A maturidade profissional é o estado alcançado por aqueles que não apenas têm anos dedicados a uma profissão, mas também têm muitas experiências e conhecimentos acumulados dentro de si. É um momento em que o exercício diário da vida profissional flui com naturalidade, mas, ao mesmo tempo, com a noção de que a evolução é constante.

Neste artigo, vamos compreender melhor o que é a maturidade profissional e quais são os itens que qualquer pessoa precisa desenvolver para alcançar esse estado. Será que você já chegou nele? Será que está perto? Continue a leitura e descubra!

O que é maturidade profissional?

A escolha profissional é sempre um desafio. Aos 17 ou 18 anos, somos obrigados a escolher um caminho: fazer uma graduação, abrir uma empresa, assumir os negócios da família, e por aí vai. Nem é preciso dizer o quanto os jovens se sentem inseguros acerca das escolhas que fazem. Com alguma frequência, descobrem que o caminho escolhido não tem muito a ver com as suas habilidades e preferências, demandando que a rota seja recalculada. Isso gera ansiedade, medo e necessidade de recomeçar.

A maturidade profissional é um conceito que se refere à realização profissional, isto é, ao indivíduo que, tendo superado todas essas adversidades, é feliz e competente no caminho escolhido. Na verdade, esse é o sonho de qualquer pessoa, pois o indivíduo é seguro de si, reconhece as suas limitações e assume os desafios para os quais sente que está preparado, com muita autoconfiança. Ele consegue ter uma vida financeira equilibrada, mas não se acomoda. Sabe que sempre é tempo de crescer.

De que precisamos para alcançar esse estado?

A maturidade profissional é resultado das competências técnicas (hard skills) e competências comportamentais (soft skills) que o indivíduo desenvolve ao longo da carreira. Neste artigo, elencamos 5 competências que as pessoas precisam desenvolver para alcançar esse estado. Confira!

1. Fazer escolhas sábias

A vida profissional, assim como as outras áreas da vida, depende da nossa capacidade de fazer escolhas. Hoje em dia, existem muitas profissões e muitas maneiras diferentes de exercer cada uma delas. Por isso, cabe ao profissional conhecer profundamente a si mesmo para fazer escolhas compatíveis com os seus talentos e interesses.

PSC

Essa capacidade envolve mensurar os prós e os contras de cada alternativa antes de tomar uma decisão. Com o tempo, os profissionais conseguem identificar quais opções terão melhores resultados no futuro, o que lhes permite correr alguns riscos calculados. Essa habilidade também permite que o indivíduo desenvolva o plano B, o plano C etc., mantendo-se mais seguro diante das escolhas feitas.

2. Desenvolver a resiliência

Infelizmente, nem todas as escolhas que fazemos surtem resultados positivos. Isso acontece na vida em geral e não seria diferente na carreira. Os obstáculos surgem, mas as pessoas resilientes conseguem recuperar as suas energias depois de superá-los, mantendo a autoconfiança elevada. Mais do que isso, essas pessoas são capazes de extrair aprendizados diante dos desafios, de modo que os erros não se repitam.

A resiliência, portanto, caminha lado a lado com a maturidade profissional, no sentido de que o indivíduo descobre que a carreira é naturalmente composta por altos e baixos, demandando paciência e superação. Assim, as pessoas conseguem recalcular a rota, modificar estratégias, reconhecer erros e aprimorar os seus processos, sem que haja desânimo ou desistências. Tudo é uma questão de planejar e recomeçar.

3. Lidar positivamente com os feedbacks recebidos

Os feedbacks são as respostas que a vida nos dá em relação ao nosso desempenho em alguma atividade. Na vida profissional, precisamos desses feedbacks para compreender em quais aspectos estamos indo bem e em quais precisamos melhorar. Assim, podemos compreender que a nota de uma prova, a satisfação de um cliente, a opinião de um colega e a própria avaliação de desempenho do supervisor são diferentes tipos de feedback.

O feedback nem sempre é um mar de rosas. Se for completo, ele contempla tanto os aspectos positivos quanto aqueles em que é preciso melhorar ou modificar atitudes. A maturidade profissional depende da nossa capacidade de aceitar as críticas construtivas, colocando em prática as dicas recebidas para exercer as funções de maneira cada vez melhor. Quanto às críticas “destrutivas”, a maturidade nos leva a perceber que o melhor a fazer é simplesmente ignorá-las.

4. Ser proativo

Ser proativo significa ser capaz de agir com sabedoria, mesmo sem que ninguém mande. Um funcionário experiente consegue antever problemas, ou seja, perceber que algo de ruim ou errado está prestes a acontecer. Assim, ele consegue tomar medidas que consertem o erro rapidamente, ou que previnam a sua ocorrência. A proatividade, portanto, é algo que se desenvolve com o tempo, com o conhecimento e com a experiência profissional.

Hoje em dia, as empresas não procuram funcionários que apenas obedecem às ordens dos superiores, mas indivíduos proativos, que contribuem com ideias originais. Por isso, a maturidade profissional é resultado da proatividade, ou seja, da capacidade de agir corretamente sem a supervisão de um gestor — o que ocorre quando alcançamos um determinado nível de experiência profissional.

5. Entender que o aprendizado nunca acaba

Por fim, é importante ressaltar que o conceito de maturidade profissional pode dar a impressão de ser um estado absoluto que é atingido, permitindo que aquele que o alcançou relaxe e não faça mais nada. Não caia nessa falsa ideia. O aprendizado e a evolução profissional não acabam nunca.

O comportamento humano sofre alterações, a ciência avança todos os dias, e novas tecnologias surgem com frequência. Portanto, qualquer profissional e qualquer empresa precisam estar atentos às modificações que ocorrem no seu meio. Por isso é tão importante reciclar os saberes, participar de cursos e treinamentos, ler, acompanhar as notícias, enfim, agir para ser um profissional sempre atualizado e atento ao que se passa, de modo a não perder valiosas oportunidades.

Concluindo, a maturidade profissional é um estado desejado por qualquer pessoa que almeja crescer na profissão escolhida. Por isso, coloque as recomendações acima em prática e alcance você também essa fase de realização plena na sua carreira!

E você, querida pessoa, já alcançou a maturidade profissional? Está no caminho para que isso ocorra? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!