção diária junto dos liderados.
Por isso, todo líder deve estar atento ao seu modo de agir, à sua forma de se relacionar com as suas equipes e, especialmente, aos exemplos que está transmitindo para os seus colaboradores. Mais do que discursos vazios, hoje, mais do que nunca, o que os profissionais esperam é que os seus gestores tenham atitudes compatíveis com as suas falas, de modo que isso os inspire e os ajude no seu crescimento profissional e pessoal.
Pensando nisso, separamos exemplos de 10 atitudes de como ser um líder melhor. Continue a leitura e leve estes insights para a sua vida!
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1. Dê bons exemplos
O líder deve ser sempre um bom exemplo para os seus liderados. Por isso, busque fazer as coisas de forma eficaz, respeitar as regras da empresa, agir de modo correto, ser justo, reconhecer os seus erros e investir no seu autodesenvolvimento. Seja você o exemplo das características que deseja ver nos seus liderados: assiduidade, pontualidade, criatividade, comunicação eficaz, proatividade, competência, inteligência, responsabilidade, maturidade, vontade de crescer, respeito, e por aí vai.
2. Aprenda a escutar
Saber ouvir é fundamental para conhecer bem a sua equipe, os seus anseios, insatisfações e necessidades. É assim que você poderá oferecer aos seus colaboradores condições propícias ao trabalho. Além disso, todo líder tem muito a ganhar ao ouvir mais as opiniões dos liderados. Cada um tem a sua expertise, o que pode auxiliá-lo nas tomadas de decisões estratégicas. Assim, a chance de fazer escolhas mais precisas aumenta, além de ser um meio de promover a gestão democrática.
3. Dê feedbacks
O feedback faz parte do crescimento do profissional e deve ser um presente dado pelo líder aos seus profissionais. Por isso, esteja atento aos pontos fortes e de melhoria de todos e ofereça esse retorno sobre o trabalho e os comportamentos de cada um. Isso ajuda no crescimento de todos. Contudo, lembre-se de que um bom feedback deve ser também motivacional. O colaborador deve sair do encontro inspirado a melhorar, e não desanimado por ter recebido uma bronca agressiva e desrespeitosa. Humanize-se!
4. Saiba receber feedbacks
Além de conceder, procure também ouvir os feedbacks dos seus colaboradores e dos seus superiores a respeito do seu trabalho, sempre com muita atenção e humildade. Mesmo que você não concorde com tudo o que for dito, procure refletir e tirar sempre algum aprendizado para melhorar a sua gestão e a sua liderança. Entenda que esse cargo não faz de você uma pessoa perfeita. Ao contrário, ele pode deixar ainda mais evidentes as suas características, tanto as positivas quanto as que podem melhorar.
5. Invista em aprimoramento
Não estacione, não pare, não desista. Busque sempre obter novos conhecimentos técnicos e comportamentais ao seu trabalho e expandir progressivamente os seus saberes. Lembre-se de que não é porque você já alcançou um cargo de liderança que não há mais nada a aprender. Na verdade, toda e qualquer área do conhecimento passa por diversas transformações na atualidade. Assim, cabe a todos os profissionais atualizarem os seus saberes e estarem atentos a essas novidades, com cursos, leituras e treinamentos!
6. Compartilhe experiências
Não seja egoísta. Lembre-se de que, assim como você precisou do suporte de alguém mais experiente um dia, os seus liderados também precisam de você, dos seus conhecimentos e das suas experiências para aprenderem e se desenvolverem. Líderes de sucesso não têm medo de que os seus liderados cresçam. Ao contrário, eles sabem que, no trabalho em equipe, o sucesso de um é o sucesso de todos. Por isso, ensine, ajude, compartilhe conhecimentos e faça-se presente no dia a dia!
7. Seja justo e honesto
Um bom líder é aquele que sabe apontar, mas também que ajuda a corrigir os erros, que é justo no momento de dar um feedback e que sabe reconhecer um bom trabalho, sendo honesto e leal. Esse líder compartilha os méritos e realizações com a sua equipe e também sabe assumir os próprios erros, sem jogá-los nas costas dos colaboradores. Por fim, ele é capaz de conceder aumentos e promoções àqueles que provarem serem merecedores, aplicando critérios e avaliações iguais a todos.
8. Aprenda a se comunicar
A forma como se expressa é muito importante para o sucesso de um líder. Portanto, invista em uma comunicação não violenta, em que haja empatia e respeito mútuos e em que nunca seja preciso gritar ou agredir verbalmente uma pessoa para conquistar os resultados desejados. Seja claro em todas as suas mensagens, tanto faladas quanto escritas. Responda prontamente aos questionamentos dos seus liderados e sempre verifique se todos compreenderam a mensagem ou se há alguma dúvida. Isso evita muitos problemas.
9. Tenha bom humor
Líderes ranzinzas só afastam e causam medo nos seus funcionários. Por isso, veja a vida de forma positiva, procure manter o bom humor e saiba aproveitar os momentos certos para criar um ambiente mais receptivo e feliz para todos. Jamais desconte nos liderados os seus problemas. Lembre-se de que eles estão sempre observando e se inspirando na sua conduta, de modo que é importante agir com leveza e alegria para criar um clima organizacional harmônico.
10. Seja resiliente
Por fim, lembre-se sempre de desenvolver a inteligência emocional para lidar melhor com as dificuldades, as pressões e as crises e também para superar esses momentos ruins. Assim, você poderá transformá-los em oportunidades e, especialmente, evitar transferir sentimentos negativos para o seu grupo. Fortaleça-se mentalmente, cuidando da própria saúde e respeitando sempre os momentos de lazer e descanso.
Uma dica final: se você quer desenvolver tudo isso e muito mais, participe da formação LCT — Leader Coach Training e transforme-se, definitivamente, em um líder de alta performance, com base em todos os conhecimentos do IBC — Instituto Brasileiro de Coaching. Participe e alcance resultados extraordinários!
E você, ser de luz, como avalia o seu desempenho como líder? Ou, caso não ocupe essa posição, como avalia as lideranças do seu ambiente de trabalho? O que poderia ser melhor? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!