Impossível. Aquilo que não pode ser, existir ou acontecer. Que não se coaduna com a realidade. Que se opõe à razão e ao bom senso. Que é destituído de sentido e de racionalidade. Que é difícil demais de fazer ou de conseguir.

Essas são algumas das definições que os dicionários apresentam ao adjetivo “impossível”. Basicamente, ele é utilizado quando nos referimos a algo que não pode se tornar realidade. Mas será que existe algo verdadeiramente impossível? Será que existem coisas que simplesmente nunca poderão acontecer? Continue a leitura e acompanhe-nos na reflexão a seguir!

O que é o impossível?

Do ponto de vista da ciência, há muitas coisas que são impossíveis. Uma pessoa ser imortal. Dois corpos ocuparem o mesmo lugar no espaço. Um número ímpar ser múltiplo de 2. A lógica, a natureza e a matemática apresentam regras, por meio das quais é possível compreender e explicar o funcionamento do universo.

O propósito deste artigo não é, de forma alguma, questionar a ciência, que sempre será um conjunto de conhecimentos meticulosamente sistematizados, com provas racionais. 

Todavia, a ciência não esgota o universo. Ainda há muitos fatores que ela não é capaz de explicar. Ainda existem entre o Céu e a Terra mais coisas do que podemos ver, pegar e explicar como funcionam.

Talvez seja por isso que o impossível, em alguns casos, se concretiza. Quanto casos de pacientes desenganados, com doenças incuráveis, não regridem em algum momento, ou até mesmo alcançam a cura? Quantas pessoas que estavam em situações tão difíceis não conseguiram se recuperar, motivadas pela própria fé? O impossível pode ser um conceito muito relativo.

O impossível é questão de opinião?

PSC

Se tomarmos o impossível com a sua definição absoluta, como a ciência o toma, nos depararemos com eventos que simplesmente não têm explicação lógica para acontecerem.

No entanto, na linguagem do dia a dia, as pessoas também fazem uso desse adjetivo para se referirem a uma série de fatores que elas mesmas julgam extremamente difíceis e improváveis, ainda que não sejam cientificamente impossíveis.

É comum ouvirmos por aí:

  • “É impossível passar em tal faculdade”;
  • “É impossível ser feliz nesse país”;
  • “É impossível ser rico e honesto ao mesmo tempo”;
  • “É impossível que a política dê certo nessa cidade”;
  • “É impossível abrir um negócio próprio nessa altura do campeonato”.

É impossível. Impossível. Impossível. Quantas vezes as pessoas dizem que algo é impossível, sem que de fato seja? Ora, existem pessoas que são aprovadas na faculdade, que se consideram felizes nesse país, que enriqueceram sem roubar, que conseguiram abrir um negócio próprio. Por que, então, afirmamos ser impossível? Será que a possibilidade existe apenas para alguns?

Como viver em meio aos “impossíveis” da vida?

Os impossíveis se tornam possíveis quando temos fé, quando acreditamos nas nossas capacidades e quando nos esforçamos para que eles se concretizem. Milagres nem sempre acontecem, mas você pode ter certeza de que, se for para eles acontecerem, isso vai ocorrer em meio às 5 recomendações a seguir.

1. Desconfie da sua própria mente

Você já deve ter ouvido falar que a mente mente, não é mesmo? Ela cria cenários catastróficos, em que tudo dá errado. O cérebro não faz isso por mal. Na verdade, ele projeta esses pensamentos negativos e limitantes com a melhor das intenções: proteger-nos de todo e qualquer mal.

No entanto, devemos aprender a separar os pensamentos da realidade. Pensamentos são só pensamentos: criações da nossa mente. Não é porque você pensa que é impossível abrir uma empresa aos 50 anos de idade que isso de fato é impossível. Pare de tomar crenças limitantes como verdades absolutas. Elas são apenas crenças!

2. Confie em Deus

Além de desconfiar da própria mente, confie em Deus. Independentemente de qual seja a sua crença religiosa ou espiritual, vivencie-a com fé. Entenda que existem no mundo coisas e possibilidades que surpreendem a própria ciência.

Lembre-se das pessoas que adoecem gravemente e que, sem explicação lógica, se recuperam. Por mais que as chances sejam desfavoráveis, entenda que isso não é certeza de derrota. Confie que há alguma força maior, qualquer que seja o nome que você lhe dê, que é capaz de auxiliá-lo, mesmo quando tudo parece conspirar contra. Permita-se surpreender-se com a vida!

3. Confie em si mesmo

Ter fé em algo maior do que nós, porém, não significa deixar de acreditar nas nossas próprias capacidades. Por isso, querida pessoa, esteja sempre consciente e se lembrando dos seus conhecimentos, valores, qualidades, atitudes e competências. Em todas as áreas da vida, mostre o que há de melhor em você.

Lembre-se até mesmo daqueles problemas que pareciam impossíveis, mas que você foi capaz de resolver. Confie na sua própria capacidade de solucionar as adversidades que surgirem no seu caminho. Tornar o impossível possível só ocorre com os autoconfiantes!

4. Prepare-se

A fé é importante, mas ela não faz tudo sozinha. Você também precisa fazer a sua parte para que esse milagre que você procura alcançar se concretize. Especialmente nesses casos, em que as dificuldades são grandes e em que as adversidades se multiplicam, a preparação é fundamental.

Por isso, defina os seus objetivos e determine também como você pretende alcançá-los. Mesmo que você confie em Deus, não deixe de fazer a sua parte. Isso se chama planejamento estratégico e é uma ferramenta essencial ao sucesso de qualquer projeto, seja de indivíduos, seja de organizações.

5. Dê o seu melhor

Por fim, faça o seu melhor. Independentemente de qual seja o “impossível” objetivo que você queira alcançar, dê o seu melhor em tudo aquilo que fizer. Mesmo que você ainda esteja muito distante do seu estado desejado, não desanime. Faça o que estiver ao seu alcance agora. Lá na frente, você vai agradecer a si mesmo por ter começado e por não ter desistido. As coisas melhoram para aqueles que persistem e que fazem o que têm que fazer bem-feito!

Concluindo, nada é impossível. Se relativizarmos esse conceito e mergulharmos na ideia de que a maioria das pessoas o utiliza quando estão desanimadas e pouco confiantes, entendemos que o impossível é só questão de opinião. Portanto, saiba que está na sua mente e em suas mãos a capacidade de transformar o impossível em realidade. Sucesso!

E você, ser de luz, acredita que o impossível possa ser possível? Já passou por alguma experiência desse tipo, em que a lógica não conseguiu explicar a superação de um momento difícil? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!