O conjunto formado pela missão, visão e valores representam o propósito e a identidade de uma organização. São conceitos fundamentais para a criação, organização e desenvolvimento empresarial. Só após definir esse tripé é que se deve fazer o planejamento estratégico.
Uma pesquisa da empresa de auditoria KPMG, realizada com 170 executivos da área de recursos humanos, mostrou que 91% dos líderes não seguem as noções de missão, visão e cultura organizacional da instituição em que trabalham.
Esses conceitos, fundamentais para o bom andamento da empresa, são desvalorizados por conta de fatores como a rotatividade de funcionários, interesses individuais e a priorização para o faturamento.
Mas, afinal, você sabe o que é missão, visão e valores organizacionais?
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Missão
Corresponde a uma declaração concisa do propósito e das responsabilidades da instituição perante seus clientes. A missão deve orientar os objetivos financeiros, humanos e sociais da organização. É importante que a empresa tenha uma missão clara, senão podem surgir problemas internos — como falta de alinhamento na objetividade da equipe — e externos, como o cliente não saber ao certo qual o propósito da empresa no mercado.
Uma declaração de missão bem elaborada é imprescindível para que o mercado escolha a organização como sua fornecedora e ainda é um importante meio de direcionamento dos colaboradores. Além disso deve responder o que a empresa ou a organização se propõe a fazer, e para quem.
Algumas perguntas podem ajudar na elaboração de uma boa missão:
- Para que minha organização existe?
- O que ela se propõe a fazer?
- Para quem?
- Como ela deve fazer?
- Onde atuar?
- Qual o papel da minha organização no mercado e na sociedade?
- Quem ela quer atingir?
- Qual a responsabilidade social do meu negócio?
- De quais aspectos a empresa não abre mão?
Exemplos de missão organizacional
Missões de empresas mundialmente famosas. Confira o que cada uma propõe:
Magazine Luiza
“Ser uma empresa competitiva, inovadora e ousada que visa sempre o bem-estar comum.”
IBC
“Despertar e desenvolver nos seres humanos seu Potencial Infinito.”
Amazon
“Nossa missão é oferecer soluções logísticas e estratégicas de alto desempenho, para todos os segmentos, possibilitando a agilidade e segurança para nossos clientes e buscando a excelência através de uma distribuição eficaz e responsável.”
“Organizar as informações do mundo todo e torná-las acessíveis e úteis em caráter universal.”
Nestlé
“Oferecer ao consumidor brasileiro produtos reconhecidamente líderes em qualidade e valor nutricional, que contribuam para uma alimentação equilibrada, gerando sempre oportunidades de negócios para a empresa e valor compartilhado com a sociedade brasileira.”
Microsoft
“Na Microsoft, a nossa função é ajudar as pessoas e empresas em todo o mundo a concretizarem todo o seu potencial. Esta é a nossa missão. Tudo o que fazemos reflete-se nesta missão e nos valores que a tornam possível.”
Natura
“Para ser percebida como uma empresa social e ambientalmente responsável e atuante, a Natura parte da premissa de que os impactos ambientais de sua atividade decorrem de uma cadeia de transformações, da qual representa somente uma parte. Por isso, acredita que, para ter eficácia, as ações ambientais precisam: considerar cada cadeia produtiva de maneira integral.”
Visão
A visão organizacional descreve o futuro almejado pela empresa, refletindo o que deve ser procurado pela equipe em seus esforços individuais e em grupo.
Ela irá identificar todas as aspirações a fim de alcançar seus objetivos. Definindo onde a empresa pretende chegar, ela poderá ter mais controle e clareza quando do surgimento de dificuldades.
Deve ser uma frase prática, realista, ambiciosa e inspiradora. Ela precisa englobar a aspiração, representando o que a instituição deseja ser, assim como a inspiração, trazendo o porquê isso vale a pena ser concretizado.
Para elaborar uma boa visão, é adequado que se responda aos seguintes questionamentos:
Perguntas como “como a organização se vê a longo prazo?”, “onde a organização pretende estar, quem atender e que tipo de produto oferecer?”, “como a organização deseja ser vista pelos seus clientes?” e “essa visão é possível de ser alcançada?”, onde suas respostas permitem um desenvolvimento mais amplo e concreto do presente e do futuro.
- O que a empresa quer se tornar?
- Quem ela irá atender?
- Qual o tipo de produto irá oferecer?
- Como ela deseja ser vista por seus clientes?
- Onde ela estará em alguns anos?
