Toda empresa, projeto, comunidade, cidade, estado ou país possui os seus líderes. Eles são indivíduos com uma série de características específicas para tomar decisões e orientar os seus liderados na execução de diferentes atividades. Por mais essenciais que sejam os líderes, porém, é importante ressaltar que eles não são eternos. Um dia, eles não mais estarão aqui. É nessas horas que surge o questionamento: quem dará continuidade às missões que já foram iniciadas?
É por questionamentos como esse que os líderes, além de todas as suas funções de praxe (que já não são poucas), precisam também se preocupar com a formação dos seus sucessores. Em outras palavras, líderes precisam formar líderes que deem continuidade aos seus trabalhos. Você sabe como formar líderes? Então, confira as respostas na leitura a seguir.
Contents
A importância de formar sucessores
Como se tornar um líder cada vez melhor em gestão e potencialização da capacidade de produção e resultados da equipe? Este é um tema constantemente abordado e refletido. São inúmeros conselhos, regras e orientações para ser o mais eficaz possível nesse desafio.
Nesse sentido, não existem receitas prontas e imodificáveis para atingir a alta performance como gestor. Se fôssemos definir um único caminho, estaríamos reduzindo o potencial infinito do ser humano, que é composto por inúmeras interferências, experiências, vivências e particularidades.
Atingir a excelência na arte de liderar não é tarefa fácil. É preciso ter habilidade em influenciar, motivar, engajar e despertar o melhor dos seus liderados. Além disso, é necessário possuir características como: dinamismo, flexibilidade, comprometimento, garra, determinação, escuta ativa, sensibilidade, iniciativa, serenidade, ousadia, comunicação efetiva, entre outros variados fatores.
Todas essas habilidades e características surtem efeito ainda maior se aliados à competência do gestor em formar sucessores, futuros líderes.
Desenvolver um time com a cultura colaborativa, independente, participativa e inovadora significa estimular o senso crítico dos colaboradores, ao invés de ter apenas fazedores de tarefas que não impactam significativamente o crescimento da organização.
Saiba como formar uma equipe de líderes
Há alguns fatores fundamentais que devem receber devida atenção para desenvolver o “espírito” e as atitudes de liderança dos integrantes da empresa. Confira os principais deles, a seguir.
1. Potencial individual
Ser líder não significa apenas ter profundos conhecimentos técnicos na área profissional, mas desenvolver uma série de competências comportamentais para comandar outras pessoas. Por isso, se você estiver pensando em escolher um sucessor, avalie não apenas a sabedoria técnica, mas também a capacidade que o indivíduo possui de se comunicar com clareza, de ser influente no grupo e de manter um bom relacionamento com todos.
Lembre-se de que nem toda pessoa tem potencial ou interesse em ser líder. Por isso, observe os membros da equipe e identifique aqueles que de fato gostariam e teriam mais facilidade em liderar.
2. Visão sistêmica
A visão sistêmica em âmbito corporativo consiste em compreender qual é a função de um departamento/cargo e de que maneira ele se relaciona com os outros departamentos/cargos da empresa. Todo líder precisa desenvolver essa competência, que é uma visão “macro” da engrenagem em que está inserido.
Dessa forma, estimule os seus liderados a compreender todos os processos da empresa. Eles obterão uma visão ampla sobre o funcionamento da organização, entendendo os fluxos de processos e os seus objetivos. Além disso, promoverão o senso avaliativo e a possibilidade de desenvolvimento de estratégias de melhoria, otimização de processos e novas soluções. É um convite a serem mais envolvidos e participativos.
3. Comunicação eficiente
Saber se comunicar é fundamental. Transmitir ideias, apresentar propostas, negociar, e informar são atividades inerentes e necessárias no dia a dia de todo e qualquer profissional. No caso de um líder, em particular, é preciso comunicar-se com muita clareza em diversos contextos: explicar o que deve ser feito, tirar dúvidas, prestar auxílio, fazer avaliações de desempenho, corrigir com educação, cobrar resultados, elogiar, solucionar conflitos, entre outros.
Obter essa habilidade é indispensável para a formação de relacionamentos interpessoais construtivos, bem como para alcançar objetivos por meio do diálogo saudável. Esses fatores são essenciais para o desenvolvimento do profissional na organização. Um líder com falhas em comunicação compromete o trabalho de toda a sua equipe e, consequentemente, da empresa.
4. Autoconhecimento
Ajude os seus liderados a conhecerem a si mesmos, de tal modo que identifiquem as suas forças e oportunidades de melhoria para o seu desenvolvimento contínuo. Todo indivíduo tem limitações, conhecimentos, dificuldades e habilidades. Quanto mais uma pessoa conhece a si mesma, mais ela consegue agir no sentido de melhorar-se continuamente — traço essencial em quem deseja ser líder.
Nesse sentido, proponha cursos e treinamentos para que a empresa possa investir em seu maior ativo, o capital humano. Busque o auxílio do coaching, o mais efetivo método de desenvolvimento humano da atualidade. Empresas como Bayer, Volkswagen, Banco do Brasil, Receita Federal, Unimed, Unilever, Itaú, entre muitas outras, também adotaram o coaching como cultura organizacional para a conquista de resultados ainda mais extraordinários!
Esse método é muito indicado para que as pessoas conheçam a si mesmas e descubram se de fato a liderança é um objetivo para elas.
5. Desenvolvimento e capacitação de lideranças
Além do coaching e de consultorias, há empresas que constroem os seus próprios programas de desenvolvimento e capacitação de recursos humanos, o que inclui a formação de novos líderes.
Em geral, esses programas contemplam a realidade da empresa, ensinando os seus participantes a terem a visão sistêmica, de que falamos anteriormente. Além disso, também trabalham uma série de competências comportamentais essenciais ao exercício da liderança, como: organização, planejamento estratégico, delegação de tarefas, clareza de comunicação, resolução de conflitos, feedback, entre outros aspectos.
6. Estímulo à formação continuada
É essencial desenvolver as habilidades típicas da liderança, mas também não podemos nos descuidar dos conhecimentos inerentes à profissão. Hoje em dia, todas as áreas do conhecimento passam por transformações constantes, sem exceções — seja por inovações tecnológicas, por avanços científicos ou por mudanças no comportamento das pessoas.
Portanto, é preciso estimular as pessoas que desejam ser líderes à formação continuada. Isso deve ser feito por cursos de reciclagem, participação em eventos, treinamentos de capacitação, graduações, especializações, mestrados, doutorados, entre outros. O conhecimento adquirido nessas formações mantém as pessoas atualizadas e em condições de tomar decisões estratégicas mais eficazes.
7. Incentivo à inovação
Por fim, é importante compreender que, diante de tantas mudanças que ocorrem a todo instante no mundo, as empresas precisam acompanhar essas modificações. Organizações que não se adaptam às novas realidades param no tempo e, com isso, perdem competitividade e força diante da concorrência.
Assim, estimule os seus liderados a serem líderes inovadores, que não têm medo de investir em novas soluções e em maneiras melhores de conduzir os processos da organização. É claro que toda mudança precisa de um embasamento que justifique a sua implementação. Contudo, reforce a ideia de que quem deseja resultados diferentes precisa de atitudes diferentes.
As sete dicas acima são algumas das recomendações mais precisas para que você seja capaz de formar sucessores capacitados em continuar as suas missões. O que você achou das dicas? Tem mais alguma sugestão para adicionar? Então, deixe o seu comentário abaixo. Além disso, compartilhe este artigo com os seus colegas, de modo que comecem também a pensar nas pessoas que os sucederão em seus projetos!
Imagem: Por Prostock-studio