A linguagem corporal é um conjunto de gestos, posições e movimentos executados por uma pessoa. Segundo especialistas, todos esses fatores podem comunicar ideias, valores, opiniões e traços de personalidade, complementando (e até contradizendo, em alguns casos) as palavras que são ditas.

Ainda segundo esses especialistas, a linguagem corporal de um líder pode revelar se ele é alguém responsável e confiante ou se está inseguro diante dos projetos e ações em andamento. Neste artigo, vamos entender melhor em que consiste a linguagem corporal, por que ela tem ganhado tanta importância e como um líder verdadeiramente eficaz se revela nesse aspecto. Confira!

Linguagem corporal: o que é e por que tem ganhado tanta importância?

A linguagem corporal consiste em todos os posicionamentos e movimentos que uma pessoa executa com o seu corpo e que comunicam algo: estados emocionais, ideias, posicionamentos, opiniões etc. São gestos, posturas e expressões faciais que revelam aquilo que uma pessoa pensa — e que nem sempre consegue expressar por meio das palavras.

Trata-se de uma forma de comunicação muito antiga na humanidade, anterior ao surgimento das línguas. Ela desempenha um papel importante nas interações sociais e na transmissão de informações, sendo, por isso, cada vez mais reconhecida e analisada nos últimos tempos.

A ideia por trás da linguagem corporal é a de que o corpo e a face revelam aquilo que uma pessoa pode tentar esconder na comunicação verbal (palavras). Por isso, compreender esses sinais pode melhorar as interpretações que fazemos das interações que temos com o outro.

Dominar essa área do conhecimento pode nos ajudar a desenvolver uma série de atributos: empatia, sinceridade, credibilidade, persuasão em negociações, capacidade de influência, aprovação/desaprovação etc. Além de desenvolver esses traços em nós mesmos, o domínio da linguagem corporal nos ajuda a compreender melhor o que o outro nos quer dizer — seja presencialmente, seja nos meios digitais (como videochamadas).

Como é a linguagem corporal do líder eficaz?

PSC

No caso dos líderes, há sempre muitos olhares sobre eles, afinal de contas, estão em posições de destaque nas equipes e organizações. Um líder eficaz apresenta uma linguagem corporal de confiança e responsabilidade, o que não se vê nos líderes que estão inseguros. Assim, confira a seguir 7 elementos de linguagem corporal que revelam um líder eficaz e competente.

  • Postura ereta e aberta

O líder eficaz apresenta uma coluna alinhada, com o peito bem posicionado para frente e com a cabeça alta. A coluna arqueada e a cabeça baixa, em contrapartida, indicam uma retração e uma insegurança para observar o meio e comunicar-se com as outras pessoas. É claro que, em excesso, essa postura ereta pode esbarrar na arrogância típica dos líderes autocráticos, o que precisa ser analisado com muito cuidado. A ideia é demonstrar confiança, mas sem tornar-se opressor.

  • Contato visual natural

Uma dinâmica semelhante ocorre com o contato visual, que também faz parte da linguagem corporal. No ocidente, olhar nos olhos de uma pessoa enquanto interagimos com ela indica segurança e confiabilidade — embora isso possa ser considerado invasivo em alguns países do oriente. Por isso, o líder eficaz olha nos olhos das pessoas enquanto conversa com elas, o que demonstra que ele não tem nada a esconder. Todavia, não devemos “encarar” as pessoas, sem naturalidade.

  • Gestos precisos e moderados

Os gestos são os movimentos que fazemos com mãos e braços que complementam aquilo que falamos em um processo de comunicação. Entretanto, há gestos que podem indicar insegurança, como os braços cruzados ou uma movimentação muito rápida das mãos. Dessa forma, o líder de sucesso usa os braços e mãos de forma natural, dando dinamismo à sua comunicação, mas sem “acelerar” a interação. Gestos precisos e moderados são naturais e complementam a comunicação verbal.

  • Expressões faciais congruentes

A expressão facial consiste em contrações dos grupos musculares da face, o que revela diversas emoções. Um nariz contraído pode indicar nojo, olhos revirados para cima indicam impaciência, e sorrisos sinceros revelam alegria. O que indica uma comunicação eficaz não é a expressão em si, mas a congruência que ela apresenta com aquilo que a pessoa diz. Quando as palavras de uma pessoa afirmam alegria, mas a face revela o oposto, perde-se a credibilidade, o que é péssimo, sobretudo para um líder.

  • Movimentação pelo espaço

Movimentar-se pelo espaço é uma maneira de “conquistar território” e demonstrar poder. Os líderes eficazes fazem isso com naturalidade, movimentando-se à frente das pessoas enquanto falam, demonstrando confiança. Caminhar com propósito e ocupar uma área apropriada, sem invadir o espaço alheio, é uma maneira de demonstrar confiança. Apenas não exagere e não se movimente com muita rapidez, pois isso pode significar que você está ansioso e inseguro.

  • Escuta ativa

Quando falamos em comunicação, quase sempre falamos em emitir mensagens, mas esse processo é uma via de mão dupla, ou seja, precisamos também ser bons receptores de mensagens. Um líder eficaz não quer impor as suas ideias a todo custo. Ele sabe que também precisa escutar ativamente o que os seus companheiros têm a dizer. Muitas vezes, é ouvindo os liderados que surgem ideias incríveis nas equipes. Por isso, fazer contato visual e prestar atenção, com empatia, é sempre algo positivo.

  • Adaptação ao contexto

Por fim, os líderes precisam se adaptar aos contextos em que estão inseridos. Há momentos mais formais, e outros mais informais. Há conversas delicadas e sérias, enquanto outras são mais descontraídas. Esses contextos devem dar o tom da comunicação, o inclui não apenas a escolha de palavras e o volume de voz, mas também todas as questões de linguagem corporal já citadas. É importante que gestos e expressões faciais estejam adequados à situação e às pessoas envolvidas.

Em conclusão, a linguagem corporal é um processo muito complexo, que envolve diferentes fatores e que varia consideravelmente de uma situação para outra. Por isso, especialmente se você deseja ser um líder eficaz, fique atento aos 7 pontos descritos acima. Saiba que o seu corpo pode desempenhar um papel fundamental para comunicar poder e estabelecer conexões de sucesso.

E você, ser de luz, como avalia a linguagem corporal dos seus líderes? Como percebe que gestos e expressões faciais demonstram poder? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!