- O que a empresa será?
- Para onde devem ser direcionados os esforços dos gestores e colaboradores?
- Essa visão é factível?
Exemplos de Visão organizacional
Confira as Visões de algumas empresas expressivas no mercado nacional e internacional:
Vale do Rio Doce
“Ser a empresa de recursos naturais global número um em criação de valor de longo prazo, com excelência, paixão pelas pessoas e pelo planeta.”
Fiat
“Estar entre os principais players do mercado e ser referência de excelência em produtos e serviços automobilísticos.”
Kopenhagen
“ser um grupo competitivo que atue de forma abrangente no segmento alimentício, através de um portfólio de produtos com qualidade, representado por marcas fortes, com características e propostas únicas”
Nissan
” Consolidar a empresa e a marca Confiauto no norte de Portugal como o melhor distribuidor automóvel suportando-se na excelência dos serviços, na inovação, coesão interna, reconhecimento e desenvolvimento de todos os seus colaboradores.”
Magazine Luiza
“Ser o grupo mais inovador do varejo nacional, oferecendo diversas linhas de produtos e serviços para a família brasileira. Estar presente onde, quando e como o cliente desejar, seja em lojas físicas, virtuais ou online. Encantar sempre o cliente com o melhor time do varejo, um atendimento diferenciado e preços competitivos.”
Valores
Os valores representam os princípios, crenças e convicções que servem de guia para os comportamentos, atitudes e decisões de todas as pessoas que constituem a empresa. Os valores ditam o caminho que os comportamentos devem trilhar.
Valores organizacionais são importantíssimos, pois guiam a vida da organização, visando atender seus objetivos, assim como as necessidades de todos aqueles que constituem a instituição.
Seguem algumas perguntas que ajudam no desenvolvimento dos valores:
- Como os colaboradores devem se relacionar entre si e se portar individualmente?
- Qual deve ser o relacionamento da empresa e dos colaboradores com os clientes?
- Como a instituição se relaciona com a comunidade?
- Qual a responsabilidade da empresa frente à sociedade?
E a sua missão? Você já encontrou? Assista meu vídeo abaixo, ele vai te ajudar!
Exemplos de Valores de Empresas
HSBC
Nossa conduta deve refletir os mais altos padrões de ética; Nossa comunicação deve ser clara e precisa; Nosso gerenciamento deve ser em equipe; consistente e focado; Nosso relacionamento com clientes e colaboradores deve ser transparente e baseado na confiança entre as partes.
Nissan
Focalização nos clientes e colaboradores; Respeito pelo indivíduo; Trabalho em equipe; Integridade e ética.
Avon: confiança; Respeito; Crença; Humildade; Integridade;
Magazine Luiza
Respeito, Desenvolvimento e Reconhecimento: nós colocamos as pessoas em primeiro lugar. Elas são a força e a vitalidade da nossa organização; Ética: nossas ações e relações são baseadas na verdade, integridade, honestidade, transparência, justiça e bem comum; Simplicidade e Liberdade de Expressão: buscamos a simplicidade nas nossas relações e processos, respeitamos as opiniões de todos e estamos abertos a ouvi-las, independentemente da posição que ocupam na empresa; Inovação e Ousadia: cultivamos o empreendedorismo na busca de fazer diferente, por meio de iniciativas inovadoras e ousadas; Crença: acreditamos em um Ser Supremo, independentemente de religião, bem como nas pessoas, na empresa e no nosso País; Regra de Ouro: faça aos outros o que gostaria que fizessem a você.
Gerdau: ter a preferência do cliente; Segurança das pessoas acima de tudo; Pessoas respeitadas, comprometidas e realizadas; Excelência com simplicidade; Foco em resultados; Integridade com todos os públicos; Sustentabilidade econômica, social e ambiental;
Banco Itaú: Só é bom para a gente, se for bom para o cliente; Simples. Sempre; Fanáticos por performance; Pensamos e agimos como donos; Gente é tudo para gente; Ética é inegociável; O melhor argumento é o que vale;
O conjunto formado pela visão, missão e valores tem como objetivo orientar o desenvolvimento de estratégias e a definição de diretrizes da empresa, alinhando seus setores e promovendo o engajamento interno e externo com o negócio. O conjunto deve ser compartilhado e disseminado por toda a organização e seu público.
A declaração desses três itens forma um tipo de cultura organizacional que determina a direção que a empresa vai seguir, começando desde a integração das operações, até a estratégia da companhia e sua motivação.
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