Alcançar uma carreira de sucesso é o principal objetivo dos profissionais que estão no mercado ou prestes a entrar nele. Para isso, é preciso se destacar, superar os seus concorrentes e, principalmente, superar a si mesmo. Mesmo quando encontramos dificuldades, sempre haverá um meio de vencer todas elas e chegar ao lugar desejado.

O caminho para uma carreira de sucesso passa diretamente pelo cumprimento de uma série de metas que devem ser determinadas antes de iniciar a caminhada, bem como ao longo dela. Na sequência, você vai conferir 7 dicas para construir uma carreira de sucesso. Boa leitura!

1. Conheça as suas paixões e habilidades

Muitas pessoas são infelizes no trabalho porque o ofício em questão não tem nada a ver com aquilo que realmente amam fazer ou com as atividades para as quais já têm alguma habilidade ou aptidão natural. Por isso, procure ficar atento às suas paixões e habilidades. Se necessário, volte no tempo e reflita sobre as coisas de que você sempre gostou ou que sempre fez com facilidade e competência.

No começo da vida profissional, é comum termos que fazer atividades que não têm muito a ver com o que queremos da vida. Contudo, seja paciente. Aos poucos, as oportunidades de trabalhar com algo que seja relevante para você vão aparecer. Para isso, contudo, conheça a si mesmo!

2. Defina as suas metas profissionais

Você sabe aonde quer chegar? Sabe aonde quer ir? Sabe o que precisa fazer para alcançar os seus objetivos? Então, você precisa estipular as suas metas e, acima de tudo, precisa cumprir essas metas. Nesse sentido, estabeleça tarefas a cumprir e caminhos a percorrer, tendo sempre metas válidas, efetivas e coerentes com a sua realidade. Pergunte-se: o que eu preciso fazer para atingir o sucesso?

Faça, realize e avance sempre, mesmo que seja um progresso tímido. Ao menos, você estará fazendo aquilo que é necessário para trilhar um bom caminho rumo ao sucesso. De forma resumida, descubra os pontos relevantes para o crescimento da sua carreira e, a partir disso, foque em atividades que aprimoram cada um deles.

3. Pesquise sobre a profissão escolhida

Abrir a própria empresa, mudar de emprego, mudar de área profissional, tornar-se freelancer ou simplesmente ingressar no mercado de trabalho: não importa qual seja o seu objetivo profissional, é fundamental pesquisar sobre aquilo que você escolheu.

PSC

Toda profissão tem talentos, competências, qualidades, estudos, formações, conhecimentos, vantagens, dificuldades, rotinas e estilos de vida específicos. É importante que você pesquise sobre todas essas informações antes de tomar a sua decisão, verificando se cada um desses aspectos é compatível com as suas expectativas de um futuro profissional feliz.

4. Converse com quem já atua na área

A internet, os cursos e os livros de fato oferecem ricos materiais e podem fornecer às pessoas uma boa noção sobre como é abrir uma empresa, como é exercer a profissão X ou como é trabalhar na organização Y. Essas pesquisas são importantes, porém, não são tudo.

Para complementar a sua pesquisa e permitir que você tome uma decisão mais sábia, procure conversar com pessoas que já alcançaram o objetivo a que você se propôs. Se você deseja ser um jornalista, converse com um. Se você deseja abrir o próprio negócio, converse com alguém que já tenha feito isso. Nada é mais valioso do que o depoimento direto de quem já percorreu a mesma estrada. Há coisas que só a experiência revela, e não os livros e os websites!

5. Nunca deixe de estudar

É comum que as pessoas estudem antes de começar a exercer uma profissão. Isso é ótimo, afinal de contas, é para isso que existem as escolas, faculdades, cursos técnicos, livros, entre outros recursos de aprendizagem. Todavia, entenda que não é apenas no início da carreira que o estudo se faz importante.

Hoje em dia, as coisas mudam em qualquer área, sendo que toda profissão passa por transformações, cada vez mais rápidas, sobretudo por conta da tecnologia e das próprias mudanças no comportamento humano. Por isso, os cursos de atualização e reciclagem, as especializações e os treinamentos se fazem cada vez mais importantes até o fim da carreira.

6. Fortaleça o seu networking

No alcance dos seus objetivos profissionais, ajuda muito ter contatos. Sempre é bom ter alguém que possa nos recomendar para uma vaga, nos comunicar de uma oportunidade que abriu ou até mesmo investir na nossa ideia empreendedora. Para isso, contudo, é necessário criar e fortalecer essa rede de contatos.

Esse processo é conhecido como networking, e envolve manter a comunicação com os amigos e com os colegas de trabalho, da faculdade, da escola, entre outros locais. Além disso, lembre-se sempre de que você pode e deve ampliar essa rede, por meio dos eventos da sua área de atuação (ou de áreas correlatas): feiras, congressos, exposições, palestras, workshops, e por aí vai. Sempre há gente interessante a conhecer nessas ocasiões. Aproveite-as!

7. Faça coaching

Por último, mas definitivamente não menos importante, nunca é demais lembrar que existe um tipo de coaching especificamente voltado para a vida profissional. As sessões dessa metodologia promovem um mergulho no autoconhecimento, que levam o coachee a identificar as suas forças e pontos de desenvolvimento e a definir o seu objetivo de carreira.

Com a supervisão do coach, o indivíduo ingressa em uma série de atividades que envolvem o desenvolvimento de diferentes competências, até que alcance a meta que havia definido. Trata-se de um processo de evolução contínua, com mensuração constante de resultados. Aqui no IBC — Instituto Brasileiro de Coaching, temos comprovação científica de que os nossos métodos de fato promoveram o alcance dos objetivos dos coachees, inclusive nas suas carreiras.

Concluindo, ninguém chega ao sucesso por acaso. É importante ter isso em mente. Por mais que existam casos de pessoas que recebem ajuda, o mérito particular sempre estará envolvido. Portanto, esteja sempre disposto a estudar, trabalhar, dedicar-se, pesquisar. Motive-se. Invista em você mesmo e atualize-se constantemente. Faça cursos e networking. Esteja à frente dos seus adversários. Assim, trilhe o caminho para uma carreira de sucesso!

E você, ser de luz, já colocou alguma dessas dicas em prática? O que ainda falta para conquistar uma carreira de sucesso? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!