Aumentar a produtividade enquanto os gastos são reduzidos – este é o sonho de qualquer empreendedor, ao mesmo tempo em que é também o objetivo da logística empresarial.
A partir de meados dos anos 1950, as empresas passaram a nutrir uma maior preocupação com a satisfação do cliente, que, desde então, tem se tornado cada vez mais exigente. A facilidade do acesso à informação criou uma massa de consumidores muito consciente de seu valor e de seus direitos. Se suas expectativas não são atendidas, ela parte para a concorrência.
Hoje em dia, a competitividade está acirrada em qualquer setor da economia e, como ninguém quer perder clientes, as empresas passaram a desenvolver uma visão mais estratégica sobre os negócios.
Compreendendo a logística empresarial
A logística empresarial faz parte deste conjunto de estratégias para garantir a satisfação do cliente. Este setor é responsável por sistematizar toda a cadeia produtiva, fornecendo-lhe toda a estrutura necessária. Por isso, ele tem sido apontado como um departamento altamente estratégico, responsável pela sobrevivência de qualquer empresa.
Controlando gastos, mas assegurando a qualidade em todos os processos da empresa, a logística empresarial assegura que os clientes recebam aquilo que compraram o mais rápido possível. Desta forma, é criada uma experiência positiva com esse cliente, conferindo maior confiabilidade e competitividade à empresa. E quanto maior e mais complexa for a cadeia produtiva da empresa, maiores devem suas preocupações com questões logísticas.
As funções da logística empresarial
Agora que você já conhece as vantagens e a importância da logística para qualquer empresa, vamos conferir mais a fundo as funções desta área. Aliás, você sabia que o conceito de logística surgiu inspirado em táticas de guerra? Pois é, já que era preciso transportar e armazenar suprimentos e armamentos para os batalhões, o que exigia muita organização.
Hoje em dia, as funções da logística empresarial incluem:
- Gestão de estoques: um bom controle de oferta e demanda permite que sua empresa esteja bem abastecida com os produtos de que necessita, sem que percam sua validade. Isto vale tanto para as matérias-primas de produtos quanto para os materiais de uso interno na própria empresa (como itens de escritório, por exemplo). Também é importante realizar a manutenção de equipamentos e estruturas da empresa com frequência.
- Cadeia de suprimentos: a logística deve manter boa comunicação e capacidade de negociação para coordenar todos os envolvidos na cadeia de suprimentos (supply chain) da empresa: fornecedores, fabricantes, distribuidores, lojistas e consumidores. Uma boa rede de comunicação é essencial para esta função.
- Fornecedores: os fornecedores merecem atenção especial. É preciso pesquisar as empresas confiáveis e que ofereçam produtos de alta qualidade, dentro de um controle orçamentário equilibrado. Com planejamento estratégico, é possível negociar prazos, preços e condições de entrega.
- Transportadoras: há empresas com frotas próprias, enquanto outras terceirizam esse serviço. O importante é monitorar a demanda dos consumidores (que têm solicitado entrega de produtos em casa com cada vez mais frequência) para garantir que os prazos de entrega sejam cumpridos. Especialmente nas indústrias, os gastos com transporte costumam ser muito altos, portanto, é preciso escolher a empresa responsável com muita análise e pesquisa de mercado.
- Logística reversa: como sua empresa pode controlar os impactos de suas ações sobre o meio ambiente? O que fazer com os resíduos dos seus produtos depois que o cliente os tiver consumido? A logística reversa consiste em gerir os resíduos da produção, reaproveitando o que for possível para reduzir custos e gerar menos impacto na natureza.
Agora que você já conhece as principais responsabilidades da logística empresarial, valorize esse departamento em seu empreendimento, pois ele é essencial para a satisfação do seu cliente e para a manutenção de uma situação financeira confortável.