Sentir insegurança perante determinadas situações é natural e, inclusive, pode ter o seu lado positivo, pois nos torna mais cuidadosos com nossas ações. Contudo, o medo de errar, quando excessivo, é paralisante e faz com que se deixe de agir, perdendo oportunidades de crescer e conquistar o que deseja. Se você se identificou com esse comportamento, saiba que é possível aprender a lidar com esse sentimento nocivo e dar a ele um novo significado à sua vida.
Contents
O Que Causa o Medo de Errar?
Geralmente, uma pessoa sente medo de fazer algo por acreditar que as chances de dar errado são maiores do que de dar certo. Nesse sentido, um indivíduo que sonha em abrir o próprio negócio, por exemplo, não o faz por acreditar que não é capaz. A melhor maneira de combater esse sentimento de medo e insegurança é buscando o autoconhecimento, a fim de identificar os pontos positivos e aqueles que precisam ser aperfeiçoados.
Quando você se conhece, consegue entender a razão para cada sentimento e comportamento que apresenta. Assim, tem a oportunidade de encontrar o caminho necessário para evoluir. Então, o indivíduo que citei que tem o sonho de abrir uma empresa, descobriria quais são as ferramentas que ele já tem e quais precisa buscar para se sentir pronto para ir em busca do seu objetivo.
O medo de errar é causado, principalmente, pela insegurança que, por sua vez, é fruto da falta de conhecimento sobre si, suas habilidades, talentos e capacidade de se tornar melhor. Ninguém nasce sabendo de tudo, as pessoas vão evoluindo e aprendendo com o tempo e isso se aplica, também, a você. Quando tomar a consciência do poder que tem, passará a ter coragem de ir em busca de todos os seus sonhos.
É Errando Que Se Aprende
Existe uma expressão bastante conhecida que diz que é errando que se aprende. Muitos a consideram um clichê, mas se é chamada assim é sinal de que realmente é verdadeira, senão não seria tão repetida por tantas pessoas. Todo mundo age com o objetivo de acertar, mas são os erros que trazem os maiores e mais valiosos ensinamentos para as nossas vidas.
Quando digo que é importante perder o medo de errar, não quero incentivar ninguém a ser inconsequente e agir sem pensar. Afinal, é sempre muito importante pensar nas consequências dos seus atos para tomar decisões mais inteligentes e, assim, minimizar os riscos. Contudo, essa cautela deve ser equilibrada para que não se transforme no medo que paralisa e te impede de realizar os seus sonhos e ir além.
Se a sua meta é ser aprovado no vestibular ou em um concurso público, por exemplo, apenas poderá conseguir se tentar. Então, monte o seu planejamento de estudos, organize a sua rotina e mantenha o foco. Caso não seja aprovado, ao invés de desistir, pare para refletir a respeito das atitudes que pode mudar para fazer diferente da próxima vez. Tudo pode te proporcionar aprendizado, basta que saiba enxergar além e usar estas experiências como oportunidades.
Todos Estão Sujeitos a Cometer Erros
Até mesmo as pessoas que você mais admira já cometeram erros, porque todos, em algum momento da vida, já falharam e vão falhar enquanto viverem. É inevitável não se enganar, não ter uma atitude equivocada, falar algo e depois se arrepender, afinal, somos todos seres humanos. Com o tempo, após ir adquirindo mais experiência, poderá cometer menos erros, mas, ainda assim, estará sujeito a falhar em algum momento. Aceitar que todos nós erramos é fundamental para se livrar desse medo de uma vez por todas.
Após um longo período deixando de agir por medo, é natural que sinta dificuldade de mudar de atitude. Então, aconselho que comece aos poucos a sair da sua zona de conforto, até que se sinta bem ao estar completamente fora dela. De forma gradativa, aja de forma diferente, se permitindo tentar fazer pequenas coisas que antes não tinha coragem e, quando perceber, terá se tornado um hábito.
Dicas Para Perder o Medo de Errar
Existem algumas atitudes que podem te ajudar a vencer o medo de errar e aprender que os erros podem trazer ensinamentos valiosos. Veja quais são elas e comece a promover agora mesmo uma mudança positiva em sua vida.
Aceitar Que Está Sujeito a Falhar: por mais que se esforce e se planeje, pode acontecer de as coisas não saírem como imaginava e está tudo bem. O primeiro passo para perder o medo de errar é substituir o pensamento de “Não vou conseguir” por “Eu vou dar o meu melhor, e caso não consiga irei me manter firme e aprender e crescer com os meus erros”.
Entender Que Nem Sempre é Pessoal: em muitas das vezes que errou os acontecimentos não foram causados por você especificamente. Existem inúmeras circunstâncias decisivas na vida e nem todas estão diretamente relacionadas a ti. Então, evite pegar toda à culpa para si e não se martirize. Não seja refém do papel de vítima, prefira ser o protagonista da sua história.
Tenha Consciência do Seu Potencial: o medo é resultado da insegurança e, para combatê-lo, é necessário conhecer o seu potencial e, assim, adquirir a autoconfiança de que é capaz. Pessoas confiantes conseguem lidar melhor com erros porque sabem que eles não as representam e que podem se tornar melhores a cada tropeço.
Muitas Pessoas de Sucesso Foram Consideradas Fracassadas: você sabia que o professor do gênio Albert Einstein o aconselhou a abandonar os estudos porque disse que ele era um fracasso? Já imaginou o quanto a humanidade perderia se ele tivesse acreditado nisso? Todas as pessoas de sucesso que conhece já cometeram erros, porém, souberam usá-los ao seu favor. Cabe a você escolher o caminho que deseja seguir.
Existe uma citação do filósofo chinês Lao Tzu que diz que: o fracasso é à base do sucesso; e ele tem toda a razão. Todas as pessoas, antes de atingirem os seus objetivos, cometeram erros e também foram eles que lhes deram força e experiência para que pudessem prosseguir. Com você não é diferente, basta que elimine o medo bloqueador da sua vida e aprenda a enxergar todas as oportunidades que tiver para evoluir. Lembre-se disso e siga em frente. Sucesso!
Copyright: 707582770 – https://www.shutterstock.com/pt/g/iuricazac