Na vida, ninguém faz nada sozinho. As pessoas precisam umas das outras, em maior ou menor grau, mas o fato é que o ser humano é um ser sociável por natureza. Cada indivíduo chega ao mundo com potenciais, talentos e habilidades particulares. As diferenças que existem entre nós são o que nos fortalece enquanto sociedade, pois eu ajudo quem não tem as minhas habilidades, da mesma forma como sou ajudado por quem tem as habilidades que eu não tenho.

Em outras palavras, nós precisamos uns dos outros, e é por isso que é tão importante construir e manter uma rede de contatos, tanto na vida pessoal como na vida profissional. Esse processo é conhecido como networking e, neste artigo, vamos compreender melhor como deve ser executado e qual é a sua importância. Para saber mais sobre o tema, é só dar continuidade à leitura a seguir!

O significado de networking

A origem do termo networking vem da junção das palavras em inglês net, que significa “rede” e working, que significa “trabalhando”. Basicamente, trata-se da rede de contatos que uma pessoa tem, sendo que quanto mais se aumenta essa rede, mais aumentam as chances de se conseguir boas oportunidades na vida profissional.

Atualmente, é comum ver a realização de vários eventos, reuniões e confraternizações com o intuito de expandir essa rede de relacionamentos, importantíssima na construção da carreira de todo profissional.

A habilidade de fazer networking é baseada na troca de informações e conhecimentos, que gera benefício mútuo entre as partes envolvidas em qualquer tipo de processo. Para obtermos bons resultados, é preciso aumentar a rede de relacionamento que estabelecemos, para além das fronteiras de qualquer instituição da qual fazemos parte: escola, faculdade, igreja, empresa etc.

Todo lugar é propício para aumentar a nossa rede de contatos, que a qualquer momento pode ser necessária na busca de uma nova colocação ou de novas oportunidades profissionais. Nesses momentos, podemos encontrar boas maneiras de alcançar os nossos objetivos, buscando manter contato com as pessoas mais próximas de nós, como amigos e colegas de trabalho.

O poder do networking para alavancar a carreira

Quando queremos uma recolocação profissional, um novo emprego e novos rumos na carreira, as primeiras pessoas que procuramos são os nossos amigos, pois, muito mais importante do que formação acadêmica e as competências que desenvolvemos, são as relações que estabelecemos e que nos proporcionam grandes oportunidades de crescimento — não só na vida profissional, mas também na vida pessoal.

É importante lembrar que não é necessário bajular as pessoas para que possamos construir contatos sólidos. A principal ferramenta que podemos oferecer é a nossa credibilidade e confiança.

Demonstrar que estamos verdadeiramente interessados em ouvir o que o outro tem a dizer e o quanto conseguimos fazer com que alguém se sinta bem após estar conosco e que ele saiba que estamos disponíveis são maneiras de aumentar o networking naturalmente, sem forçar nenhum tipo de situação.

Atitudes como essas fazem com que nós possamos evoluir de várias formas e em inúmeras direções na trajetória pessoal e profissional. Por isso, é necessário estabelecer proximidade com as pessoas ao nosso redor, pois, quanto maior a afinidade, maior a confiança e maiores as possibilidades de construir relacionamentos que levarão ao crescimento profissional.

6 dicas para fazer o seu networking decolar

1. Não fique preso ao universo online

Em geral, o networking ocorre quando há algum tipo de interesse em comum entre os envolvidos. Quando as pessoas identificam isso, a primeira reação é adicionar esse contato nas redes sociais — de preferência o LinkedIn, que foi feito especificamente para essa finalidade (evite fazer networking em redes de teor mais pessoal).

Contudo, isso não é o suficiente. É necessário conversar, interagir e, de preferência, levar o contato para o mundo offline. Não faltam eventos, palestras e workshops que promovem o encontro de profissionais de áreas correlatas e que permitem, na interação presencial, que boas conversas surjam.

2. Promova trocas justas

Ao entrar em contato com os indivíduos de sua rede, não é o suficiente levar o seu cartão profissional e pegar os cartões dos outros. O pilar do networking é a base de troca. Esse processo não pode ser utilizado apenas quando o indivíduo precisa de algo ou de alguém, o que seria uma atitude negativa. Você tem o direito de procurar quem possa ajudá-lo, mas também precisa colocar-se à disposição daqueles que, por algum motivo, estejam necessitados dos seus conhecimentos e habilidades também.

3. Priorize a qualidade, e não a quantidade

Contatos sem relacionamento são apenas números. Não adianta nada adicionar todo mundo que aparecer no seu caminho caso não exista propósito nesses relacionamentos. Assim, antes de adicionar alguém, pergunte a si mesmo qual é a ideia, interesse, projeto ou ação que poderia despertar um interesse mútuo entre você e a pessoa. Se estiver “adicionando por adicionar”, você vai perder tempo com gente que pode nem promover bons negócios com você.

4. Tenha metas e objetivos

Se você ainda tem dúvidas sobre os seus objetivos, pense bem neles antes de investir em novos relacionamentos. Quando estiver decidido, comunique as suas metas. As pessoas necessitam de saber as suas ideias, os seus projetos, enfim, o rumo que você quer tomar. Sem esse conhecimento, elas não terão como saber se e como podem ajudá-lo, ou como você pode ajudá-las.

5. Produza conteúdo de qualidade

Uma maneira de divulgar as suas ideias e projetos é fazer uso da internet para postar artigos. Eles exibem o seu conhecimento e as suas visões de mundo, podendo ser compartilhados nas redes sociais, em blogs, portfólios e websites pessoais. Além disso, interaja com alguma frequência com os conteúdos que os seus contatos publicarem. É um meio de estreitar os laços e fortalecer o seu interesse naquilo que esses indivíduos estão fazendo, lendo, pensando etc.

6. Supere a timidez e a insegurança

A timidez pode ser uma dificuldade na trajetória de quem quer aumentar a sua rede de contatos. Todavia, há algumas ações que podem ser benéficas nesse aspecto: comece conversando pelas mídias digitais, selecionando o tipo de pessoa de que você precisa nesse momento. Ao conversar pessoalmente, pode ser bacana estar com outro conhecido que possa fazer a apresentação e servir de intermediário no momento inicial.

Se for participar de um evento, procure chegar um pouco mais cedo, antes que a maioria das pessoas chegue. Assim, você se sentirá menos pressionado. Por fim, planeje com antecedência os temas da conversa. O planejamento sempre ameniza o nervosismo.

Conclusão

O grande segredo na construção de um bom networking é fazer com que as pessoas se lembrem de nós, ou seja, não se trata simplesmente de conhecer alguém, mas sim de mostrar que nós somos os profissionais certos para ocupar determinado cargo ou participar de determinado projeto. Devemos nos fazer conhecidos, e não só conhecer mais e mais gente. Assim, nos tornaremos referência, e o nosso networking será verdadeiramente eficaz.

E você, ser de luz, como tem construído o seu networking? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!