A medicina ayurveda foi desenvolvida há mais de sete mil anos na Índia e é um dos sistemas de cura holísticos mais antigos do mundo. Baseia-se na crença de que a saúde e o bem-estar dependem de um equilíbrio entre a mente, o corpo e o espírito. Seu principal objetivo é promover a boa saúde, ou seja, a prevenção, e não combater doenças, como acontece na medicina tradicional. Contudo, também existem tratamentos ayurvédicos que podem ser direcionados para problemas de saúde específicos.

Entenda o Conceito de Medicina Ayurveda

Os praticantes da medicina ayurveda acreditam que tudo o que existe no universo está conectado. Nesse sentido, se a sua mente, seu corpo e seu espírito estão em harmonia com o universo, então você terá boa saúde. Entretanto, se algo interrompe esse equilíbrio, você fica doente. Dentre as coisas que podem causar esse desequilíbrio estão problemas genéticos, lesões, mudanças climáticas e as emoções.

Dentro dessa abordagem, cada pessoa é composta por cinco elementos básicos encontrados no universo, que são: espaço, ar, fogo, água e terra. Eles, por sua vez, se unem dentro do corpo humano para formar três forças chamadas doshas, que controlam como todo o organismo funciona. Eles são Vata (espaço e ar), Pitta (fogo e água) e Kapha (água e terra).

Todos os indivíduos possuem uma mistura única dos três doshas, mas um é geralmente mais intenso que os outros e cada um deles controla uma função diferente do corpo humano. Na medicina ayurveda, acredita-se que as chances de uma pessoa adoecer e desenvolver problemas de saúde estão ligadas ao equilíbrio dos seus doshas.

Os Doshas da Medicina Ayurveda

Confira, a seguir, maiores informações a respeito dos três doshas nos quais os tratamentos da medicina ayurveda se baseiam.

Dosha Vata: aqueles que praticam Ayurveda acreditam que esse seja o mais poderoso dos três doshas. Controla funções corporais básicas, como o modo como as células se dividem, além da mente, respiração, fluxo sanguíneo, função cardíaca e intestinal. Dentro dessa abordagem, aqueles que possuem esse dosha em maior intensidade podem desenvolver condições como ansiedade, asma, doenças cardíacas, problemas de pele e artrite com maior facilidade.

Dosha Pitta: esta energia controla a digestão, o metabolismo e certos hormônios que estão ligados ao apetite. Os indivíduos que têm esse dosha como a sua principal força vital, de acordo com a medicina ayurveda, têm maior probabilidade de desenvolver condições como a doença de Crohn, problemas cardíacos, pressão alta e infecções.

Dosha Kapha: esta força vital controla o crescimento muscular, a força e a estabilidade do corpo, o peso e o sistema imunológico. Acredita-se que quem possui essa energia vital principal tenha maiores chances de desenvolver asma e outros distúrbios respiratórios, câncer, diabetes, obesidade e experimentar náuseas logo após comer.

Os praticantes da medicina ayurveda costumam se alimentar de forma bastante saudável, realizar mudanças no estilo de vida para evitar o estresse e utilizar remédios feitos à base de ervas para curar diversos tipos de problemas, a fim de reequilibrar os três doshas. E, apesar de várias dessas medidas serem comuns a todos, é importante lembrar que cada tratamento é individualizado, considerando o dosha dominante de cada um.

7 Benefícios da Medicina Ayurveda

Aproveite para conferir sete benefícios que a medicina ayurveda pode proporcionar para melhorar a sua saúde e qualidade de vida.

1 – Redução do Estresse: a prática de meditação e ioga, os tratamentos com ervas e os exercícios de respiração são algumas das muitas técnicas de medicina ayurveda que podem ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade. Inclusive profissionais da medicina tradicional têm indicado esse tipo de medida aos seus pacientes, porque são comprovadamente eficazes para ajudar a manter o equilíbrio emocional.

2 – Perda de Peso: embora perda de peso e o emagrecimento não sejam preocupações fundamentais dentro da medicina ayurveda, principalmente se for para fins estéticos, isso acaba sendo uma consequência da busca por uma dieta natural e um estilo de vida mais saudável. Por ser uma abordagem holística, ou seja, que considera o todo, os benefícios acabam englobando diversas questões relacionadas à saúde de uma pessoa.

3 – Equilíbrio Hormonal: os hormônios são os responsáveis por colocar o corpo em movimento. Por esse motivo, o desequilíbrio hormonal pode gerar diversos problemas de saúde e comprometer, inclusive, o bem-estar emocional de um indivíduo. Na medicina ayurveda são utilizados remédios naturais para reequilibrar tudo o que está em desordem.

4 – Redução da Inflamação: a inflamação pode ser causada pelo sono inadequado, má alimentação e problemas de digestão. O método ayurvédico reduz a inflamação ao eliminar os excessos que estão comprometendo o equilíbrio do organismo, o que pode ser através de uma combinação de ervas, exercícios que aumentam o metabolismo e de antioxidantes.

5 – Melhora do Sono: comer alimentos pesados, ingerir cafeína, assistir TV ou passar muitas horas no celular podem desequilibrar o sistema nervoso e comprometer a qualidade do sono. Práticas comuns da medicina ayurveda, como beber chás calmantes, utilizar óleos e fazer afirmações positivas antes de se deitar ajudam a dormir mais rapidamente e de forma verdadeiramente reparadora.

6 – Controle do Inchaço: o inchaço costuma ser causado pela má digestão e pela retenção de líquidos, e os tratamentos ayurvédicos visam eliminar esses acúmulos, através da ingestão de diversos tipos de ervas e da adoção de hábitos mais saudáveis.

7 – Pele Saudável: o aspecto da pele de uma pessoa é resultado, principalmente, dos alimentos que ela ingere. Por ter essa grande preocupação com a alimentação, as práticas ayurvédicas auxiliam a manter a pele bonita e viçosa, com menor incidência de manchas e maior elasticidade. Outro fator que também influencia nesse sentido é a prática de exercícios, que tonifica os músculos e elimina toxinas através do suor.

A ayurveda é um dos tipos de medicina alternativa mais difundidos em todo o mundo. O seu diferencial está exatamente no fato de que o foco está na prevenção das doenças. Portanto, se mostra como uma ótima maneira de adotar hábitos mais saudáveis e, assim, viver com mais saúde e qualidade de vida. Contudo, é fundamental procurar profissionais realmente capacitados e que possam indicar as medidas adequadas para o seu caso.

Aproveite para passar o conhecimento adiante, compartilhando este artigo em suas redes sociais!

 

Copyright: 458619727 – https://www.shutterstock.com/pt/g/felix1