A palavra mindset vem do inglês e pode ser traduzida como mentalidade. Basicamente, ela consiste em uma “predisposição” para que as pessoas pensem e ajam de uma determinada maneira. Assim, podemos dizer, por exemplo, que algumas pessoas têm um mindset de abertura ao que é novo, enquanto outras têm um mindset mais conservador, pisando apenas nos terrenos já conhecidos.

No entanto, podemos afirmar que não são apenas as pessoas que têm essa mentalidade: as empresas, também a tem, em um fator conhecido como “mindset organizacional”. Mas em que consiste esse tipo de mindset? Qual é a sua importância? Confira as respostas neste artigo. Boa leitura!

O que é o mindset organizacional?

Em um indivíduo, o mindset, ou seja, a mentalidade, é constituído pelas suas crenças, inteligência, personalidade, enfim, pela maneira como ele enxerga o mundo, compreende a vida e responde às diferentes situações.

Quando falamos em mindset organizacional, falamos na filosofia e nas atitudes que compõem o dia a dia da empresa. Portanto, ele é resultado das pessoas que fazem parte da organização, desde os seus fundadores e presidentes até os seus estagiários. Ele depende da cultura da organização, da missão, da visão, dos valores e das atitudes de cada um dos seus membros, dentro daquele modelo de negócios específico.

Exemplos de mindset

É dessa mistura de fatores que surge o mindset de uma organização. Assim, ele constitui a personalidade das empresas, de modo que há grande variabilidade de mindset de uma organização para a outra.

Algumas empresas, por exemplo, apresentam um mindset completamente aberto à cultura da inovação. Nessas organizações, os colaboradores podem propor ideias, pesquisar tendências, assumir riscos, fazer testes, transformar sistemas e processos, abrir-se para novas ideias e conhecimentos, entre outros. Esse exemplo é conhecido como mindset de crescimento.

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Por outro lado, há empresas cujo mindset organizacional é mais tradicional e conservador. Nessas empresas, há a crença de que padrões e sistemas que funcionam bem há décadas precisam ser respeitados. Isso não quer dizer que não haja mudanças, mas elas tendem a ser mais sutis e gradativas. A inovação é gerida com mais cautela. Esse exemplo é conhecido como mindset fixo.

Qual a importância do mindset organizacional?

O mindset organizacional é a personalidade da empresa, ou seja, a forma como cada um dos seus membros deve agir e vivenciar aquela cultura. Por isso, ele impacta diretamente todas as atividades realizadas no ambiente, desde que essa filosofia seja de fato colocada em prática.

1. Alinhamento de missão, visão e valores

Missão, visão e valores são os três elementos básicos da identidade de uma organização. Eles devem ser definidos antes de qualquer outra coisa, independentemente do porte ou do segmento da empresa. Esses fatores não são apenas frases bonitas para colocar no website, mas expressões genuínas do que se espera das pessoas que compõem a organização.

Por isso, o mindset organizacional deve ser uma expressão diária desses três itens. Em outras palavras, é preciso que cada colaborador da empresa tenha na sua mentalidade a importância dos itens que compõem a identidade da empresa. Isso permitirá que esse colaborador pense e aja de acordo com os princípios da instituição em que trabalha.

2. Definição das atitudes esperadas dos colaboradores

Quando a empresa define o seu mindset, ou seja, o seu conjunto de crenças e atitudes esperadas, ela define também um determinado padrão de comportamento aos seus colaboradores. Isso não quer dizer que eles perdem a sua identidade e a sua personalidade, mas que devem agir de uma determinada maneira, de acordo com os valores e objetivos da empresa.

Um mindset organizacional voltado à inovação vai naturalmente demandar uma postura mais criativa e inventiva dos seus funcionários. Já um mindset organizacional mais tradicional priorizará a disciplina, a organização e o respeito aos padrões dos processos da empresa.

3. Eficiência nos processos seletivos

Se o mindset organizacional ajuda a empresa a definir o que é esperado dos seus colaboradores, consequentemente, isso facilita os processos seletivos. Hoje em dia, uma seleção de novos colaboradores não leva em consideração apenas as suas competências técnicas, mas também a sua filosofia de vida e compatibilidade com a cultura da empresa.

Assim, os profissionais de recursos humanos, desde que conheçam bem o mindset da empresa em que estão inseridos, serão capazes de avaliar e contratar aqueles profissionais cujo mindset individual mais seja compatível com as ideias da organização, gerando um encontro favorável.

4. Fortalecimento das lideranças

Quando o time de colaboradores de uma equipe está alinhado com a mentalidade propagada por toda a empresa, o próprio trabalho do líder fica mais fácil. Quando os valores e princípios da organização são de conhecimento de todos, o líder não precisa explicar e cobrar determinadas atitudes a todo instante, basta lembrar a todos do que a empresa acredita.

Isso facilita a liderança e fortalece os indivíduos que ocupam esses cargos. Basta que eles peçam aos funcionários que coloquem em prática esse mindset organizacional. Assim, todos os colaboradores estarão alinhados entre si, sem que cada um aja de um jeito.

5. Definição de estratégias e processos

Se uma empresa tem um mindset fixo, ela tende a ser mais conservadora, querendo que as coisas fiquem do jeito que estão. Já se uma empresa tem um mindset de crescimento, ela se abrirá a novas ideias, novas parcerias, novos produtos, novos serviços, novos modelos de negócios, e por aí vai.

O mindset faz parte do DNA da organização e, consequentemente, dita os rumos que ela vai tomar. Enquanto algumas delas gostam de manter os seus processos padronizados, outras tendem a modificá-los com mais frequência, tão logo sejam percebidas oportunidades de melhorias. Não necessariamente há o certo e o errado, mas sim o que a empresa acredita que funciona para si.

6. Fortalecimento da imagem e da reputação da empresa.

Tradicional. Inovadora. Responsável. Inclusiva. Ecológica. Ética. Socialmente transformadora. Solidária. Histórica. Jovem. Conservadora. Moderna. Há muitas maneiras pelas quais uma empresa pode ser vista pela sociedade. Certamente, o mindset organizacional contribui na formação e na perpetuação dessa imagem junto às pessoas.

Isso é importante, tendo em vista que uma reputação positiva atrairá mais clientes e também pessoas que desejem trabalhar na empresa. Em contrapartida, se essa imagem for considerada negativa pela sociedade ou incompatível com os públicos que a empresa pretende alcançar, isso pode significar o começo de grandes crises.

Como você pode perceber, a definição do mindset organizacional é a expressão cotidiana dos valores, da personalidade e do modo de agir que as pessoas que compõem a empresa acreditam serem os melhores. Esse mindset pode ser extremamente benéfico ou prejudicial, dependendo de como essas ideias são postas em prática.

E você, querida pessoa, consegue identificar o mindset da organização em que trabalha? Ele beneficia o dia a dia? O que pensa sobre o tema? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!