“Uma mentira repetida mil vezes torna-se verdade”. Esta famosa frase, conhecida em todo o mundo, ilustra o poder avassalador de uma mentira.
Se conviver com mentiras já é uma tarefa difícil na vida pessoal, os trantornos causados no trabalho podem ser ainda maiores. Isso porque, quando nos envolvemos com boatos no trabalho, passamos a ser julgados e observados de perto por todos.
Estes pré-julgamentos, muitas vezes causados por falhas na comunicação, ajudam a criar uma imagem negativa do profissional, podendo manchar seriamente seu currículo e prejudicar sua carreira.
Como evitar que mentiras prejudiquem sua carreira
Para preservar-se de problemas relacionados à disseminação de mentiras e fofocas no ambiente de trabalho, o colaborador deve fazer o possível para manter sempre uma postura correta e ter comportamentos honestos e congruentes diante da empresa, gestores e colegas.
Criar uma imagem positiva não blinda contra mentiras, mas faz com que as pessoas pensem duas vezes antes de disseminar boatos sobre alguém que claramente cumpre seus deveres, apresenta bons resultados e tem atitudes coerentes.
Cultivar bons relacionamentos e ter uma comunicação clara e assertiva também ajuda a evitar problemas desta natureza. Entretanto, se ainda assim você continuar a ser o foco de mentiras, é importante tomar as providências para eliminar as calúnias o quanto antes.
Como proceder?
Se você foi alvo de uma mentira, a principal dica é não tirar satisfação com a pessoa — ou pessoas — que o difamou. Isso evita mais exposição diante de seus colegas. O ideal é apresentar o problema ao líder ou ao departamento de Recursos Humanos, responsáveis por tomar as medidas cabíveis para resolver o problema.
Mas lembre-se que, para não acabar com fama de mentiroso também, é necessário ter provas de que determinada pessoa está “falando mal de você”. Junte e-mails, mensagens e tenha o apoio de testemunhas que possam confirmar a autoria dos boatos.
Lidar com mentiras no trabalho pode realmente nos tirar do sério. Ainda assim, é importante ter inteligência emocional para resolver a questão de forma sensata e discreta. Lembre-se: o ideal é ficar longe de boatos e focar em seu crescimento profissional. Isso, sim, é o mais importante!
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