O marketing é uma área do conhecimento que se dedica a encontrar as melhores maneiras de construir relacionamentos entre marcas e pessoas. Não se trata de uma área nova. Muito pelo contrário, ela existe há muitos anos e tem evoluído constantemente, sempre acompanhando as inovações tecnológicas e as próprias mudanças nas atitudes das pessoas.

Nesse sentido, um fato que certamente você já percebeu é que a internet tem obtido certo protagonismo nessas relações. Esse processo resulta no chamado “marketing 4.0”, cujas características e aplicações você conferirá neste artigo. Siga em frente e boa leitura!

Um breve histórico sobre o marketing

Philip Kotler, um dos maiores nomes do marketing contemporâneo, divide a história do marketing em 4 fases. O marketing 1.0 representa um momento em que a indústria ainda se desenvolvia e em que não havia tanta concorrência entre as empresas. O foco estava no produto e nos processos de produção, divulgando massivamente as funções desses itens.

O marketing 2.0 caracteriza-se pelo aumento na quantidade de empresas concorrentes, o que fortaleceu o conceito de marca e a necessidade de segmentar um público-alvo específico. O marketing 3.0, por sua vez, foca na personalização, ou seja, na construção de ofertas personalizadas, respeitando a identidade do indivíduo e gerando uma identificação entre propósitos e valores com as empresas.

Atualmente, vivemos a quarta fase do processo, o que Kotler chama de marketing 4.0. Nessa fase, não ocorre uma substituição ao marketing 3.0, mas sim uma intensificação dele, por meio da tecnologia e da internet.

As características do marketing 4.0

As empresas ainda se dedicam aos seus produtos, ao seu público, às suas marcas e aos seus valores, o que indica que as fases anteriores do marketing não se acabaram, elas apenas evoluíram. O marketing 4.0 inclui a revolução digital e a internet nesse processo, compreendendo as suas ferramentas e técnicas para estabelecer uma relação eficaz junto ao público.

Trata-se de um momento de transformação do tradicional para o digital. Hoje em dia, os mecanismos de busca (como o Google), os websites, os blogs, as redes sociais, os e-mails, as mensagens de texto, os chats, os aplicativos, entre outros, representam as principais ferramentas dessa fase tecnológica.

No entanto, o marketing 4.0 não consiste apenas em aprender a utilizar essas ferramentas, mas em usá-las de modo estratégico, ou seja, em criar um plano de ação que segmente o público, que evidencie as vantagens do produto, que fortaleça a marca e que entregue valor.

6 passos para aplicar o marketing 4.0

O marketing 4.0 talvez não seja uma novidade para os consumidores mais atentos e para os profissionais antenados no assunto. No entanto, nunca é demais reforçar os meios pelos quais a teoria se desenvolve na prática, não é mesmo? Confira 6 passos para aplicar essa nova fase do marketing, na sequência.

1. Derrube as hierarquias

O marketing 4.0 depende de relações mais horizontais do que verticais. Isso quer dizer que a empresa deve se humanizar e colocar-se lado a lado com o consumidor, ouvindo o que ele tem a dizer e dialogando com ele como se fosse um amigo. Não é à toa que tantas empresas têm desenvolvido atendentes virtuais humanóides, por exemplo.

Além disso, empresas concorrentes também têm se unido umas às outras para fortalecer as suas respectivas imagens. Ações de marketing em conjunto têm se tornado cada vez mais comuns, permitindo que haja benefícios mútuos entre as marcas envolvidas.

2. Entenda que as opiniões alheias nunca foram tão fortes

Especialmente por conta das redes sociais, as pessoas gostam de publicar as suas opiniões sobre as marcas e os seus produtos, sejam elas positivas ou negativas. Por isso, as pessoas influenciam-se umas às outras em suas decisões de compra, de modo que a imagem de uma marca nunca está 100% sob o controle da empresa.

A humanização da marca envolve admitir que errar é humano e que nem sempre conseguiremos satisfazer a todos. O que podemos fazer é monitorar os comentários negativos, entrar em contato com essas pessoas e fazer um bom gerenciamento de crises. A reputação das marcas é, atualmente, construída pelos próprios consumidores. Assim, aproxime-se deles com empatia e dedicação.

3. Una os canais físicos e digitais

O marketing 4.0, como citamos, inclui os meios digitais no relacionamento com o cliente, o que não quer dizer que seja o fim dos demais. A ideia é integrar o online e o offline em uma estratégia unificada, na chamada “experiência omnichannel”. É cada vez mais comum que as pessoas pesquisem nas lojas físicas e comprem pela internet, ou que pesquisem pela internet e façam as compras nas lojas físicas.

Por isso, é importante que a atuação da empresa nesses dois ambientes seja alinhada, sem barreiras entre o físico e o digital. O consumidor deve sentir-se livre para transitar entre um meio e o outro, sabendo que não haverá grandes diferenças no conteúdo e no tratamento recebido.

4. Invista em marketing de conteúdo

Hoje em dia, a concorrência é enorme, e as pessoas já não dão tanta atenção aos anúncios de revista e aos tradicionais filmes publicitários de 30 segundos no meio da telenovela. Para atrair a atenção do consumidor, é preciso oferecer-lhe algo em troca, e esse algo é o conteúdo.

Uma live em uma rede social, uma newsletter com novidades interessantes e um artigo com dicas, como este que você está lendo agora, são exemplos de oportunidades para que as marcas revelem o seu conhecimento e a sua real intenção de ajudar as pessoas. Informar, entreter e divertir são as ações que de fato fazem com que as pessoas se lembrem das marcas, confiem nelas e queiram construir relacionamentos duradouros.

5. Incentive os “advogados” da marca

Se por um lado existem os “haters”, ou seja, aqueles que criticam a marca por qualquer motivo na internet, por outro lado também existem os “advogados”, isto é, aqueles que a defendem e fazem uma propaganda espontânea nas conversas pessoais e pelas redes sociais.

Sendo assim, o processo de fidelização do cliente nunca foi tão importante. Ele serve não apenas para estimular a recompra, mas, principalmente, para formar esses “advogados”. Quanto mais uma empresa satisfaz o seu cliente em todas as etapas da interação, mais ela estará construindo esse time de “advogados” para ajudá-la a construir uma reputação positiva.

6. Não tenha medo das novas tecnologias

Uma característica essencial do marketing 4.0 é que a tecnologia veio para ficar e não vai parar de se desenvolver. Assim, a comunicação mercadológica em massa tem sido gradativamente substituída por uma comunicação mais direcionada e personalizada, que mescla a propaganda e o conteúdo.

É preciso abraçar esse novo momento e deixar de tomar decisões com base em “achismo”. Uma das maiores vantagens das tecnologias do marketing 4.0 é justamente o fato de podermos mensurar o desempenho das empresas, no marketing e nas vendas, em tempo real e de forma bastante precisa. Dessa forma, aprenda a tomar decisões baseadas em dados, sempre com vistas a uma profunda compreensão do ser humano.

O marketing 4.0 se caracteriza pela evolução da tecnologia e por mudanças no comportamento do consumidor, o que demanda que as ações estratégicas das empresas também sejam capazes de se adequar a esse novo cenário. Sendo assim, não tenha medo da mudança. Estude, acompanhe as tendências e mergulhe nesse novo momento!

E você, ser de luz, está pronto para essa nova era do marketing? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!