Qual é a qualidade de suas relações pessoais? Como são suas amizades e os relacionamentos familiares e afetivos? Esta resposta é muito importante para avaliar o modo como você se relaciona com as pessoas à sua volta e também consigo mesmo.
É perfeitamente normal ter diferenças de opiniões e discordar do outro, afinal, somos indivíduos com origens, formações e crenças distintas. Porém, quando isso ultrapassa os limites do bom senso e, do respeito, é sinal de que os comportamentos precisam ser revistos e mudados.
Quando nossas relações pessoais são marcadas por conflitos constantes, com pais, amigos e parceiros, por exemplo, isso evidencia que, claramente, há algo em desajuste. E se sentimos que temos dificuldade em nos relacionar com outras pessoas, isso pode ser fruto de experiências negativas, ainda não ressignificadas.
Coaching na melhoria das relações pessoais
O Coaching, com suas diversas técnicas e ferramentas, oferece ao cliente a oportunidade real para ele identificar as origens de suas limitações afetivas e, com isso, trabalhar para eliminar as causas e os efeitos deste problema.
A partir de um intenso processo de autoconhecimento, que dentre outros benefícios, permite a pessoa acessar suas emoções e lembranças, reprimidas e inconscientes, que ditam seus comportamentos, o indivíduo tem a chance de ressignificar experiências ruins, perdoar a si mesmo e a quem mais possa ter lhe magoado.
Ao desenvolver novas crenças e atitudes, em seu modo de se relacionar com o mundo, o coachee passa a enxergar as pessoas de modo diferente. Ao compreender que assim como ele, todos nós somos feitos de luz e sombra, ele expande suas oportunidades de sucesso.
Esta compreensão maior do ser humano e de si mesmo, permite abrir-se para novas experiências, mas sem expectativas surrealistas em relação ao outro.
Muitas vezes, por alimentarmos muitas ilusões e dependências emocionais, em relação a quem amamos, acabamos nos magoando quando estas pessoas não correspondem como desejamos.
O problema maior, entretanto, não está no modo como a pessoa agiu, mas sim na forma como escolhemos enxergá-la. Ninguém é infalível e também não podemos moldar as pessoas para que pensem e se comportem como queremos.
Se relacionar é, antes de tudo: estar disposto a dar e receber, a ensinar e aprender. O Coaching traz esta percepção e também oferece a oportunidade de viver relações pessoais mais positivas e saudáveis.
Quer melhorar seus relacionamentos e ainda proporcionar estas melhorias à vida de outras pessoas? Faça a Formação Professional & Self Coaching – PSC e ouse ir além.
Gostou do artigo? Comente e compartilhe com seus amigos!