Já aconteceu de você acompanhar as publicações de alguma celebridade nas redes sociais e, em algum momento, deparar-se com a pessoa fazendo publicidade para alguma empresa ou algum produto específico? Muito provavelmente sim, afinal de contas, essa estratégia, conhecida como “marketing de influência” não para de crescer e tem dado resultados positivos.

Neste artigo, vamos compreender melhor o conceito de marketing de influência, as razões para o seu sucesso na atualidade e como ele deve ser colocado em prática. Continue a leitura a seguir e saiba tudo sobre o tema!

O que é marketing de influência?

O marketing de influência é uma estratégia de publicidade em que as empresas contratam determinadas celebridades para fazer campanhas da suas marcas, produtos e serviços. Isso é particularmente benéfico devido ao endosso, ou seja, a capacidade que a celebridade tem de compartilhar a sua credibilidade junto ao público com a empresa, conseguindo convencer as pessoas que essa celebridade alcança a comprar os produtos da marca contratante.

Não se trata de uma estratégia exatamente nova, afinal de contas, muitas marcas recorrem a atores, atrizes, cantores, esportistas, entre outras pessoas famosas há muito tempo. Essa estratégia é forte nos meios e comunicação de massa, ou seja, no rádio, na televisão e nas revistas. Contudo, é na internet que ela tem ganhado cada vez mais força nos últimos anos.

Nesse contexto, os influenciadores digitais não são necessariamente pessoas famosas em todo o país, mas são conhecidas dentro dos seus respectivos nichos, sobretudo nas redes sociais. Assim, uma influenciadora que produz vídeos sobre maquiagem no YouTube, por exemplo, pode ser contratada para divulgar marcas e produtos desse ramo junto ao seu público.

Por que esse tipo de marketing tem crescido tanto?

Na publicidade tradicional, a empresa divulga a si mesma e enaltece os seus atributos principais — o que, convenhamos, é algo óbvio. Contudo, quando outra pessoa divulga a empresa, há um aumento na credibilidade, pois não é a organização que está falando de si mesma. Essa credibilidade fica ainda maior quando se trata de uma celebridade, que, em tese, não arriscaria a sua reputação e a sua imagem para divulgar algo de baixa qualidade.

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Além disso, no caso dos influenciadores digitais, eles têm um engajamento enorme e um público fiel, que já vem segmentado devido ao tipo de conteúdo que cada influenciador produz. Eles são importantes formadores de opinião dentro dos seus nichos. Se uma empresa comercializa equipamentos de esportes radicais, por exemplo, fazer parcerias com atletas desse segmento (surfistas, skatistas etc.) seria uma ótima oportunidade de comunicar-se com um público de potenciais consumidores.

Como colocar esse tipo de marketing em prática?

Como qualquer outra estratégia de marketing, o marketing de influência também precisa de organização e planejamento estratégico para ser colocado em prática. Para isso, há 5 etapas fundamentais que precisam ser seguidas, conforme você verá a seguir.

1. Definir o objetivo a ser alcançado

O marketing de influência deve ser compreendido como uma estratégia de comunicação que faz parte de uma campanha de marketing. Portanto, é importante definir os objetivos de marketing e de comunicação a serem alcançados por essa ação, antes de colocá-la em prática. Por exemplo:

  • Objetivo de marketing: aumentar em 30% as vendas do batom XPTO no mercado nacional;
  • Objetivo de comunicação: divulgar a variedade de cores do batom XPTO e enaltecer o fato de ele apresentar uma durabilidade sobre os lábios acima da concorrência.

2. Determinar o público a ser impactado

Qual é o público que a empresa pretende impactar com essa campanha? Quem são os potenciais consumidores daquela marca ou do produto/serviço específico que está sendo divulgado? Qual é o estilo de vida dessas pessoas? Quais são os seus desejos e necessidades? Quais são os canais de comunicação que esse público mais utiliza? Quais são as celebridades que esse público segue/admira? Segmente e reúna o máximo possível de dados sobre o público-alvo para tomar decisões mais eficazes.

3. Conhecer a fundo o item que está sendo divulgado

Qual é o item que será divulgado nessa ação? A marca como um todo? Um produto? Um serviço? Quais são os seus principais atributos? Quais são os seus maiores diferenciais em relação à concorrência? Reúna todas as informações relevantes sobre o item a ser divulgado, selecionando os fatores mais relevantes ao público-alvo e que precisam ser divulgados com mais ênfase pelo influenciador em questão.

4. Escolher o influenciador digital e o canal de comunicação

A escolha do influenciador digital deve ser feita apenas após o levantamento de todos os dados descritos acima. Isso se deve ao fato de que deve haver uma elevada afinidade entre a celebridade escolhida, o segmento da empresa contratante, o produto divulgado e o público a ser impactado. Faria sentido, por exemplo, contratar o vocalista de uma banda de heavy metal para divulgar o novo brilho labial da marca X para meninas adolescentes? Perceba como essa escolha deve ser estratégica!

Além disso, é importante verificar a reputação da celebridade, o seu grau de engajamento e a sua credibilidade junto ao público. Um influenciador envolvido em polêmicas recentes, por exemplo, dificilmente teria endosso para beneficiar a empresa. Além do mais, é preciso selecionar o canal de comunicação mais estratégico: televisão, rádio, mídia impressa, YouTube, Instagram, Facebook, e por aí vai.

5. Mensurar os resultados da ação

Por fim, é essencial mensurar os resultados da ação — como, aliás, deve ocorrer em toda e qualquer estratégia de marketing. Dessa forma, a empresa verificará se segmentou adequadamente o público e se selecionou de forma apropriada o influenciador e o canal de comunicação. Por meio da análise estatística dos indicadores de desempenho, é possível verificar quais decisões foram tomadas com eficácia e quais ajustes precisam ser feitos para que resultados melhores sejam alcançados.

Concluindo, o marketing de influência é aquele em que as empresas “tomam de empréstimo” a credibilidade de uma pessoa famosa para divulgar determinados produtos a determinados públicos. Contudo, para que essa estratégia seja bem-sucedida, é primordial que haja afinidade e coerência entre a celebridade escolhida, a identidade da marca/produto, o canal de comunicação e o público-alvo.

E você, querida pessoa, o que pensa sobre o marketing de influência? Essa estratégia tem impactos positivos em você, enquanto consumidor? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!